.

.

.

.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

A actual concelhia do PS local mais uma vez demonstrou que a análise política para eles é um mistério

 Um comentário ("UM COMUNICADO OCO, QUE ESPELHA BEM COMO ESTÁ DIVID...":)  lúcido até à análise da votação do PSD e CDS. Esses dois partidos acabaram por ter uma votação normal. Em 2011 tiveram o efeito voto útil contra José Sócrates e subiram além da sua real valia em Alpiarça. Em 2015 deu-se o efeito contrário e foi esvaziado dos votos de protesto e ainda assim, e com Passos Coelho e Portas a cortarem salários e pensões, conseguiu manter as cerca de 6 centenas de eleitores estáveis.
Quanto ao BE, foi a maior surpresa nacional. De um partido que se previa acabar com um congresso num táxi por via das cisões e saídas de militantes importantes para o AGIR e para o LIVRE, subiu e ultrapassou o velho PCP. Ao contrário da triste concelhia do PS-Alpiarça não veio cantar vitórias locais quando o poderia ter feito com toda a legitimidade.
A diferença é que o BE local sabe que foi o efeito "Catarina" que com a sua popularidade e lábia fácil conseguiu o extraordinário resultado que o BE obteve localmente.
A actual concelhia do PS local mais uma vez demonstrou que a análise política para eles é um mistério. Ninguém imaginaria o Dr. Rosa do Céu ou a Drª Sónia Sanfona a cometer a infantilidade de virem publicamente demonstrar a fraqueza do PS local,colocando na praça pública as divergências entre grupos internos e pior que isso, virem chamar a si méritos que não tiveram. Ninguém ganha eleições por umas fracas arruadas, ou por distribuir meia dúzia de folhetos.
Qualquer político de "meia-tijela" sabe que é trabalhando com ardor no dia a dia, recolhendo simpatias e criando entendimentos que se consegue crescer. Nada que o PS tenha feito desde 2009!
Em relação à CDU vir a ter 4 mandatos em Alpiarça seria uma situação muito mais surpreendente que o resultado do BE.
O PCP local é um partido que continua na velha linha stalinista e não consegue cativar ninguém.
Vai-se mantendo, radicalizando a sua política local e, mantendo os mais idosos num filme a preto e branco, com Salazar ainda vivo, com Staline governando a Rússia e com a PIDE e o Sargº Pires instalados em Alpiarça a reprimir os trabalhadores rurais.
Só que os filmes a preto e branco há muito não são vendáveis e o futuro pode trazer 2 novas situações. A CDU concorre contra uma frente PS+TPA e aí o mais certo é o PCP passar para 1 mandato por via da ineficácia demonstrada em 6 anos, ou o PCP concorre com 3 forças políticas e ai o mais certo é haver 2+2+1 mandatos, sendo o vencedor totalmente imprevisível. Qualquer das forças políticas pode ganhar e terá de se sentar à mesa para negociar se vai governar com o apoio de 3 ou de 4 mandatos. Há hoje sérias dúvidas se o PCP ganha em 2017 e a quase certeza que ganhando, reconquistar uma maioria absoluta é uma mera miragem. 

3 comentários:

Victor Fernão Pires Fernandes disse...

INFORMAÇÃO QUE TODOS DEIAMOS TER:


Coligação envia mais de 20 propostas ao PS e ainda acredita num acordo» - Público
07:51 - 13-10-2015
A- A A+
«O encontro decisivo é nesta terça-feira. Passos e Portas voltam a receber Costa com uma proposta que procura satisfazer as exigências socialistas na noite eleitoral.»

«A coligação PSD/CDS está convencida de que o documento que enviou ao PS é sério e abre a porta a um entendimento com os socialistas para viabilizar um governo à direita. Entre as propostas apresentadas, deverá estar um ritmo mais acelerado de reposição salarial na Função Pública e de devolução da sobretaxa de IRS. Mas há uma linha vermelha de que Passos e Portas não vão abdicar: o défice abaixo de 3%.»

«Os dirigentes da coligação estão a assistir com alguma estupefacção às sucessivas reuniões do PS com os partidos mais à esquerda e à possibilidade de se vir a formar um Governo com apoio do PCP e do Bloco de Esquerda liderado pelos socialistas.»

«António Costa, secretário-geral do PS, foi claro esta segunda-feira ao dizer que estão a ser criadas condições para a existência de `um Governo alternativo´ e que `os contactos com PCP, BE e PEV têm em vista a criação de um programa de governo comum´.» Público 13/10/2015
Redação Victor Fernão Pires Fernandes

Anónimo disse...

Boa tarde Sr. Centeio

Gostaria de ver a sua própria opinião e não a de colaboradores devidamente identificados (CDI's) sobre o que se está ou irá passar-se na política Alpiarcense, nos próximos dois anos.

1 . Na sua opinião o actual Executivo perdeu de facto o seu "estado de graça" que tinha quando ganhou as eleições ao PS em 2009 e em caso afirmativo porquê:

a) A equipa no seu todo é "fraca", o Presidente não está a conseguir conduzir o Executivo, nem está a saber lidar com a oposição;


b) O Presidente está muito pouco tempo na câmara, está pouco ao corrente do que se passa nos serviços, entrega os assuntos que devia ser ele a tratar aos seus assessores e pior faz-se substituir pelo seu chefe de gabinete nos dias de atendimento, em vez de ser o vice-presidente a atender os munícipes. Será que anda a tratar de assuntos secundários de "lana caprina" nomeadamente a passar os dias no FaceBook e em reuniões de associações que em nada contribuem para o desenvolvimento de Alpiarça;

c) O Presidente não assina a maior parte da documentação, sendo a maioria parte dela claramente assinada com "chancela" ou "assinatura digitalizada", sinal evidente da sua ausência, que não quer deixar transparecer, deixando o vice assinar por ele.

d) O Presidente em dois anos não vai ser capaz de cumprir nem de longe o Programa Eleitoral da CDU.

2 . Face aos últimos resultados eleitorais para as legislativas em que PS + PSD/CDS + BE batem claramente a CDU, a CDU poderá perder as eleições caso não mude radicalmente, não só a equipa governativa, como os assessores, assim como muitos dos "velhos" apoiantes?

3 . Vê na oposição alguém com carisma para ser o próximo Presidente de Câmara e com condições de ter à sua volta uma equipa de pessoas com sangue novo e vontade efectiva de mudança e dar um novo rumo a Alpiarça, mas sem a mão de antigos presidente por detrás?

4 . Por último: vê ou sente algumas semelhanças entre o actual Executivo CDU e o Executivo liderado por Raúl Figueiredo que perdeu para o PS?

jornal Alpiarcense disse...

Caro comentarista das 14:51 não é hábito o gestor deste jornal responder a comentaristas anónimos e muito menos faz parte da linha editorial deste jornal opinar sobre o quer que seja vindo de leitores anónimos.
Toda a fruta tem o seu tempo.
Quanto às questões apresentadas assuma-se e dê o leitor anónimo a sua opinião, mas não se esqueça de assinar o que escrever.
Ficamos por aqui porque o seu próximo comentário já não será publicado