.

.

.

.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

2 PESOS E 2 MEDIDAS NO SITE OFICIAL DA CMA ?

Por: Eduardo Costa
Concordo que um site oficial de uma Câmara deve ter regras deontológicas claras, no que respeita aos comentários que lá autoriza a serem colocados.

 O que não posso aceitar ou concordar, é que esse site oficial, pago com os impostos e contribuições de todos nós, tenha 2 pesos e 2 medidas.

 Por um lado assume que retira afirmações de um vereador eleito nas últimas eleições, devidamente identificado e responsável pelos seus actos e palavras, o que o leva a tecer afirmações infelizes; mas por outro, permite afirmações vergonhosas nesse seu site OFICIAL, de um perfil do "Facebook" falso de nome "Carlos Pinto", como as que de lá retirei hoje, dirigidos à minha pessoa (e não só):

 "foi o xico cunha que te mandou esse recado costa"

 "o costa nunca caia no engodo de emprestar dinheiro o xico cunha nunca mais le paga, nunca faça isso mande so uma bocas que ele le mandar dizer e pronto senãolixa o"

 "estive a ouvir este senhor (eu) parece que tem uma falha na mona qualquer e um bucado louco, mas ta bem"

 "tas todo feitinho com o xico cunha nao estas o maluco, deixa te andar com ele e acordas roubado e nas ruas da amargura"

 Recordo a quem não me conheça bem, que sou "um falcão que voa livremente segundo as suas convicções éticas" e nunca a mando ou a soldo de ninguém.

 Por outro lado, o respeito devido pela CMA a TODOS os munícipes, exige um claro pedido de desculpas público, admitindo que esta situação ora desmascarada não tenha sido intencional.


22 comentários:

Anónimo disse...

Para tamanha vil atitude, um pedido publico de desculpas NÃO CHEGA, é hora de desmascarar a pouca vergonha e falta de respeito que paira em Alpiarça a muitos anos.
Como Munícipe, contribuinte e cidadão exijo que o Presidente do Concelho se retrate devidamente sobre este assunto doa a quem doer, nem que para isso tenha que cair o executivo, já chega de sermos governados por Lisboa.

Eduardo Costa disse...

Caro Sr Anónimo das 19h55

Como costumo dizer "Errar é humano, mas ter a coragem de reconhecer o erro e corrigi-lo, é nobre"

Apesar da gravidade inqualificavel do que se passou num site oficial, pago com os impostos de todos nós, parece-me que a CMA já retirou aqueles comentários... "Do mal; o menos.."

Mas a bem da credibilidade, da transparência e do rigor; importava a CMA ter a coragem de efectuar um Processo de Averiguações para se apurarem responsabilidades.

Todos sabemos que a classe política nacional, independentemente da cor, não tem a cultura e a humildade de democráticas de reconhecer erros e apresentar desculpas públicas; pelo que ficaria agradavelmente surpreendido que a CMA fosse a excepção á regra.

Lídia Elbling disse...

Lídia Elbling ·
Bonito não há duvida! Vamos bem neste concelho! Acho que o MP vai ter que fazer uma sessão publica para pedir desculpa a muito Munícipes
(Facebook)

Anónimo disse...

Eduardo Costa Errar é humano, mas reconhecer os erros e corrigi-los é nobre!

Anónimo disse...

Quer dizer, o presidente ou alguém na câmara manda retirar os mimos que lá estavam, de parte a parte, que eu por acaso também ainda li. Este senhor, apesar de ser amigo do FC, vem para aqui repetir estas palavras pouco abonatorias para com o próprio FC. Grande amigo, sim senhor. Até parece que o que quer é sublinhar bem as ofensas, para se demarcar do FC e fazer o caminho dele. Muito bem, sim senhor. Grande manobra, maquiavelico. Era escusado.

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo com o comentador das 21:10. Se esses comentários eram graves contra o sr. Eduardo Costa, ainda mais graves o eram contra o Francisco Cunha. Alguém da C.M. de Alpiarça e bem mandou retirar. Eu por exemplo nada li, nada sabia. Agora sim há uma clara intenção de se demarcar do Francico Cunha ao escrever neste jornal os comentários que foram apagados.
Já agora sr. Eduardo quais são essas regras deontológicas que devem imperar no Facebook da autarquia? É ter alguém sempre em cima do acontecimnto 24 sobre 24 horas a apagar comentários? É que ao contrário dos blogues os comentários não podem ser moderados e não faz sentido meter acções em tribunais contra o senhor vereador em questão, acções em tribunal para ele são peanuts!

Anónimo disse...

Está há vista de todos...mesmo às claras só o vereador eleito pelo partido do governo e dos seus aliados do PTA é que não vê. Mas os saudosistas do passado já arranjaram um militar do 25 de Novembro de 1975. è só esperar mais três anos para se confirmar.

Anónimo disse...

