.

.

.

.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Crescimento das exportações da região de Santarém superiores à média nacional entre 2003 e 2013

O esforço da NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, em matérias de apoio aos processos de internacionalização das empresas do Ribatejo, tem compensado. Desde 2003 que as exportações com origem na região de Santarém têm tido um crescimento superior à média nacional.
De 2003 a 2013, as exportações nacionais cresceram 69,48%, tendo a região de Santarém tido um aumento superior a este, ao apresentar crescimentos na ordem dos 80,39%. Se compararmos o período 2009 a 2013, este crescimento foi ainda maior, com a região de Santarém a alcançar um crescimento muito acima da média nacional. A nível nacional, registaram-se crescimentos de 48,79%, tendo a região de Santarém crescido 69,51%. Esta taxa de crescimento representa mais 12 pontos percentuais, por exemplo, que a região de Leiria, que apresentou crescimentos de apenas 57,78%.
Este aumento do número de exportações no período 2009-2013 coincide com o reforço da aposta da NERSANT nas suas atividades de apoio à internacionalização das empresas do Ribatejo, o que significa que este tipo de atividades tem tido impacte significativo nos negócios realizados pelas empresas além-fronteiras. Refira-se que a associação organizou, neste período, 23 missões empresariais, 20 receções de delegações estrangeiras e promoveu a região e as suas empresas em 14 eventos/feiras internacionais, tendo participado nestas iniciativas mais de 400 empresas.
A região de Santarém representava em 2003 apenas 2.44% do total nacional ao nível das exportações, sendo que em 2013 esse valor tinha crescido, representando agora 2.60%.

4 comentários:

Anónimo disse...

Notícia positiva, mas seria interessante confrontar-se com a situação de retrocesso económico do Concelho de Alpiarça, pois a desculpa esfarrapada que a culpa é do governo, neste caso específico já não pega.

Anónimo disse...

Era bom que os senhores jornalistas e comentadores desta praça, fossem verificar quantas empresas tem pedido insolvência, é fácil, basta consultar o Citius e pela comarca de Santarém, e tribunais, iam ver que as politicas do governo tem dado cabo de milhares de empresas, e mais, o emprego voltou a subir diz o INE. Agora quanto ás exportações terem aumentado, foi o que se viram obrigadas aquelas empresas que já tinham mercado externo, terem apostado cada vez mais nesse mercado, também obrigadas pelo governo, devido às politicas internas de diminuição de salários e aumento de carga fiscal, o que fez com que o mercado interno quase rebenta-se, e rebentou mesmo nalgumas áreas, e a procura diminui.

Anónimo disse...

Comentarista das 16:07 :
Claro que o problema da incapacidade dos políticos da nossa praça nunca é culpa deles mas sim dos outros.
Que nos interessa os Citius e outros mais?
Devemos é ser capazes de resolvermos os nossos problemas sem mandarmos a culpa da nossa inoperância para cima dos outros, coisa que este executivo é especialista.
Este executivo continua a ter dificuldades em enxergar esta diferença como continua a ser incapaz de fazer o quer que seja para que Alpiarça se DESENVOLVA.
Esta é que é a GRANDE VERDADE!

Anónimo disse...

E o senhor anónimo das 19:05 o que é que tem feito por Alpiarça além de dizer mal dos outros?