Também estou de acordo com o comentarista das 19.58 (ler: Utentes passam a madrugada junto ao Centro de Saúde de Alpiarça para conseguir consulta). Era o que faltava a Câmara contratar médicos e pagar-lhe os respectivos vencimentos mesmo quando pagou a renda da casa, o telefone e a Internet dos últimos dois médicos cubanos que cá estiveram. Talvez por serem camaradas é que tiveram estas regalias.
Agora contratar mais médicos mesmo que seja apenas para diminuir uma situação momentânea é que já não se justifica.
Os utentes que durmam na rua porque se há falta de médicos e da responsabilidade do Governo e a Câmara não tem obrigação de pagar vencimentos a ninguém porque não tem dinheiro mesmo que este nunca falte para festas ou que gaste milhares de euros para festas e depois a relva ser toda pisada.
Claro que aqui, julgo eu, a responsabilidade já devia ser do PCP ou da ARPICA que utilizaram a relva pública quando esta não deveria ser pisada durante seis meses, o prazo para crescer.
Também estou de acordo com o comentarista porque não devo “ver mais longe do que o meu nariz”.
Como consequência que os utentes que se lixem e sejam tratados como animais já que tem de dormir no chão para marcar uma simples consulta.
Enquanto nenhuma entidade assumir uma responsabilidade da qual ninguém é culpado, os utentes que se desenrasquem.
Falta é saber se é o Ministério que não assume a responsabilidade ou se é a Câmara ou a Comissão de Utentes que não são capazes de resolver o problema pela via do diálogo ou ainda se a Câmara não tem a humildade de pedir ajuda a Sónia Sanfona para que esta tente colaborar de forma a acabar com este impasse já que esta pela via negocial até conseguiu trazer dois médicos cubanos para Alpiarça.
Se o comentarista souber responder a estas duas questões (Câmara e Comissão de Utentes) que nos explique porque ainda ninguém foi capaz de explicar porque não se contrata médicos provisoriamente até estar resolvido esta embrulhada entre ministério e médicos, Câmara e Comissão de Utentes
Uma coisa ninguém pode desmentir: Sónia Sanfona trouxe médicos cubanos para Alpiarça e agora que se foram embora ninguém é capaz de trazer mais médicos.
Quanto ao resto são “favas contadas”.
O que conta são os factos e o trabalho que se tem de fazer para conseguir obter aquilo que se pretende.
E nesta questão da falta de médicos, a única coisa que sabemos é que faltam médicos em Alpiarça e os utentes tem que dormir no chão para marcarem uma simples consulta.
Se o comentarista entende que assim deve continuar então que continue porque quanto a mim continuo a defender a tese que a Câmara se quiser pode contratar médicos porque não há nada que o impeça, caso contrário, como alguém já disse aqui neste jornal: “estamos perante uma “questão politica” para eu adiantar que estamos perante uma “teimosia politica”.
Se estiver errado, peço desculpas
Claro que a culpa é sempre dos outros, nossa é que nunca é.
2 comentários:
Sónia Sanfona pela via negocial conseguiu trazer 2 médicos para Alpiarça quer dizer que esta senhora, para tentar ganhar as eleições, cobrou a factura da comissão de inquérito ao BPN e obrigou os seus colegas de partido a desviar 2 médicos para Alpiarça. Foi o próprio PS que tratou de arranjar a casa, etc., etc., etc..
O ilustre comentarista gosta destas intrigas e compadrios, eu prefiro uma governação justa, correcta e sem padrinhos,filhos e enteados. A vida dos cidadãos não pode estar sujeita aos interesses partidários dos partidos de governo.
Como muito bem diz, se há verba orçamentada porque é que o Ministério da Saúde não contrata os médicos. Se a Câmara pode, porque é que o Ministério não pode, sendo esta uma competência exclusivamente sua?
E a directora do Centro de Saúde (não é um director, embora politicamente lhe possa dar jeito fazer passar mais esta atoarda)não toma medidas para minimizar as dificuldades que se verificam actualmente no Centro de Saúde.Qualquer gestor minimamente competente sabe gerir a mobilidade do seu pessoal de forma a maximizar a eficácia e eficiência dos serviços que é suposto prestar. Neste caso em concreto gerir é deixar andar - não há pesoal paciência, quando não houver mesmo nenhum fecha-se a porta e é menos uma dor de cabeça.
Pergunto eu, que sou leigo na matéria, se a directora é médica e nem sequer tem um ficheiro de utentes atribuidos, porque é que não se responsabiliza pessoalmente por assegurar, pelo menos, a passagem de receitas aos doentes crónicos.
Dizem que os funcionários públicos não trabalham e ganham muito. Quem? as empregadas auxiliares, as administrativas, as enfermeiras, ou estes dirigentes que não são capazes de cumprir as funções de direcção e gestão para que foram contratados e para as quais são pagos?
Nada impede a Câmara de contratar médicos. E ao Ministério, o que é que o impede? E ao Agrupamento de Centros de Saúde, o que é que o impede?
Se compete ao governo e ao Ministério da Saúde contratar o pessoal que necessita para os seus serviços, se como sugere há médicos disponíveis para contratar, quem é o teimoso que não os contrata, é a Câmara ou o Ministério da Saúde?
Como dizia o Scolari, e o burro sou eu?
Tudo isto é vergonhoso, na minha opinião a colocação dos médicos é da competência do Ministério da Saúde, ponto final.A CMA pode e deve dialogar com o dito Ministério exigindo a colocação de mais médicos, o que já foi feito, li e ouvi nos orgãos da comunicação social as declarações do SR. Presidente e do Sr. Vereador, pelo que sei foi prometido a vinda de dois médicos, coisa que não foi feita
.
Pedir ajuda à Drª Sónia Sanfona? É necessário pedir ajuda? A Srª Vereadora não faz parte dos utentes deste Centro de Saúde? Não tem interesse que venha médicos para Alpiarça? Então porque não de mexe?
Enviar um comentário