O Jornal Alpiarcense na pessoa do seu administrador e responsável prometeu-nos no final do ano de 2013, que no ano de 2014 as regras de publicação de comentários iriam mudar. Muito sinceramente, devemos dizer que não vimos até agora qualquer mudança significativa. Os comentários sem talho nem bandalho que não seriam mais publicados continuam. As insinuações reles e de falta de educação continuam. O achincalhamento pessoal e político continua. Curiosamente outros comentários que criticam estes comentários de índole baixa são pura e simplesmente ignorados e mandados para o cesto dos papéis.
Esperemos que a prometida mexida editorial seja uma realidade neste princípio de ano de 2014.
É tempo de acabar com algumas faltas de respeito que estão de novo a ganhar foros de provocação barata e intencional malvadez, contra pessoas concretas que até têm a coragem de dar a cara.
Que se discuta, que se critique, que se mostre discordância se for caso disso mas, de modo educado e civilizado, respeitando sempre os intervenientes na discussão.
Quem não tiver condições para respeitar a elevação do debate deve ficar de fora. Primeiro, aprende e respeita as regras e depois então entra no jogo. A forma baixa e provocatória como muitos aqui se exprimem não pode nem deve ser tolerada. Mesmo num contexto democrático cada um não pode dizer tudo o que lhe vem à mona sem medir as consequências do que diz. Muito menos não saber guardar as devidas distâncias de tratamento e respeito que devemos uns aos outros.
Parece que alguém usando desta mesma prática cobarde tentou entrar, ou entrou mesmo, no próprio fórum da autarquia. Acto que pela sua cretinice, dispensa comentários.
Espero ver esta denúncia publicada. A tolerância tem limites.

JA disse...

O comentarista das 21:47 está atento ao que é publicado no JA e tem muita razão no que diz.
No entanto como foi prometido os comentários estão a ser rigorosamente filtrados para acabar com aquilo que o comentarista diz.
Mas entendemos que não deve ser feito bruscamente.
Se reparar já mudou muita coisa e podemos-lhe adiantar que dentro de uma duas semanas aquilo que diz vai-se tornar realidade, ou seja: os tais comentários vão acabar de vez para serem apenas publicados os que forem de interesse ou tenham as devidas estruturas.
Mande sempre

Anónimo disse...

Relativamente aos dois ultimos comentários são excelentes teorias da conspiração, ao nível de uma que corre a net que diz que o flúor é colocado na água para controlar as mentes.
Nós por cá, como estamos num município falido usamos mais o arsénio para isso.
Com a morte lenta dos munícipes as mentes ficam controladas...
Estas telenovelas escritas mexico-alpiarçoilas são dignas de um best seller.
"Carlos Pintos" que actuam na clandestinidade na rede mais pública do mundo e que têm como amigos do facebook os PCP's de norte a sul do País, maquiavéis que são amigos do Cunha mas defendem o presidente, Facebook para cá, facebook para lá, e até um blog-jornal que tem mais importância que o New York Times.
Um dia destes ainda iremos assistir logo pela manhã a uma notícia com mais impacto que as bolas d'ouro do CR7 e que transmitirá que o Jornal Alpiarcenses será adquirido por um consórcio chinês e o sr. António Centeio nomeado CEO, com um salário ao nível do António Mexia..
Tudo isto porque a conta de Facebook da câmara permite comentários de vereadores, de bajuladores, de opositores, de traidores, e até de quem se diverte a assistir a este triste espectáculo.
Não seria melhor manter a imagem institucional da câmara e não permitir qualquer comentário contra ou a favor?
Parece-me que sim! O Facebook é um óptimo orgão para divulgar informação, mas é péssimo para quem não sabe lidar com críticas.
Espero é que o presidente da minha Câmara venha mais para a rua, contacte pessoalmente com os seus munícipes e deixe o gabinete e o facebook para funcionários que ganhem menos e não tenham a responsabilidade de gerir um municipio que precisa de sobreviver aos novos desafios.
Quem nele votou não elegeu um presidente virtual, nem um presidente Facebook.

Anónimo disse...

Gosto de ver coisas bem escritas assim com esta das 21:47 que eu não saberia escrever. Claro que a cretinice, a provocação reles, os comportamentos arruaceiros, tomaram conta de Alpiarça e me havia dúvidas dos autores dessas atitudes elas estão à vista de todos: são na blogosfera (mentira que eles não escrevem em blogues), são no Facebook e agora passaram para as reuniões de câmara e das assembleias municipais e tendem a piorar. Alguém se referiu a um lixo polítio que pousou em Alpiarça, mas há lixo que não só pousou, como fez pior entranhou-se e continua a entranhar-se em todos os recantos e vai entranhar-se mais. As reuniões de câmara são já a vergonha que todos vemos. As assembleias municipais de vierem a ser filmadas vaão ser autenticas touradas com picardias ao vivo e a cores. Alpiarça está como nunca esteve, entregue aos vampiros que gostam é de sangue fresco.

Anónimo disse...

