.

.

.

.

terça-feira, 25 de março de 2014

Quem trabalha mais pode vir a pagar menos IRS

A Comissão de Reforma do IRS está a estudar uma tributação diferenciada para rendimentos obtidos em horas extra ou prémios, que sejam pagos além da remuneração habitual, avança o Diário de Notícias. A medida tem como finalidade valorizar o esforço extra do contribuinte, ao invés de o penalizar com mais impostos.
Com o regime atual do IRS, todos os rendimentos de trabalho são tratados da mesma forma, acabando por penalizar quem mais trabalha.
A Comissão de Reforma do IRS estuda agora uma forma de tributar as horas extra e os prémios de forma diferenciada, para penalizar menos quem mais se esforça, de acordo com o Diário de Notícias.
Quem apresenta maior volume de pagamentos em horas extra ou prémios, pode subir mais um escalão na taxa de impostos e ver o seu salário ser cortado ainda mais, na retenção mensal na fonte.
A Comissão de Reforma do IRS, que tomou posse esta terça-feira, procura assim, através da avaliação da tributação que incide sobre os rendimentos, promover a mobilidade social.
O primeiro foco será a diferenciação destes rendimentos obtidos em trabalho extra ou por mérito do trabalhador. Se a medida avançar terá, no entanto, que ser acompanhada por normas que impeçam eventuais tentativas de evasão fiscal.
«NM»

Sem comentários: