.

.

.

.

sábado, 11 de janeiro de 2014

OPINIÃO: Resistência e paciência para lidar com uma oposição tão forte como a que está a ser realizada pelo Francisco Cunha


Caros amigos, todos temos de concordar que nunca as reuniões de câmara mereceram tanta atenção e reconhecimento quanto à importância das decisões que ali são tomadas como agora. 

Tirando alguns preciosismos de parte a parte, na minha opinião elas correm como se esperaria que corressem. As atenções são divididas entre os dois grandes protagonistas da politica em Alpiarça, o presidente Mário Pereira e o Sr. Francisco Cunha. O Engenheiro Gaspar, e perdoe-me a franqueza chega a ser ridículo ao intervir apenas para desejar um bom ano para todos os Alpiarcenses, e pouco mais acrescenta à reunião. 

Voltando à reunião de câmara, gostaria de dar os meus mais sinceros parabéns aos dois protagonistas. O meu primeiro cumprimento vai para o vereador Francisco Cunha , pois apesar de ser novo por estas andanças tem demonstrado estar à altura dos temas quentes que "abalam" Alpiarça e debate-se com veemência sobre questões deveras importantes para os Alpiarcenses, e na minha opinião merecem ser debatidas pois também discordo com decisões algumas deste executivo, que só espero serem tão irrevogáveis quanto as do outro. 

Dou também os meus parabéns ao presidente pela resistência e paciência para lidar com uma oposição tão forte como a que está a ser realizada pelo Francisco Cunha. 

No entanto, não posso deixar de atribuir dois pontos negativos, também aos dois protagonistas. O primeiro vai para o desconforto mais que notório por parte do Presidente em lidar com a defesa argumentativa da oposição, sendo mais que evidente que o Presidente não está ali para atender as opiniões do Francisco Cunha, mas antes fazer passar todas as suas opiniões e pontos de vista, políticos e partidários sobre os vários temas em discussão. 

O meu segundo ponto negativo vai para o Vereador pela forma como contrapõe o Presidente, na medida em que recorrentemente ao longo da reunião intervém quando o presidente discursa, causando ruído e perturbando o desenrolar dos trabalhos.

Tirando este pequeno defeito, as reuniões, como disse atrás, correm como seria de esperar, com uma luta constante pela defesa de vários pontos de vista , distintos com certeza, mas relevantes, na minha opinião, ao concelho de Alpiarça.

Quantos às pequenas coisas como o facebook e outros assuntos menores, eu entendo que são as tais "coisinhas" que fazem parte do lado humano da politica e que, não havendo outro local para as discutir, acabam por preencher parte do período antes da ordem do dia, creio ser assim que se chama.

Um bem hajam e votos de um bom ano com manifesta tenacidade e saúde pois é claro 

Noticia relacionada:
"Uma oposição forte como a de Pedro Gaspar/Francisc...": 

2 comentários:

Anónimo disse...

Assim é que gosto de ouvir falar!Sem facciosismos da treta e sem papas na lingua. Haja alguém que tenha discernimento para ver a realidade e dizer o que deve ser dito.

Anónimo disse...

Este tipo de artigos de opinião tem sempre assinatura mesmo que sejam anônimos . Facilmente se percebe que nem sempre os da CDU são da CDU , nem os do PS são do PS e os TPA não serão do Francisco Cunha. É um jogo de sombras fácil de desmontar . Basta ver para quem vão a maior parte dos elogios e logo se percebe quem esta a escrever.
A mim isso pouco me interessa.
O que eu vejo nos vídeos, e tenho visto todos, é o seguinte :

O Presidente Mario Pereira é uma pessoa educada mas que peca pela dificuldade de argumentar fora daquilo que são as indicações que trazido partido. Fica limitado a umas frases feitas que vai alternado mas que, no fundo, traduzem sempre ameaça coisa. Não sei se por incapacidade dele (até porque o acho um home inteligente ) se por estar impedido pelo PCP de falar para além daquilo que os camaradas determinam lá na sede.

O Vereador Francisco Cunha traz uma coisa nova à política. Está a borrifar-se para o órgão para que foi eleito. Isto traz um novo tipo de fazer política. Menos polido, menos diplomático mas não necessariamente menos eficaz. Tem dado que falar e nestas coisas não existe ma publicidade. É o estilo dele . E para o bem é para o mal ele não vai mudar e foi eleito pelo povo. Daqui a 4 anos veremos se esta forma de fazer
política da ou não resultados.

O Veredaor Pedro Gasoar , na minha opinião é a grande surpresa. Primeiro porque já se conhecia a forma de intervir do Presidente Mario Pereira enquanto Presidente. Depois porque toda a gente já sabia que o Francisco Cunha era assim. Pedro Gaspar era pouco conhecido (assim como Mario Pereira antes de ser Presidente) em intervenções públicas.

O Vereador Pedro Gaspar vai sempre bem preparado para as reuniões. Fala de forma assertiva e calma, mas com uma astúcia impressionante . Só quem não vê os vídeos . É que este vereador é muito mais "violento" politicamente com a CDU do que Francisco Cunha. Raramente o apanham com o pé no ar e não precisa de falar alto em estilo carroceiro para massacrar constantemente os comunistas . Basta ver as reacções de Carlos Jorge que é quem da as cotoveladas ao presidente para ale avançar ou recuar no debate.

Vamos ver qual dos 3 os Alpiarcenses querem ver como Presidente daqui a 4 anos.