.

.

.

.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

OPINIÃO: Surgem novos ‘episódios’ entre a Câmara e ‘Águas do Ribatejo’

Por: L.A.

 Falamos com natural indignação dos aumentos e cambalachos da electricidade, gás e combustíveis em geral mas, não podemos esquecer que é mais ou menos isso que vem acontecendo com as câmaras municipais e a 'Águas do Ribatejo' (AR). 

Quando se fundou a empresa AR, dizia-se que a água em certos municípios poderia mesmo descer de preço...pura ilusão! A água subiu mais de 50% em todos os municípios aderentes! E irá continuar a subir, de acordo com as previsões mais optimistas. Quando isso não acontecer é porque se aproxima o dilúvio!

Podemos imaginar o que seria se as câmaras do consórcio AR não tivessem abdicado das rendas do equipamento, cerca de 2% de acordo com o contrato. Teríamos à partida um aumento de 6,6%! Fora os aumentos reais que ainda não foram admitidos pela administração da AR. Mas quanto a isso, vamos fazendo contas e depois falamos. O que quer dizer que a apregoada "água mais barata das redondezas" se deve em parte a esta jogada que, no final, vem prejudicar os municípios e todos os seus munícipes, como é evidente. É claro que isto também só se tornou público e foi conversa neste  blogue porque alguém levou a discussão a esse ponto nos órgãos próprios da autarquia.

Novos episódios

Há outra coisa igualmente importante e que não está a ter o devido relevo. A 'Águas do Ribatejo' fechou com bujons todas as bocas-de- incêndio e colocou contadores em todas as saídas de água junto a zonas verdes e ajardinadas de Alpiarça que antes a Junta de Freguesia e Câmara Municipal usavam para regar as relvas e jardins públicos. 

Pagará a Câmara Municipal de Alpiarça à ' Águas do Ribatejo' para regar os seus jardins e relvados?

Quanto pagará a câmara municipal de Alpiarça à ' Águas do Ribatejo' para regar os seus jardins e relvados? Será que a cedência do vasto equipamento existente, pertença do município de Alpiarça, à AR prevê alguma contrapartida relativamente a estes consumos? Ou será que o município tem de dar pau e costas?

Quando se fala tanto em seriedade e transparência, faria todo sentido colocar a população de Alpiarça ao corrente destes negócios ao invés de lhe fornecerem só a informação que convém. Caso das dívidas herdadas, dos projectos feitos e em carteira, e obras de encher o olho! A população também gosta de saber como está a ser gerido o seu município nestas coisas mais simples e terrenas. 

Assim como gostaria de saber, onde se encontra concretamente o tão misterioso e comprido gradeamento, retirado do museu dos Patudos.

Noticia relacionada:

"Afinal, aumento da eletricidade pode ultrapassar o..."

4 comentários:

Anónimo disse...

Não há dúvida que a população fala entre si destas coisas e, o caso do gradeamento está na ordem do dia. Se o vereador Pedro Gaspar levou o assunto a reunião de câmara e o presidente Mário Pereira já disse publicamente que o gradeamento já tinha regressado a Alpiarça, com certeza que existe curiosidade de muita gente em saber onde está esse gradeamento. Ou então se foi dada informação mais pormenorizada ao engenheiro Pedro Gaspar, ele que informe a população. Com este silêncio vai ser sempre um caso mal resolvido a juntar a tantos outros que ainda estão na memória das pessoas.
No caso da água, é claro que no tempo em que a câmara era a dona da água era tudo à farta e tudo verdinho e florido. Agora o dono é outro e cada um manda naquilo que é seu. É natural que exija pagamento a quem consome o seu produto que, segundo a administração mal dá para as despesas. Sabemos que com isto muitos relvados e até jardins com roseiras e outras flores lindas postas no tempo da administração destes espaços pela Junta de Freguesia e que era bastante apreciado pelos visitantes, já foram arrancados devido ao problema da água que agora é cara e tem de ser paga à Águas do Ribatejo.
Esta história faz lembrar um individuo que tinha uma casa hipotecada ao banco e, não conseguindo honrar os seus compromissos o banco tira-lhe a casa e vende-a a outra pessoa. Entretanto o antigo dono (falido) fica a viver na casa mas, a pagar renda ao novo dono que como legítimo proprietário fixa a renda como entende.
O caso da água em Alpiarça não será bem assim, porque a câmara é sócia da empresa que gere o negócio mas, para lá caminha.
De uma coisa podemos ter a certeza: Alpiarça verde e florida com as suas ruas enfeitadas de pétalas de cetim, de rosas, goivos e o odor doce do jasmim, é coisa do passado.
Belos tempos.

Anónimo disse...

O silêncio é de ouro e antes que se diga aquilo que não convém mais vale estar caladinho...

Anónimo disse...

Na mouche o 12:22. E por este andar quando a água estiver ao preço do petróleo vamos por flores de plástico e relva de igual material. Para lá caminhamos.

Anónimo disse...

Espero que nesta última reunião de câmara o vereador Pedro Gaspar tenha lembrado de novo o caso do gradeamento dos Patudos. Como votante do Partido Socialista espero que o Pedro não deixe morrer o assunto. Não é por nada mas as coisas têm de ser ditas e feitas com verdade e responsabilidade. Se o gradeamento está aí queremos saber onde está e quantos metros de gradeamento existem. Só assim podemos ver se a proclamada transparência e honestidade de quem governa a autarquia existe mesmo, ou é só conversa fiada.
Vamos lá esclarecer as coisas.