Caro Centeio é difícil separar-se o trigo do joio e o amigo sabe que quem o culpou de perder as eleições é um artista do disfarce. Um ilusionista como alguém lhe chamou. Mas o Centeio acha que eles não são capazes de escrever comentários contra eles próprios só para se vitimizarem? Acha que lhes dá agua pela barba dizerem que eles têm dívidas, que têm processos em tribunal, ? Não meu caro, isso é gente sem escrúpulos que vive e convive bem é com esse tipo de coisas. Faça o seu trabalho, publique o que tem de publicar desde que não insulte gente séria. Agora quem anda de braço dado com o Sr. Cunha e quem começou a aparecer nas rdes sociais e na camara e na assembleia desde que há TPA não quer ser conotado com o mesmo? Então onde andaram esses senhores antes que em tempos idos nem piavam? Nessa altura era tudo bem feito? Imperava a democracia em Alpiarça? O povo era livre de falar? Deixavam-nos falar nas reuniões? Quando e onde? Mas querem dar lições de democracia a quem?

Anónimo disse...

Este cavalheiro das 22:27 faz-nos recuar ao tempo de Salomão em que duas mulheres reivindicavam os direitos de mãe de um recém-nascido. Salomão com a sua grande experiência de vida terá dito que o melhor seria então cortar a criança ao meio e entregar metade a cada mulher que reclamava ser mãe...o resto da história já todos sabemos.
Há que saber usar a estratégia de Salomão para descobrir onde está o trigo e onde está o joio.
Acho que não é preciso dizer mais nada.

Anónimo disse...

Pelo que vejo o comentarista das 22.27 é aquela mulher (falsa mãe) que aceitava que a criança fosse cortada ao meio e dividida...
Depois das suas palavras de incitamento à guerra e à provocação só me ocorre essa ideia: Um falso Judas Escariotes!

Anónimo disse...

Eia o que para aqui vai na cabeça deste senhor. Enganou-me bem. O EC afinal começa a revelar-se e a marcar a sua posição e vejam bem, faz questão de dizer que não tem nada a ver com o FC. Acho de uma falta de lealdade tremenda. O FC dá-lhe importância e este depois cospe no prato que comeu. Quando pensamos que podemos acreditar nas pessoas, elas desiludem-nos tanto. É assim, vivendo e aprendendo.

Anónimo disse...

Judas Iscariotes terá vendido Jesus de Nazaré por 40 dinheiros. Qual será o preço exigido por este "artista" das 22:27?

Anónimo disse...

Este post tem mesmo requintes de malvadez para com o Cunha. É maquiavélico mesmo, esta é a palavra que mais se adequa. Finge-se amigo e defensor e aproveita para dizer umas "coisas" sobre o Cunha, para que não restem dúvidas dos adjectivos todos que lhe são atribuídos. Já nem sei se a tal pessoa do facebook existe ou se é uma criação de "alguém" para atingir determinado fim......... já não sei nada.

Anónimo disse...

É preciso descaramento
para vir para aqui criar enredos e casos que só existem na cabeça doentia de alguns comentaristas.
Jã não é só o governo que tem de mudar, pelos vistos.
Haja algum decoro e decência.

Eduardo Costa disse...

Caro Sr. António Centeio

Apresento-lhe as minhas desculpas pelos incómodos que, a sua coragem em publicar este artigo, lhe provocou também a si.

Acabei de ver todos estes comentários e não pude deixar de ficar surpreendido.

Não consigo vislumbrar como "2 linhas, com duas verdades", que ninguém nega; tenham provocado tanta polémica e tanta "teoria da conspiração".

É curioso, como não se critica, o autor (fictício ?) das afirmações caluniosas, ou quem, por lapso ou não, autorizou a sua publicação no site oficial da CMA (entretanto retiradas), mas quem em termos claros, precisos e concisos, as denunciou.

A terminar, não posso deixar também de ficar surpreendido, como a simples apresentação de algumas verdades, assusta e sensibiliza assim tanta gente.

Anónimo disse...

Pois sensibiliza, senhor Eduardo. Com todo o respeito, devia ter mais cuidado com a réplica de ofensas ao Francisco Cunha. Não havia necessidade de repetir tudo aquilo. Até porque foi retirado pela CMA. A não ser que tenha com isso alguma intenção, o que eu não quero acreditar.
Sabe, é que aqui parece-me que a CMA ou o MP não tiveram culpa. É que no facebook, que eu saiba, não há uma funcionalidade que impeça comentários. O que se pode fazer é eliminá-los (os que devem ser eliminados) rapidamente e isso foi feito. Tão certo como quase ninguém os ter lido, ninguém que eu conheça. Não fosse o senhor, e nem se sabia da linguagem infeliz e condenável que lá foi utilizada contra o FC. Reflicta nisto porque a nós (pelo menos a mim) também já nos deixou a reflectir.
Não foi mesmo nada bonito. Se tem aspirações, tem que se moderar ou disfarçar melhor a estratégia.

Anónimo disse...

Então ninguém nos conta como decorreu a sessão de esclarecimento da Águas do Ribatejo?
A água vai descer? Alguém conseguiu sensibilizar os representantes da empresa? E o presidente Francisco Oliveira ficou sensibilizado com alguma sugestão que foi colocada?
Onde estão os repórteres.

JA disse...

Caro comentarista das 22:41 amanhã pelas 9 horas será publicada a reportagem