.

.

.

.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A história dos trabalhadores Rurais de Alpiarça

Não pondo em causa a qualidade da fotografia que foi tirada no dia 5 de Maio de 2013 no evento: Caminhar um dia pela vida à descoberta do Paul da Gouxa.
Passo a transcrever um excerto do referido programa:
Poderão contar com almoço, confeccionado por uma equipa de amigos, recreando a forma como as nossas gentes cozinhavam, enquanto trabalhavam arduamente nos afazeres do campo: “couves com carnes”, cozidas nas panelas de barro!
http://sfafotografia.blogspot.pt/2013_03_01_archive.html
Obviamente que os trabalhadores rurais não utilizavam panelas de barro,mas sim em Caldeiras penduradas em burras de ferro, como também pouca carne comiam.
Não é necessário ser historiador para saber como era e muito menos para alterar a história dos trabalhadores Rurais de Alpiarça. 
Noticia relacionada:
"Paisagens rurais de Alpiarça": 
«Foto: CMA»

SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DOS TRABALHADORES RURAIS DE ALPIARÇA

ENTRE A PROPRIEDADE E O SALÁRIO. 
MEMÓRIAS DOS TRABALHOS AGRÍCOLAS EM ALPIARÇA (ANOS 50/80)

Carregue aqui:

3 comentários:

Anónimo disse...

Só tinha burra de ferro, quem tinha dinheiro para as comprar a maioria era com um pau de marmeleiro com um bico para entrar na terra e um arame à ponta para pendurar a caldeira. Ainda estão vivos muitos como eu que viveram esses tempos...Posso mostrar, quando quiserem a burra de ferro feita pelo senhor VENDAVAL e que eu a guardei como recordação desde as podas do ano de 1959 assim como a respectiva tesoura de podar por ele puxada, PAZ Á SUA ALMA.

Anónimo disse...

Potes de barro não era cá de Alpiarca

Anónimo disse...

Sim tem razão o comentarista das 22:19 em Alpiarça e arredores eram caldeiras penduradas em paus e os mais remediados tinham burras de ferro...Não esquecer que os gaibéus quando vinham trabalhar alguns caldeiravam em grupo mas não usavam burras tinham umas panelas de ferro especiais com 3 pernas. Na região da Lamorosa,(Coruche) e arredores é que usavam potes ou melhor dizendo (PÚCARAS) de barro e havia sempre um águadeiro para chegar lume às púcaras para cozer o comer,