.

.

.

.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

MOÇÃO: 41.º aniversário da Revolução de Abril

Assembleia de Freguesia de Alpiarça

MOÇÃO



41.º aniversário da Revolução de Abril

A Revolução de Abril constitui uma realização histórica do povo português, um acto de emancipação social e nacional. 

O 25 de Abril de 1974, desencadeado pelo heróico levantamento militar do Movimento das Forças Armadas (MFA), logo seguido de um levantamento popular, transformou profundamente toda a realidade nacional. Culminando uma longa e heróica luta, pôs fim a 48 anos de ditadura fascista e realizou profundas transformações democráticas, restituiu a liberdade aos portugueses, consagrou direitos, impulsionou transformações económicas e sociais. 

Portugal vive hoje uma grave e profunda crise económica e social. Agrava-se a exploração dos trabalhadores e a degradação dos seus direitos, limitam-se as liberdades do povo português, empobrece o País, milhares de portugueses são empurrados para o desemprego e a emigração, a Constituição da República é subvertida e é posto em causa o futuro de Portugal e dos portugueses. 

Uma das grandes conquistas de Abril é, sem dúvida, o Poder Local democrático.

O Poder Local é parte integrante do regime democrático e do seu sistema de poder. É uma conquista que viu consagrada na Constituição da República os seus princípios democráticos. Um Poder Local amplamente participado, plural, colegial e democrático, dotado de uma efectiva autonomia administrativa e financeira.

A ampla participação popular e o intenso trabalho realizado em prol das populações, com as comissões administrativas após o 25 de Abril, teve consagração com as primeiras eleições livres e democráticas para os órgãos das autarquias locais, em Dezembro de 1976, onde o Poder Local Democrático se afirmou, operando profundas transformações sociais com importante intervenção na melhoria das condições de vida das populações e na superação de enormes carências, substituindo e sobrepondo-se, até em alguns casos, na resolução de problemas que excedem em larga medida as suas competências.

As comemorações da Revolução de Abril devem ser um momento para afirmar a indignação e recusa da política dirigida contra os trabalhadores, o povo e o País, em que se insere o ataque ao Poder Local Democrático e ao que ele representa de espaço de afirmação e realização de direitos e aspirações populares.

Devem ser um momento para a convergência e unidade dos patriotas, dos trabalhadores e do povo português, em defesa dos valores de Abril e da Constituição da República.

Face ao exposto, a Assembleia de Freguesia de Alpiarça, reunida no dia 17 de Abril de 2015, delibera: 

Promover e estimular a luta em defesa dos valores e conquistas de Abril, da Constituição da República Portuguesa e pela exigência de uma política que sirva Portugal e o povo português.

Apelar aos autarcas, aos trabalhadores, ao movimento associativo e a toda a população, para se associarem às comemorações do 25 de Abril, na afirmação do Poder Local Democrático como conquista de Abril e na defesa dos interesses e direitos das populações.

Bancada proponente: Coligação Democrática Unitária

Aprovado por maioria, com a abstenção de um eleito do PS e dos três eleitos da coligação Todos por Alpiarça

3 comentários:

Anónimo disse...

NÃO É PRECISO PÔR MAIS NA CARTA.Aqui se vê quem é pelo 25 de Abril de 1974 e quem é oelo 25 de Novembro de 1975.

Anónimo disse...

Eu sou pelo 25 de Novembro de 75.
Sabe porquê? Porque foi nessa data que se instaurou a democracia em Portugal, sem roubos, sem ocupações selvagens e sem outras diatribes que ainda hoje pagamos.
Tal como o senhor 44 de Évora está preso e o tribunal diz num acordão que "quem cabritos vende ...", também em Alpiarça houve muitos a vender cabritos sem nunca terem tido cabras.
Saberá o sr. comentador como alguns "cooperantes" que estiveram à frente de cooperativas e apesar de elas falirem ficarem bem na vida(assim como toda a família) e os outros cooperantes ficaram igual ou pior ao período antes de 25 de Abril?
Era suposto numa cooperativa todos os cooperantes terem os mesmos direitos e obrigações.
Por isso prefiro claramente o 25 de Novembro ao período que foi de 26 de Abril de 1974 a 24 Novembro de 1975 ...

Anónimo disse...

Democracia? Ou ditadura do dinheiro? Quem tem tido dinheiro vive bem como o senhor das 18:17 , quem o não tem foi obrigado a sair do País para procurar um nível de vida a condizer com a Europa, nem todos estão com o 25 de Novembro 1975 mas a maioria dos Portugueses estão...Que sejam felizes com as condições de vida que tem