.

.

.

.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

OS TRÊS ERROS DE GASPAR E OS CINCO CONSELHOS DE AMIGO


O vereador do PS centra esta entrevista numa única mensagem negativa: ATACAR O PCP e Mário Pereira



Analisando o texto disponível (ler: "Mário Pereira é apenas um moço de recados do PCP ...": ), verificamos que o vereador do PS centra esta entrevista numa única mensagem negativa: ATACAR O PCP e Mário Pereira. 

Ataque nº 1 - DESUNIÃO - Segundo o vereador do PS "Mário Pereira tem feito exactamente o contrário do que prometeu, tem desunido a população. A terra está dividida, as pessoas estão de costas voltadas." 

Pessoalmente, não vejo mais desunião em Alpiarça do que aquela que existia no tempo da autarquia de maioria PS, mas talvez eu desconheça algum estudo recente que o vereador tenha em mãos… Contudo, se está tão preocupado com a desunião das pessoas de Alpiarça, então não compreendo como pode o vereador Gaspar apontar o caminho de "um combate mais cerrado à CDU" para satisfazer o seu “eleitorado” ! Para além da meia-dúzia de “facas longas” do costume “sedentos de sangue”, não vejo a população de Alpiarça interessada em mais guerras pessoais! 

Ataque nº 2- MOÇO DE RECADOS – Destaca Gaspar: “É o próprio Mário Pereira quem diz que quem decide é o colectivo. Quando um presidente de câmara diz isto, é óbvio que ele é apenas um moço de recados que faz o que o seu partido decide.” . 
Vejamos: decidir coletivamente é bom porque não é uma ditadura. Num coletivo, um apenas a decidir é falta de democracia e, por isso, acaba por ser um elogio a Mário Pereira. Acredito que o vereador Gaspar, que foi eleito para representar um grupo político com determinado programa, também reúna com o seu coletivo para discutir os problemas de Alpiarça e tomar decisões em conjunto. Se não ouve e não discute com o seu grupo de apoio político e decide sozinho, bem, isso é um problema dele e dos seus eleitores. No entanto, Gaspar nunca fala da questão principal e mais importante que é o “RECADO”, isto é, a ideia, a proposta ! O “recado/proposta” pode ser a favor dos interesses da maioria da população de Alpiarça e, portanto, não importa de onde vem, do PCP, do Mário, do PS ou do Zé da esquina!
Ataque nº 3 –“ CAPACIDADES” e “CLIMA DE PERSEGUIÇÃO” – Aqui Gaspar palmilha um terreno muito escorregadio… Em primeiro lugar, se o “número dois” da lista de Gaspar não está a receber aquilo que tem direito pela sua categoria profissional, deve reclamar, tal como milhares de outros trabalhadores portugueses, junto do seu sindicato ou das entidades oficiais que existem para o efeito. Agora pretender escolher o serviço do seu amigo afirmando que “as suas capacidades estão muito acima desse cargo” parece-me um erro grave para um “General Manager”… É que uma coisa são capacidades e outra são competências !!! Capacidades são os conhecimentos em contexto da realidade e as potencialidades duma pessoa. A competência implica saber agir responsavelmente, integrando conhecimentos, recursos e habilidades de forma reconhecida. Quantos têm capacidades e não conseguem mobilizá-las para agir (competência reconhecida)… Depois, refere que o seu “número dois” estava “na Câmara do Cartaxo como assessor de um dos vereadores da maioria”, por acaso, do PS. Neste caso, podemos afirmar que um dos vereadores do PS no Cartaxo reconheceu capacidades e competência de “assessor” ao “número dois” do PS de Alpiarça. Tendo em conta o contexto da saída e regresso a Alpiarça do seu “número dois”, Gaspar deverá reconhecer que não é uma avaliação de competências isenta e que poderemos, também, olhar para a situação como um favor interno do PS. É que em Alpiarça, há quem considere que o ” número dois” de Gaspar não possui competência em algumas áreas, nomeadamente em recursos humanos. Mas isso são opiniões… Quanto ao possível “CLIMA DE PERSEGUIÇÃO”, Gaspar não deveria entrar por aí… Quantos milhares de trabalhadores estão por esse país fora em funções abaixo dos seus conhecimentos e capacidades? Com licenciaturas e mestrados em caixas de supermercado e outras funções idênticas? E já agora, no tempo da autarquia de maioria PS, lembro-me dum trabalhador que, por ter detetado anomalias informáticas e, possivelmente, de caráter de alguns responsáveis autárquicos do PS foi verdadeiramente perseguido e, até, despedido, tendo o tribunal acabado por dar razão ao trabalhador, com os respetivos encargos por conta dos contribuintes alpiarcenses …
Assim, para evitar erros semelhantes na próxima entrevista, aqui ficam alguns conselhos de amigo para o sr. Vereador do PS:
1 - Substitua o seu assessor de imprensa.
2 - Quando falar para a imprensa, leve algumas mensagem positivas e bem estruturadas.
3 - Deve identificar, sempre, quais são os problemas que as suas mensagens pretendem resolver e explique isso na entrevista.
4 – Não critique negativamente assuntos que poderão voltar-se contra si !
5 - Seja positivo e não insista em atitudes negativas.
Noticia relacionada:""Mário Pereira é apenas um moço de recados do PCP ...": 


12 comentários:

Anónimo disse...


Sobre os 5 conselhos de "amigo" de Peniche de Pedro Gaspar, esse "conselheiro" sabe bem que o PCP treme como varas verdes só de imaginar as consequências eleitorais desastrosas em 2017, que a sintonia de ideias entre PS e TPA e as relações interpessoais fortalecidas que se notam nas reuniões e assembleias, irão ter.
O PS é um partido institucional responsavel e com mentalidade vencedora e jamais se vai permitir a uma desnecessária derrota oferecida de mão-beijada a um PCP alpiarcense carregado de oportunistas políticos. Por outro lado, é sabido que o TPA é um movimento dinâmico que reune quadros alpiarcenses muito válidos e úteis para o futuro de Alpiarça que não se devem desperdiçar.
Arrisco-me a dizer que em 2017 a vitória demolidora será do TPAR-Todos por Alpiarça é a Razão.

Anónimo disse...

Um comentário em jeito de resposta que não precisa de ser assinado para se saber de onde vem, cheio de argumentos que só podem ser assimilados por crianças de 5 anos.
Esta resposta só vem dar razão ao vereador do PS e decerto quando for publicada a entrevista completa ficaremos ainda mais bem elucidados do que tem sido esta gestão deplorável.
É de uma baixeza inclassificável vir fazer autos de intenção a um encarregado que toda a gente sabe que comparado com o boy do PCP é comparar o dia com a noite.
Só faltou a habitual classificação de "anti-comunista", "saudosista do passado" e "amigo da Troyka" termos tão utilizados quando faltam justificações esclarecedoras.
Enfim... isto é Alpiarça, geminada artificialmente com Moscovo e Leninegrado. Voltou a CDU e voltou o estigma com que os alpiarcenses são classificados pelos nossos vizinhos de Almeirim e Santarém.

Anónimo disse...

O autor do post tem toda a razão quando diz nos seus "conselhos de amigo" ponto 4: "Não critique negativamente assuntos que poderão voltar-se contra si !"
Como sabemos, foi exactamente isso que aconteceu à CDU quando fez queixa do elevador da praça Zeca Pinhão. A coisa voltou-se mesmo contra quem apresentou a queixa e é agora o "queixoso" o partido comunista/CDU que tem de resolver o problema. Por isso, quem aqui escreve e aconselha sabe do que fala.

Anónimo disse...

O Engº Pedro Gaspar só pecou por ter apenas falado no seu camarada ter sido marginalizado.
Todos conhecemos as inúmeras perseguições e afastamentos que trabalhadores que não pagam o dízimo ao partido têm sido alvo.
São muitos mais e começou particularmente quando Staline voltou à política local em 2013.
Ou quererá o sr "conselheiro" fazer-nos esquecer as perseguições,ameaças, o clima de intimidaçã, até com processos disciplinares pelo meio?
Infelizmente para o PCP e contráriamente ao que pretendiam, a informação circula, é livre, e não se deixa condicionar por ameaças.

Anónimo disse...

4 primeiras respostas contra o artigo e nem um único argumento refutado !

Temos o voluntarista do futebol ( “O PS um partido institucional responsável e com mentalidade vencedora e jamais se vai permitir a uma desnecessária derrota” ) que não sabe que, sendo importante, não chega só vontade e mentalização, é necessária ação em defesa dos interesses da maioria da população…

Outro sonha com a “baixeza” da inquisição e fala em “fazer autos de intenção a um encarregado”, quando o artigo não põe em causa as capacidades do visado e até refere a competência de “assessor” reconhecida pelos seus correligionários do Cartaxo, embora, como é normal em situações destas, existam opiniões contrárias, pois a competência está dependente do reconhecimento. Isto também significa que, afinal o “doutor” (“cheio de argumentos que só podem ser assimilados por crianças de 5 anos”) errou redondamente!

Por último temos o generalista que pretende não “ esquecer as perseguições, ameaças, o clima de intimidação, até com processos disciplinares pelo meio” e que , sem nada concretizar, poderia estar a referir-se a qualquer média ou grande empresa do país. É que às vezes não é perseguição, é mesmo o visado que se “porta mal” ou é incompetente…


Anónimo disse...

Sr. comentador das 11:05, o decoro que não teve impede-me de referir nomes. Mas toda a gente sabe e conhece funcionários(as) com 30 anos de"casa", que passaram por vários executivos, CDU incluída, e passaram a ser maus ou más a partir de 2013. Nem as empresas dominadas pelo capitalismo mais selvagem mandam pessoas apresentar-se noutro departamento sem uma palavra ou uma justificação, ou avaliam negativamente quem tem uma história de vida profissional que fala por si.
Talvez não cantem o "Avante" mas não deixam de ser funcionários com o mínimo de capacidade profissional.
Decerto ainda se podem gabar de não terem ido parar a nenhum Goulag apenas por não professarem e glorificarem as virtudes do comunismo.
Cheiuos de sorte ...
Processos disciplinares aconteceram com um técnico superior que disse a um abnegado camarada (que agora é do PCP mas foi um submarino do PS) o que devia ser dito.
Será que vão ter a mesma atitude de abrir processo disciplinar em relação a uma funcionária que disse o que devia e não devia, publicamente, perante dezenas de testemunhas e gravação em vídeo que foi convenientemente apagada?
Deixe a vaidade, o culto da personalidade e o ego de lado e TRABALHE que é para isso que lhe pagam.

Anónimo disse...

Desculpem mas quem escreve "Nem as empresas dominadas pelo capitalismo mais selvagem mandam pessoas apresentar-se noutro departamento sem uma palavra ou uma justificação, ou avaliam negativamente quem tem uma história de vida profissional que fala por si." desconhece totalmente o que se passa no mundo laboral português e não sabe do que fala em relação ao processo de avaliação em causa (não é a "história de vida profissional" que é avaliada...).

Primeiro, a avaliação de desempenho do "número dois" de Gaspar NÃO FOI NEGATIVA (3,3 segundo a notícia, numa escala de 1 a 5).

Em segundo lugar, em 2012, por exemplo, só em infrações nas relações de trabalho, a ACT autuou em 9896 casos e advertiu 2915 nas empresas que foram fiscalizadas, isto é, numa pequena parte do total de empresas.

Anónimo disse...

E desses 9896 casos deve estar a queixa que apresentaram à ACT sobre a Renoldy por um quadro conduzir um empilhador na tentativa de salvar centenas de milhares de litros de leite de se estragarem.
E centenas ou milhares de infrações desse tipo que integram as estatistícas.Quantas haverá?
E além do "número dois do Gaspar" há outros funcionários que não tiveram 3,3 e tiveram mesmo avaliação negativa e muitos outros que foram desterrados sem uma justificação plausível.
Podem fazer mais patuscadas na reserva para alguns trabalhadores da câmara mas a maioria não vos pode nem ver.

Anónimo disse...

Respondendo ao anónimo que afirmou "E desses 9896 casos deve estar a queixa que apresentaram à ACT sobre a Renoldy", informo que, da matéria "greve", ocorreram apenas 4 casos de infrações autuadas !!! Assim, o anónimo deve ficar muito satisfeito com as outras 9892... Quanto ao assunto "avaliação de desempenho" volto a repetir que desconhece totalmente esse processo... Informe-se dos mecanismos do processo e depois falamos...

Anónimo disse...

O sr. comentador ainda não entendeu que nas entrelinhas está um caso muito mais grave (AVALIAÇÃO NEGATIVA) e que já é do domínio público? Será que essa pessoa desaprendeu após 2013 os conhecimentos e competências que levou toda uma vida a adquirir?
E casos de bullyng laboral colocando as pessoas em outros departamentos sem qualquer justificação se não a cor politica?
Respeitem os trabalhadores. Eles não têm o dever de obediência ao PCP. São trabalhadores do Estado e merecem o mesmo respeito dos trabalhadores que pagam o dízimo.

Anónimo disse...

Tanta coisa por coisa nenhuma. Como se o funcionário tivesse sido promovido em tempos pela sua capacidade quando todos sabemos que o cargo que desepenha foi por razões politicas ou não sabem que é a familia do mesmo?
Melhor o eleito do PS soubesse ser u homem de palavra que quando dos resultados eleitorais disse que já n
aomseria candidato e agora já voltou o bico ao prego porque já disse pretender ser novamente candidato pelo PS.
O que nos vale é que não lhe será permitido esta ambição orque alguém irá o seu lugar candidatar-se.
Para vergonha do PS/Alpiarça já bastou a tremenda derrota de PEDRO gASPAR

Anónimo disse...

"Será que essa pessoa desaprendeu após 2013 os conhecimentos e competências que levou toda uma vida a adquirir?" escreveu um anónimo.

Será necessário repetir quantas vezes para entenderem ?

A "avaliação de desempenho" NÃO AVALIA os "conhecimentos e competências que levou toda uma vida a adquirir" !

INFORMEM-SE E DEPOIS FALEM !!!