O presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas, defende que os privados tenham acesso directo aos fundos comunitários para fazer a reabilitação das zonas periféricas das cidades.
No Fórum Portugal 2020, que visa marcar o arranque formal das negociações do próximo quadro comunitário de apoio, Fernando Ruas defendeu um papel mais activo dos municípios na definição das políticas e das regras que ditarão o funcionamento do próximo quadro comunitário de apoio.Entre as sugestões deixadas pelo presidente da ANMP está o acesso dos privados aos fundos comunitários para que possam proceder à reabilitação das periferias. Ruas reconheceu que esse trabalhão já está a ser feito hoje nos centros históricos, mas deveria ser estendido às periferias que, também pela crise económica que o país atravessa, estão cada vez mais degradadas.
Fernando Ruas deixou ainda um outro apelo que é do investimento na rede escolar seja levado a cabo de acordo com as cartas educativas.O presidente da ANMP deixou ainda uma forte crítica à burocratização dos fundos comunitários. "É indispensável reconhecer o excesso de burocratização do actual QREN e é necessário maior fluidez na aplicação dos fundos", critico.
DE
Sem comentários:
Enviar um comentário