.

.

.

.

domingo, 18 de outubro de 2015

O actual Executivo (CDU) perdeu de facto o seu "estado de graça"

Por: António Centeio
(Gestor do JA)
De um leitor recebemos um pequeno questionário no qual pede a opinião do gestor deste jornal.
Analisada a questão chegamos à conclusão de que merece uma curta e objetiva resposta tendo em atenção o interesse das questões apresentadas.
São questões primordiais e actuais mas o autor esqueceu-se de que as perguntas servem como respostas pelo que o gestor deste jornal não se vai alongar já que a opinião do gestor “encaixa” lindamente no questionário:

 Questiona o mesmo: 

1. Na sua opinião o actual Executivo perdeu de facto o seu "estado de graça" que tinha quando ganhou as eleições ao PS em 2009 e em caso afirmativo porquê: 

a) A equipa no seu todo é "fraca", o Presidente não está a conseguir conduzir o Executivo, nem está a saber lidar com a oposição;


Esta questão está automaticamente respondida e corresponde sobre o executivo da CDU, ou seja: de facto o “actual Executivo perdeu de facto o seu "estado de graça" e muito menos é “capaz de lidar com a oposição”

b) O Presidente está muito pouco tempo na câmara, está pouco ao corrente do que se passa nos serviços, entrega os assuntos que devia ser ele a tratar aos seus assessores e pior faz-se substituir pelo seu chefe de gabinete nos dias de atendimento, em vez de ser o vice-presidente a atender os munícipes.
Quanto a esta questão não nos pronunciamos pela simples razão porque não sabemos a actividade interna do executivo.

d) O Presidente em dois anos não vai ser capaz de cumprir nem de longe o Programa Eleitoral da CDU.


Em parte estamos de acordo com o leitor pela simples razão de que o presidente não foi nem vai ser capaz de fazer obra alguma porque lhe falta e ao executivo capacidade para fazer o quer que seja e todos os argumentos que apresente como “desculpa” mais não ´´e do que uma “desculpa esfarrapada”.
Quanto ao cumprir o Programa Eleitoral da CDU, ao contrario do leitor afirma, na verdade o presidente tem feito os possíveis  por  cumprir-lo.
Apenas uma diferença: com tal programa eleitoral qualquer pessoa é capaz de cumpri-lo porque não passa de “promessas eleitorais” de “vão de escada” que contribuem para Alpiarça continuar no marasmo em que se encontra.

2. Face aos últimos resultados eleitorais para as legislativas em que PS + PSD/CDS + BE batem claramente a CDU, a CDU poderá perder as eleições caso não mude radicalmente, não só a equipa governativa, como os assessores, assim como muitos dos "velhos" apoiantes?


Sobre os “resultados eleitorais” podemos dizer que não “aquecem nem arrefecem” porquanto tudo continua e continuará na mesma.

3. Vê na oposição alguém com carisma para ser o próximo Presidente de Câmara e com condições de ter à sua volta uma equipa de pessoas com sangue novo e vontade efectiva de mudança e dar um novo rumo a Alpiarça, mas sem a mão de antigos presidentes por detrás?


Sobre esta questão, deveras importante, cabe-me então perguntar ao autor do questionário se conhece alguém em Alpiarça que seja capaz de levar a efeito uma “efectiva mudança e dar um novo rumo a Alpiarça” porque se está a pensar nos eleitos da oposição então desengane-se porque se: de um “lado chove, do outro faz vento” salvo se Rosa do Céu tiver algum irmão gémeo que consiga num espaço curto de tempo fazer o que fez Rosa do Céu e Vanda Nunes.

4. Por último: vê ou sente algumas semelhanças entre o actual Executivo CDU e o Executivo liderado por Raúl Figueiredo que perdeu para o PS?


Sobre a semelhança entre o “actual Executivo CDU e o Executivo liderado por Raúl Figueiredo” só um cego é que não vê que existem grandes diferenças. Enquanto Raúl Figueiredo não conseguiu fazer obra alguma que se possa ver Mário Pereira pelo menos conseguiu fazer a “Praça do Município” que em abono da verdade está bonita.

Alpiarça é uma terra muito especial.

Enquanto estiver entregue a pessoas que dependem dos partidos e sem ideias próprias continuará sempre a ser um “marasmo.
Para mudar e transformar-se precisa de um VERDADEIRO INDEPENDENTE, não como o Francisco Cunha, que de Independente nada tem como o seu TPA tem tudo menos a independência.

Quanto a um “salvador” do PS/Alpiarça” também não vamos a lado nenhum porque as flores são sempre as mesmas e o que muda são apenas os vasos.

Como tal: alguém rogou uma praga à nossa terra que não consegue passar da "cepa torta"

5 comentários:

Anónimo disse...

E assim foram ditas mais algumas verdades que, aliás, todos conhecemos. Quanto a Mário Pereira não atender os munícipes em casos que requerem ACÇÃO do próprio presidente da câmara, passando essa tarefa para o seu Chefe de Gabinete é um facto no mínimo estranho, que é afirmado e confirmado por vários munícipes que passaram por essa situação. Talvez seja mesmo um caso para estudar em termos orgânicos e políticos em termos de administração pública. Estas coisas que parecem não ter importância nenhuma para quem foi eleito para governar e apresentar soluções, acabam por dar origem a estes resultados eleitorais locais para as legislativas que todos conhecemos e que deixaram a CDU/PCP de beiço caído no município de Alpiarça.
Este foi um cartão vermelho mostrado a quem, de modo atabalhoado e pouco convincente tem governado Alpiarça. As autárquicas de 2017 aproximam-se e, se a CDU/PCP não mudar o seu modo de atuação, não mudar de agulha, dificilmente irá conquistar o eleitorado alpiarcense que, pouco a pouco vai tomando consciência de que afinal os slogans: HONESTIDADE,COMPETÊNCIA,SERIEDADE,TRANSPARÊNCIA e outras valências apregoadas em campanha política, são só cantigas para convencer os incautos que ainda vão em "conversas de arroz pardo"!
As pessoas cada vez mais vão tendo a perceção de que mais importante que as palavras, são os atos! Palavras leva-as os vento.

Anónimo disse...

Isto no meu entender só tem uma resposta: O POVO DE ALPIARÇA NÃO ESTÁ A DORMIR. Eu pergunto-vos ao autor destas perguntas, Queria que os comunistas fizessem o mesmo que os socialistas ? então hoje a divida seria o dobro da actual será isso que a maioria dos Alpiarçenses querem?

Anónimo disse...

Demitam-se! Não é isso que passam a vida a exigir aos governos centrais independentemente se são do PS ou do PSD?
Quanto mais tempo se andarão a desculpar com a dívida? Mais um, mais dois, mais 10 anos? É bom que nos lembremos que 6 anos já lá vão e a única coisa que se vê é eventos de fachada, fotos, publicações no facebook da Câmara.
Ficamos sem saber se em 2009 os alpiarcenses elegeram um Presidente da Câmara ou um administrador de um grupo do facebook que se chama "Municipio de Alpiarça". Há quem faça isso de borla então para quê termos de pagar dezenas de milhares de euros por ano para essa função?
Bem, isto poderia ser apenas má lingua de um contribuinte desagradado com o marasmo em que Alpiarça se tornou.
Seria então interessante visitar as empresas de Alpiarça, que são as motoras e geradoras de emprego e apurar nestes 6 anos que passaram quantas vezes foram visitadas por iniciativa deste executivo.
Mais interessante seria ser mosca de gabinete eapurar quantas diligências foram feitas para trazer uma única empresa nova para Alpiarça durante este período de tempo.
Mas há quem goste, quem não queira ver que já não vivemos em 1975, 1978 ou 1980. Vivemos em 2015, entrámps para a CEE, existem fundos comunitários para desenvolvimento económico além dos que são utilizados para campos de futebol, praças ou jardins.

Anónimo disse...

