.

.

.

.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

DOS LEITORES: "Mas, alguém já fez análise aos cadáveres de peixes e aves para comprovar essa suspeita"

Alguém com responsabilidades ambientais do município se interessou, em fazer análises às bebés-cegonhas que apareceram mortas nos ninhos, via pública e outros lugares?


Este comentário (ler:  "ASSEMBLEIA MUNICIPAL: "Bocas" e faltas de respeit...": ) é, sem dúvida, um grito que chama por socorro. Um grito de alguém que tem uma visão lúcida, real, dos acontecimentos, ao contrário dos políticos que encolhem os ombros em sinal de impotência e que ainda têm a desfaçatez de dizer que lhes foi garantido por entidades oficiais credenciadas, de que a água da barragem não oferece perigo para a saúde pública. Como não oferece perigo, se os seus próprios habitantes nomeadamente peixes e aves estão a morrer numa água verde e mal cheirosa e, ninguém ainda sabe, verdadeiramente, qual a causa destas mortes? Diz-se que é devido à falta de oxigénio provocada pela eutrofização, cianobactérias, toxinas e afins. Diz-se! Mas, alguém já fez análise aos cadáveres de peixes e aves para comprovar essa suspeita? Como podem ter tanta certeza? Qual a periocidade dessas análises?
É impressionante a ligeireza com que se fazem afirmações para justificar opções políticas e, não se mostram as provas do que se afirma.
Alguém com responsabilidades ambientais do município se interessou, em fazer análises às bebés-cegonhas que apareceram mortas nos ninhos, via pública e outros lugares?
Claro! São simples coincidências! Não há nexo de causalidade entre o peixe podre e a morte das cegonhas que nele procuravam o seu sustento e o sustento das respetivas crias.
Estamos todos atentos e fazer um bom trabalho: Verdes Azuis e Amarelos!
Somos, isso sim, um bando de hipócritas insensíveis e ignorantes! Disso, não tenham a menor dúvida.


2 comentários:

Anónimo disse...

Hipócrita é com toda a certeza e ainda bem que assume.
E explico: você é um dos que esteve nas situações em que o assunto foi abordado (AM, etc etc etc), viu as análises, confirmou a veracidade do que foi dito, viu o que tem sido feito e o que ainda não se pode fazer por falta de meios (oxalá venham a existir e oxalá tivéssemos um Ministério do Ambiente que se preocupasse com peixes e barragens), e agora vem para aqui falar como se nada soubesse e nada tenha sido explicado e feito pelo executivo.
Está correcto o ilustre quando se auto designa por hipócrita. Parabéns.
Mas numa coisa nenhum de nós alpiarcenses é hipócrita, que é querermos o melhor para a barragem e a solução para o problema. Só que ninguém é mágico ou omnipotente.

Anónimo disse...

Na vida como em tudo, há os que passam e os que deixam passar.Os vencedores e os vencidos. Os atentos e os desleixados. Os acordados e os adormecidos.
E não se trata de "magia" de "omnipresença" ou "omnipotência".
Trata-se de "sabedoria" "dinamismo" e "competência".