.

.

.

.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O PSD não é um Partido Social Democrata

Está a transparecer uma incultura politica tremenda. Vejamos se nos entendemos: Em toda a Europa, com a única excepção de Portugal, a ideologia Social Democrata é exactamente a mesma do Socialismo Democrático e do Trabalhismo inglês. É por isso que todos os Partidos Sociais democratas, socialistas e Labour estão filiados na Internacional Socialista. A organização rival e antagónica da IS é o PPE-Partido Popular Europeu, de que fazem parte o PSD e o CDS. O PPE não tem absolutamente nada de social democrata. Nele estão filiados os Partidos Conservadores e Liberais Europeus. É evidente que desde há largos anos, talvez desde a era Thatcher, que são os Partidos do PPE que têm vindo a moldar a Europa com uma fraca oposição, é certo, dos partidos da social democracia. 
A questão dos nomes tem que ver com tradições nacionais. A norte, Alemanha e Escandinávia, os movimentos operários do fim do sec. XIX e princípios do XX, adoptaram o nome de social democracia, nos países do Sul, os latinos e a Grécia, adoptaram o nome socialista. Apenas isto. 
Não se pode dizer que alguém deixa o partido comunista e adere ao PSD porque agora passou a ter convicções sociais democratas. O PSD não é um Partido Social Democrata. É e sempre foi um partido populista e agora totalmente liberal.
Noticia relacionada: "MÁRIO SANTIAGO: "discursos feitos por Mário Santia...": 

Sem comentários: