.

.

.

.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

REPORTAGEM: Assembleia Municipal – “Afinal a montanha pariu um rato”



 Como se esperava e após a divulgação antecipada da alteração da Taxa do IMI a Sessão da Assembleia Municipal levada a efeito ontem para aprovação da “Taxa Mínima do IMI” decorreu com toda a normalidade.
Até a tão badalada manifestação contra a câmara à porta da Assembleia Municipal não deu em nada. 
Aliás já previsível porque o Executivo tinha aprovado a taxa mínima de IMI para 0,3% e talvez porque o cidadão comum já se acostumou à ideia que os próximos anos irão ser de massacre financeiro. (ler: APROVAÇÃO DA TAXA MINIMA DO IMI: A noite vai ser calma e o povo já está sereno
 De destacar a intervenção de dois munícipes, Eduardo Costa e Francisco Cunha que apresentaram os seus “pontos de vista” quanto à descida do valor da taxa.
Eduardo Costa foi à assembleia dizer no início da mesma o que "tinha escrito numa carta aberta ao presidente da Câmara", carta essa publicada no jornal local e também aqui no Jornal Alpiarcense e "desconhecia afinal que a taxa a aprovada era de 0,3% e não de 0,4% como estava anteriormente acordado". Foi afinal apanhado de surpresa!
Francisco José Cunha (foto) fez a sua intervenção no final da reunião apoiando a decisão da taxa de IMI por ter descido para os 0,3% opinando ainda  que num "ano de tantos impostos e dificuldades para os portugueses era a única decisão que poderia ser tomada"
O empresário não deixou de criticar  a forma como se comportavam os "políticos em Alpiarça" para acrescentar   "que deveriam trabalhar todos no sentido de melhorar as receitas da câmara em vez de andarem a discutir a dívida, quem a tinha feito e quem a andava a pagar".
Quanto à ordem de trabalhos, o costume: "muita parra e pouca uva". Uma assembleia que se iniciou pelas 21 h e se prolongou para lá da meia-noite, marcada por grande
clivagem entre bancadas PS e CDU e entre bancada PS e presidente da câmara.

1. ponto aprovado por unanimidade


2. ponto aprovado com a abstenção do PS


3. ponto aprovado por maioria com abstenção do PSD


4. ponto aprovado por maioria com 4 abstenções do PS


5. ponto aprovado por unanimidade


6. ponto retirado da ordem de trabalhos, para voltar a uma próxima sessão.

( "Ponto 6" que foi retirado:  - Apreciação e votação da Informação nº 68/AS/2012 – Regulamentos Municipais – " Regulamento do cartão Sénior Municipal e Regulamento Municipal de atribuição e gestão de habitações sociais do Município de Alpiarça” - Término dos prazos de consulta pública.)
 
Por: L.A.

4 comentários:

Anónimo disse...

O que eu vi foi um cão com um rabo entre as pertas a fugir ao confronto com a bancada da oposição e população que se iria juntar caso as taxas mínimas não tivessem sido aprovadas.

ah pois é!

Anónimo disse...

Esqueceu-se de dizer que continua o ambiente de crispação entre os presidentes e que o ponto 6 foi retirado porque a Câmara não deisponibilizou aos eleitos os documentos necessários. Muita competência, não é?

Anónimo disse...

O ponto 6 foi retirado porque na CDU votam de acordo com o que lhes mandam.
Por lá é que estão habituados a obediência cega.
Esquecem-se que só pode ser votado um documento depois de ser conhecido e discutido o seu conteúdo.

Anónimo disse...

Ò 12:24 desde que não estás lá aquilo não anda, não é animado. Falta mesmo é uma boa risada da boneca de serviço. Já foste convidada para a lista?