.

.

.

.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Afinal existem outras omissões nas facturas da ‘Aguas do Ribatejo’

O aumento dos 75% que vão ser aplicados na ‘taxa de recursos hídricos’  começa a ter efeitos colaterais nos concelhos servidos no abastecimento de água pela ‘Águas do Ribatejo’.
Concelhos há que já estão a exigir a “justificação dos 75%” e alguns partidos querem saber com que base legal é que a revisão da ‘ Taxa de Recursos Hídricos’ foi feita.
O ‘Bloco de Esquerda’  vai mais longe e promete pedir a intervenção da ‘Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos’  tal é a confusão que começa a existir no aumento que está a ser divulgado pelos jornais da região.
Como se não bastasse este aumento, agora  começou a ser exigido à ‘Águas do Ribatejo” e respectivos municípios associados,  que expliquem aos consumidores qual a “calibragem dos contadores” porque esta calibragem é “determinante para estabelecer a tarifa fixa” levando a que este desconhecimento  faça com   que os consumidores não tem tenham qualquer informação na factura sobre o calibre do seu contador.
Salientamos que há facturas com o item ‘calibre’ mas em branco e outras que nem sequer tem o item.
Não deixamos de recordar que é um direito do consumidor ter acesso de forma transparente à informação e tudo indica que a ‘Aguas do Ribatejo’ parece querer ser  mais ‘papista do que o próprio papa’ com a permissão dos respectivos  municípios associados.
Com a polémica dos 75% começa-se a 'descobrir' outras ‘omissões’ que estão e mexer nos bolsos dos consumidores.
Curiosamente a 'Águas do Ribatejo’ publicitou em devido tempo o desenvolvimento de  um “novo formato de factura mais simples, mais legível e com mais informação. A factura passou a ter 2 páginas, em que na primeira estará exposto o resumo da factura, bem como a identificação do cliente e dados do contrato e na 2ª página o detalhe da facturação tendo também  um novo espaço para mensagens”. (ver mais abaixo)
No entanto a ‘omissão' do calibre continua a existir.


MODELO DA NOVA FACTURA



1ª PÁGINA

 
LEGENDA
  

1

Identificação da factura e data de emissão


2

Identificação do cliente para envio de factura


3

Ultimas facturas emitidas com a informação se estão ou não liquidadas


4

Identificação do cliente e do local de abastecimento


5

Resumo dos valores facturados por grupos :

Contas de Água, inclui a Água consumida e a Quota de serviço;

Contas de Saneamento, inclui o Saneamento e a Quota de serviço de Saneamento;

Contas de Terceiros, ou seja, Valores a favor de outras Entidades que não a Águas do Ribatejo, tais como, as Câmaras Municipais, ARH Tejo, etc. Nesta conta incluem-se os Resíduos Sólidos Urbanos e as Taxas de Recursos Hídricos

Apresenta-se também o detalhe do período de facturação e a data limite de pagamento


6

Informação sobre a conta cliente


7

Informação sobre como fornecer a leitura


8

Identificação de dados bancários


9

Espaço para mensagens


10

Dados para pagamento via Multibanco


11

Dados para pagamento via Payshop e CTT


Nota:  No caso de pagar a sua factura através de Débito Directo 
os espaços 10 e 11 darão lugar à sua informação bancária
 2.ª Página

LEGENDA

1

Informação sobre os valores de leitura recolhidos e do consumo calculado


2

Detalhe dos valores e quantidades facturados ou a descontar por tipo de tarifário (Água, Quota de Serviço, Saneamento, Resíduos Sólidos, etc)


3

Valor total da factura a pagar


4

Espaço de mensagens, que permitirá colocar mais informação





6 comentários:

Anónimo disse...

Afinal o Sr. Eduardo Costa sempre tinha razão, apesar de ter sido neste blog não mal tratado pelos comentadores anónimos a mando da CDU que proliferam neste blog.
Se ainda tiverem dúvidas façam como eu, tenham pachorra para verem a parte final da gravação da última reunião de câmara onde ele fala exatamente da ilegalidade dos 75% da taxa de recursos hidricos e o presidente mais uma vez falou falou mas apenas para demonstrar a sua conveniente ignoãncia e cumplicidade sobre o assunto.
Constando em Alpiarça que este blog apenas coloca os comentários que lhe convem, censurando total ou pacialmente os restantes, estas minhas palavras também servirão para confirmar ou não isso.

JA disse...

Caro comentarista das 14:36 quem lhe disse que só os anónimos a mando da CDU comentam então enganaram-no.
Quanto aos comentários censurados também está enganado.
Se quer dizer aqueles com linguagem ordinária e outros que não tem por onde se pegue então tem razão quanto aos outros vão para o lixo porque não permitimos porcarias e...quando lhe disserem que este ou aquele comentário não foi publicado fica já saber que não tinha credibilidade para ser publicado neste jornal porque queremos continuar a ser uma referencia
Ficou esclarecido?
Quando quiser dialogar connosco faça-o sempre mas assuma-se e nunca se esconda no anonimato

Anónimo disse...

Essa falta de referência do calibre do contador na factura da água foi denunciada por um munícipe na sessão de esclarecimento levada a efeito na Biblioteca Municipal de Alpiarça, que não obteve qualquer resposta da parte dos representantes da "Águas do Ribatejo". Assim como denunciou a "farsa" das Tarifas Sociais e a "punição" das famílias carenciadas que ultrapassem 15m3. Como o que era importante passar para a "Águas do Ribatejo" já tinha sido transmitido, o problema dos aumentos na facturação o as injustiças das Tarifas Sociais não interessavam nada. O tempo era curto e as explicações ficariam para outra altura.
Depois de tudo isto, ainda temos de aturar os "bajuladores" do costume.
Mas, como muitos ainda acreditam, "Deus não dorme!" Assim como muitos cidadãos consumidores não dormem na formatura e estão atentos enquanto outros já desmotivados na defesa dos seus interesses viram costas aos problemas. Já estão por tudo! Como diz o outro.
A vida é lixada para os mais fracos!

Anónimo disse...

Podem me responder qual o interesse das pessoas da CDU nesta problemática? O aumento é para todos sejam eles de que elogia for e se for verdade o que vocês dizem, qual a razão ? Não acredito que as pessoas com responsabilidade da CDU estejam contra esta problemática, só são dois votos da CDU contra cinco do PS a maioria é que assina mesmo se todos estiverem de acordo qual a razão porque só se atacam à CDU?

Anónimo disse...

porque é a cdu que está em alpiarça e é co-responaavel pelo aumento das taxas

Anónimo disse...

Se eles votassem contra ou fizessem lhes a vontade de saírem das águas do Ribatejo o que é que mudava? Apresentem um projecto com cabeça tronco e membros melhor que este e depois discutam, qual era a empresa que os senhores lá metiam? Ou faziam vocês o trabalho sem dinheiros. Não se esqueçam que a CDU já cá encontrou este fornecedor e que quer queiram ou não é o que fazem mais barato a distribuição da água.