.

.

.

.

sábado, 25 de janeiro de 2014

OPINIÃO: "Foi muitas vezes ridicularizado e humilhado por defender ideias contrárias às teorias tidas como certas e respeitáveis à época"

Por: 'Almeirante'
Lá diz o ditado "Quem porfia mata caça!". "A persistência é o grande agente do êxito!" "Calar é consentir" "Parar é morrer" e tantas outras máximas populares que poderíamos enumerar. Uma coisa é certa, dos fracos não reza a história e, essa do calar porque já se falou o bastante do assunto para muitos não pega e, ainda bem. A história diz-nos que estes "teimosos" que alguns chamam de chatos, que falam de umas coisas estranhas e complicadas, acabam por ter razão no que defendem. Nem todos estão preparados e sensibilizados para determinadas questões que à primeira vista parecem claras ou insignificantes mas, na realidade não o são. Daí as dúvidas que surgem no entendimento de determinadas discussões.
Galileo Galilei passou muitos anos da sua vida, armado em "teimoso", a dizer que a terra girava à volta do sol e não o sol à volta da terra, como diziam. Lutou pelos seus ideais contra a filosofia aristotélica e conceitos da própria igreja que defendiam o contrário. Foi muitas vezes ridicularizado e humilhado por defender ideias contrárias às teorias tidas como certas e respeitáveis à época.
Condenado pelo tribunal da Santa Inquisição a renunciar à sua “teimosia”, ao recolhimento domiciliário e à destruição dos seus escritos, que apostavam na teoria heliocêntrica já antes defendida por Nicolau Copérnico, na altura da leitura da sentença, terá ainda murmurado entredentes: " eppur si muove!" (porém ela move-se! – Referindo-se à terra)
Anos mais tarde, tiveram de pedir-lhe desculpa e aceitar que era ele quem afinal sempre teve razão. A terra move-se à volta do sol e não o contrário. É motivo para reflectirmos todos e não cairmos na tentação de criticar aqueles ou aquilo que não compreendemos. 
Noticia relacionada:
 "REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALPIARÇA": 

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem qualquer certeza, penso que este artigo é um recado àqueles que têm mandado uns palpites políticos na direcção de um municípe que tem dado a cara na questão dos aumentos da água. Não sei se o munícipe é ou não político. Que é combativo e não se deixa ir abaixo facilmente, não tenho dúvidas.