.

.

.

.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Rical santarém Unicer vai fechar fábrica da Rical em Santarém

A Unicer vai encerrar a fábrica da Rical em Santarém, designada como “Centro de Produção de Refrigerantes”, e a plataforma logística de armazenagem e distribuição, uma decisão que afeta entre 150 a 170 trabalhadores. A decisão foi anunciada esta tarde aos trabalhadores pela administração, que esteve reunida com os trabalhadores e seguiu depois para um encontro de quadros superiores da Unicer no CNEMA em Santarém.
Em comunicado, a empresa justifica o encerramento. “A Unicer vai proceder ao reajuste da sua estrutura, face à retração de alguns mercados, nomeadamente Angola, onde a empresa realiza uma boa parte dos seus negócios fora de Portugal. A volatilidade que caracteriza a economia mundial exige um esforço ainda maior de agilidade e flexibilidade por parte das empresas, para assegurar a sustentabilidade, através da eficiência e competitividade da organização, no médio e longo prazo”, refere o documento, acrescentando que “a redução no volume de negócios da empresa, subjacente a uma quebra no mercado cervejeiro angolano que se estima em 30%, terá impacto no desempenho de 2016, com o exercício de 2015 ainda a beneficiar dos efeitos de um rigoroso plano de contenção de custos oportunamente implementado”.
A fábrica vai manter-se em laboração até abril do próximo ano. A Unicer desmantelou a fábrica de produção de cervejas em março de 2013
Para a produção das marcas aqui fabricadas, a Unicer vai recorrer a um parceiro. “O acordo com o parceiro de negócio, que passará a assegurar a produção e enchimento das suas marcas de refrigerantes, permitirá assegurar a empregabilidade a uma parte dos colaboradores afetos a Santarém, estando ainda a ser identificadas oportunidades de mobilidade interna na estrutura global da empresa. No âmbito do processo agora anunciado a saída de pessoas é inevitável, com um impacto efetivo na ordem dos 7%”, refere a empresa no comunicado.
A fábrica da Rical remonta ao ano de 1961 quando várias pequenas fábricas ribatejanas de refrigerantes se juntaram numa rede de distribuição de bebidas a nível regional, a “Rical – Empresa Produtora de Refrigerantes Rodrigues, Irmão e Cª, Lda.”. Essa empresa localizava-se nas instalações de uma das fábricas iniciais – “Rodrigues, Irmão e Cª Lda.” – no centro da cidade de Santarém, mais concretamente na Quinta de São Francisco. Em 1963, a designação da empresa foi alterada para “Rical – Empresa Produtora de Refrigerantes e Águas, Lda.”. Em 1972, foi construída uma nova fábrica – aquela que hoje existe-, situada na Quinta dos Pinheiros, Portela das Padeiras.
«O Ribatejo»

Sem comentários: