Como
assenta como uma luva à nossa e outras autarquias, transcrevemos do semanário ‘O
Ribatejo’ a crónica ‘As Brigadas
Municipais das Tampas’
A questão não é de somenos, porque os automóveis tropeçam nos buracos resultantes dos afundamentos
das tampas dos esgotos e pum: pneus cortados,
suspensões degradadas, parafusos desapertados, etc., etc., além dos riscos de
acidente quando o condutor se desvia dos buracos dos esgotos.
E, sem saltos nem ressaltos, mas com muitos sobressaltos, porque
nós é que pagamos tudo, todos fomos assistindo ao constante aumento dos
funcionários camarários. Com as liberdades de nomeação de adjuntos, consultores
e assessores com que os dos Partidos pagam votos, ajudas e favores logo que
conquistam o poder, e com a rotação cíclica dos Partidos no poder, tá-se a ver:
de cada vez que muda o partido no poder temos danças e contradanças de
assessores e consultores e doutros estupores e novas contratações de servidores camarários, que os outros já fizeram o mesmo e não são mais do que nós ora essa! Assim
se chegou à duplicação e quadruplicação, quase decuplicação nalguns casos, do
número dos servidores que os municípios
tinham há 40 anos, que os outros até meteram mais, e
ou há moralidade ou comem todos.
Como
não há moralidade, comem todos.
Com os
buracos que todos conhecemos e com os constantes aumentos do pessoal das
Câmaras só tem que fazer-se um raciocínio lógico, sobretudo se se ponderar que
frequentemente vemostrabalhadores municipais a descansarem nas horas de serviço (sem que possam
ser censurados por isso, porque eles não têm mesmo nada para fazer). E,
raciocinando, conclui-se que será de gran proveito para a comunidade que as
Câmaras Municipais tratem de criar brigadas de trabalhadores que corrijam os
desníveis entre as tampas de saneamento e o pavimento das ruas. Com a vocação
que as Câmaras têm para criarem Divisões, poderão chamar ao novo serviço
Divisão das Tampas, que terá, claro, Director e Zelador das Tampas e os
trabalhadores necessários para se levantarem as tampas de esgoto que se
afundaram – para o que se fornecerá ao Zelador das Tampas um automóvel
utilitário (e um de gama média ou alta para o Director), para o Zelador ver
todos os meses o estado dos buracos. Antes de começar o novo serviço devem
dar-se duas semanas de formação aos acertadores das tampas. Deverá também
criar-se um Regulamento do Nivelamento das Tampas de
Saneamento,redigido pelos serviços jurídicos das Câmaras, com a
colaboração democrática dos niveladores das tampas, porque serão os que estarão
mais preparados para darem dicas sobre os processos mais rápidos e menos
dispendiosos de pôr as tampas no nível dos pavimentos – devendo, porém,
recusar-se soluções radicais, mesmo que inovadoras. Por muito que nos seduza a
inovação, grande moda agora dos nossos políticos, não serão de acatar sugestões
no género de se nivelar sem se mexer nas tampas, afundando-se os pavimentos em
vez de levantar as tampas. Pode ficar mais caro, além de se criar um ressalto
pior do que o buraco que se eliminou.
Pede-se
depois um parecer ao consultor jurídico avençado. De seguida apresenta-se o
Regulamento à Assembleia Municipal, precedido dum preâmbulo que esclareça os
Senhores Deputados Municipais sobre os benefícios da nova Divisão das Tampas.
Eurico Heitor Consciência
Sem comentários:
Enviar um comentário