.

.

.

.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Apoio a fundo perdido para a certificação chega a 40 empresas da região

40 empresas da região vão ter acesso a apoio a fundo perdido para a certificação das suas empresas. Tudo graças à aprovação do RibaCertifica, projeto candidatado pela NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém.
A NERSANT encontra-se a divulgar às empresas da região de Santarém, o seu novo projeto de apoio às empresas. Trata-se do RibaCertifica, projeto recentemente aprovado pelo QREN / COMPETE e permite a concessão de apoio a fundo perdido em cerca de 45%, para a obtenção de certificação das empresas.
Este apoio contempla vários tipos de certificação, nomeadamente Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008); Certificação do Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001:2004), e Certificação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (ISO 22000:2005). Para a implementação da certificação, o RibaCertifica desenvolve diversas atividades nas empresas, como formação para preparação das empresas e dos seus recursos humanos para a área de intervenção selecionada, ações de sensibilização, consultoria e apoio técnico da NERSANT para implementação do sistema e, por fim, auditoria de concessão da certificação.
Apoios para eficiência energética também são elegíveis
A eficiência energética das empresas é também uma das preocupações do RibaCertifica, pelo que o projeto da NERSANT contempla ainda apoio a fundo perdido para a s empresas que queiram certificar o seu sistema de gestão d energia (ISO 50001:2012). Para este projeto é assim, elegível, a realização de auditorias energéticas, a elaboração de Planos de Racionalização de Energia (PREn), bem como a aquisição de equipamentos para implementação de medidas de eficiência energética no âmbito deste plano e diversas ações previstas.
No caso das auditorias energéticas, as empresas terão, durante todo o processo, o acompanhamento de um consultor, que terá como responsabilidades analisar o consumo de energia por processo, operação ou equipamento, determinar as emissões de CO2, identificar as possibilidades de melhoria dos consumos energéticos, analisar técnica e economicamente as soluções encontradas e propor um Plano de Racionalização de Energia (PREn), bem como o seu acompanhamento.
As condições de acesso a este projeto, bem como a documentação solicitada para a mesma, estão descritas no portal da NERSANT, em www.nersant.pt, sítio onde os interessados poderão ainda fazer o download da ficha de candidatura ao RibaCertifica.
Caso preencham os requisitos de candidatura, os interessados devem enviar ficha de inscrição e documentação obrigatória para o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT (datic@nersant.pt). Para mais informações ou esclarecimentos, este departamento encontra-se à disposição, através do contacto telefónico 249 839 500.

Sem comentários: