.

.

.

.

domingo, 19 de janeiro de 2014

MERAMENTE EXEMPLIFICATIVO: “a quantidade de pessoas de fora que se dirigiam a Alpiarça nos tempos da ‘Alpiagra’ do PS, e agora?"


Certamente percebe que tirando as excursões organizadas da 3 idade, poucos são os que de fora cá se dirigem a essa feira! 

As políticas nacionais têm sempre influência, tanto no tempo do PS como da CDU. A diferença está na forma como lidamos com elas, no tempo do PS aceitaram-nas, no da CDU, opõem-se a tudo só porque "são os malandros do poder central".

É isso que também provoca a alteração demográfica. Também mas não só! 

Como estudioso que é, pode não acreditar no factor CDU como repelente, compreendo, mas experimente falar com pessoas de quadrantes diferentes e veja a reação que ainda hoje tem à possibilidade de viver num concelho comunista/Alpiarça, em meia dúzia de inquiridos facilmente muda de opinião! 

Não porque os comunistas sejam más pessoas, são é pessoas tendencialmente fechadas e presas ao passado. 

A título meramente exemplificativo, veja a quantidade de pessoas de fora que se dirigiam a Alpiarça nos tempos da ‘Alpiagra’ do PS, e agora?

 Certamente percebe que tirando as excursões organizadas da 3 idade, poucos são os que de fora cá se dirigem a essa feira!

Dir-me-á que as feiras nesse tempo davam muito prejuízo, respondo-lhe: bastava que uma pessoa por feira se instalasse em Alpiarça e em meia dúzia de anos o investimento estava pago nos impostos que o concelho passava a receber.

Outro exemplo: incentivos a indústrias, veja as indústrias que se vieram instalar em Alpiarça, tanto para os trabalhadores que gostariam de ficar próximo do local de trabalho, como os que tinham expectativas que aqui fossem criadas empresas provavelmente residiam...

Alie isso a uma atractividade cultural (parca senão inexistente atualmente) à facilidade em mudar de residência, e às necessidades de procurar emprego fora e como homem inteligente que é percebe o porquê deste EXECUTIVO afastar pessoas, veja as GOPS que apresentam, meia dúzia de desculpas esfarrapadas para o estado do concelho, soluções para desenvolvimento gastar 100€ na recuperação de estradas rurais e cuidar a iluminação pública!
Entende o porque desta morte lenta?

Relativamente ao êxodo que existiu para o Casalinho, os 'Vences' serão os melhores para explicar já que foram os primeiros habitantes (veio a família toda salvo erro), pode também tentar com os descendentes do Coutinho que alguns deles ainda mantém ligação e conhecem a história 

Noticias relacionadas;

2 comentários:

Anónimo disse...

O autor do post está a fazer uma análise tendenciosa e pouco séria do assunto em causa. Senão gostaria que dissesse aos leitores qual o repelente que afasta as pessoas dos seguintes concelhos que perderam população nos ultimos censos: Chamusca, coruche,golegã, santarem, abrantes,alcanena,ferreira do zezere, sardoal, tomar, torres novas, vila nova da barquinha, ourem e mação. Como não me parece que a CDU governe em todos estes concelhos, quais foram então os repelentes usados. Por outro lado pela ideia do autor do post a golegã deveria estar a abarrotar de gente pois a feira do cavalo está sempre a abarrotar de visitantes e não é o caso.

Anónimo disse...

Não falem do que não sabem. Informem-se o que fazia o " VENCE" quando uma vez por semana ia a Lisboa. Eu sempre conheci os vences como donos de uma grande parte do Casalinho e com uma ( ? ) para explorarem quem trabalhava na Fabrica de tijolo...para vossa informação eu trabalhei nessa fabrica a carregar e a descarregar os respectivos fornos...Ainda felizmente estão vivos como eu alguns que conhecem como se trabalhava nessa fabrica.NÃO FALEM DO QUE NÃO SABEM.