Argumentam alguns camaradas, tentando explicar a sua derrota concelhia, embora por uma margem de 16 votos a favor do PS, de que as Eleições Legislativas nada têm que ver com as Autárquicas. Nas autárquicas é que se vai ver como é, etc. etc. Podem até ter alguma razão mas, como diz o outro, "nunca fiando!" É que isto, em minha modesta opinião, aparenta ser um mau presságio para o Partido Comunista Português cuja experiência de combate político e até de luta armada quando foi caso disso, ninguém hoje duvida ou põe em causa. Só que os tempos mudaram, as pessoas evoluíram, vêem televisão lêem jornais, dão umas voltas pela internet e, passaram a ser mais exigentes com quem elegem para defender os seus direitos liberdades e garantias. Eu, muito modestamente também acho que esse espírito de evolução deve ser compreendido também pela classe política que nos governa ou que de qualquer modo trabalha na causa pública. Quer seja no poder central quer seja no poder autárquico. Hoje, os cidadãos mesmo que esqueçam o que lhes foi prometido em campanha eleitoral, o que foi dito em Assembleia Municipal ou Reunião de Câmara, está à sua frente durante anos com estas coisas das novas tecnologias. Às vezes, mesmo sem querer, é confrontado aqui e acolá com essa informação que o faz lembrar de coisas que os políticos desejariam que já estivessem mortas e enterradas para seu sossego. Um dia, tudo aponta nesse sentido, todos os cidadãos sem excepção, terão acesso a estas modernices da internet, dos computadores, dos ipads, dos Ipods, dos iphones, dos smartphones, dos tablets e outras coisas por inventar. Então aí o espaço de manobra dos políticos vai ficar ainda mais reduzido e apertado. O dito pelo não dito vai ficar muito mais difícil para os malabaristas da oralidade política. Preto no branco, não deixa dúvidas, tal como o algodão: "Não Engana..." Não pode enganar!

Anónimo disse...


DEMITAM-SE

Se tivessem vergonha na cara demitiam-se ou pelo menos demitiam o GAP e o Gabinete Jurídico e a Chefe de Divisão e o Mário Pereira pedia a suspensão do mandato ao menos por uma ano para ver se Alpiarça mudava ou não!

Não uma única reunião pública seja de câmara seja de assembleia que o MP não se vanglorie que já pagaram não sei quanto de dívida!

Mas ele pensa que os mais informados não sabem que pelo PSF estão obrigados a pagar os 6 milhões que contraíram no prazo de 10 anos? Pensa que as pessoas não sabem que assinaram um acordo que os colocou entre baias e que agora mesmo que queiram comprar a máquina ou a ferramenta mais simples tem de ser com dinheiro na mão?

Podem falar na dívida, mas não façam disso o seu discurso!

Já tomaram nota que o Mário Pereira tem os seus discursos gastos e só fala do mesmo, indo ao baú de recordações do Raul Figueiredo buscar uns quantos discursos de meia-hora?

Já deu para perceber que o Mário Pereira só sabe promover eventos de fachada, e publicar fotos dele próprio, passando as manhãs no FACEBOOK!

TPA e PS já o acusaram na cara e sem modéstia dele ser incompetente e não gostar de trabalhar e não fazer outra coisa que não seja tirar selfies e postar dezenas de post no mural dele e do município com fotos onde ele tem obrigatoriamente que aparecer.

É um presidente que não sabe tomar decisões a tempo e horas. É o deixa andar até ser envergonhado e enxovalhado publicamente como aconteceu com um técnico de informática em plena reunião pública de câmara e circula aí pelo youtube.


Ficamos sem saber se em 2009 os alpiarcenses elegeram um Presidente da Câmara ou um administrador de um grupo do Facebook que se chama "Município de Alpiarça".

Há quem faça isso de borla então para quê termos de pagar dezenas de milhares de euros por ano para essa função?

Bem, isto poderia ser apenas má lingua de um contribuinte desagradado com o marasmo em que Alpiarça se tornou.

Seria então interessante visitar as empresas de Alpiarça, que são as motoras e geradoras de emprego e apurar nestes 6 anos que passaram quantas vezes foram visitadas por iniciativa deste executivo.

Mais interessante seria ser mosca de gabinete e apurar quantas diligências foram feitas para trazer uma única empresa nova para Alpiarça durante este período de tempo.

Mas há quem goste, quem não queira ver que já não vivemos em 1975, 1978 ou 1980. Vivemos em 2015, entrámps para a CEE, existem fundos comunitários para desenvolvimento económico além dos que são utilizados para campos de futebol, praças ou jardins.

AO ARREPIO DO QUE SE FAZ NOUTRAS CÂMARAS MUNICIPAIS NEM O GABINETE DO EMPRESÁRIO SÃO CAPAZES DE CRIAR! E PORQUÊ? OU POR PURA INCOMPETÊNCIA OU PORQUE NÃO GOSTAM DE EMPRESÁRIOS E CONSIDERAM-NOS TODOS CAPITALISTAS!