.

.

.

.

segunda-feira, 17 de março de 2014

OPINIÃO: 'Crónicas à segunda'

Por: Tiago Rodrigues
Caros leitores
Foi com surpresa mas com enorme satisfação que recebi o convite do Sr. António Centeio para participar como colaborador no Jornal Alpiarcense, órgão de informação local seguido por muitos leitores, e com grande impacto na vida quotidiana local.
Confesso que inicialmente pensei não o fazer, mas depois de refletir bastante decidi “aceito”.
Decidi chamar-lhe “Cronicas à segunda”, já que vou escrever todas as segundas feiras sobre vários temas, como política, economia, desporto entre outros, no fundo os que achar relevantes, mas sempre com a isenção, a pertinência e a elevação que são necessários para que os leitores continuem a ler este órgão de comunicação.
Esta semana escolhi dois temas, em primeiro a Agricultura, tema sempre presente na nossa sociedade, já que é a atividade principal do concelho, e que deveria ser até do país. 
Neste resto de inverno com tempo de primavera, nota se que já começou a campanha Agrícola 2014, tal é a quantidade de tractores e de trabalhadores que circulam neste e noutros campos agrícolas. 
Na semana passada retive uma afirmação do Presidente da Republica sobre esta tão mal amada atividade económica, numa visita da sua vastíssima, (para não dizer exagerada), comitiva a umas explorações agrícolas no Algarve, em que sugeria aos jovens que emigram para o estrangeiro em busca de emprego ou melhores condições de vida, que ao invés disso experimentassem a agricultura como parte do seu futuro. Ora isto confunde os poucos que ouvem o Professor Cavaco, e parece me ate descuidado que numa altura negra para as pessoas e para as pequenas e médias empresas, o Sr. Presidente não saiba o quanto é difícil iniciar uma atividade com o elevadíssimo investimento necessário e o risco brutal, como o da actividade agrícola. Já para não falar no escasso apoio das instituições, como a banca ou próprio estado.
Começo a pensar que razão na apelidação ao Professor Cavaco tem Miguel Sousa Tavares…
O segundo tema, o Futebol. Na semana passada vi com atenção o Jogo do Benfica, e para além do brilhante resultado em Londres, e da péssima falta de educação de Jorge Jesus, retive uma exibição categórica de Luisão. O capitão do Benfica terá feito a melhor exibição de toda a sua carreira, nada que me surpreenda, mas a que apenas faltou a nota 10 no Jornal desportivo A Bola que apenas a deu a Eusébio e a João Vieira Pinto…Luisão merecia.