.

.

.

.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Futurologia e muito blá, blá blá

Por: A.M.R.
Não querendo roubar o lugar ao eletricista que consegue vislumbrar a luz ao fundo do túnel na vida das pessoas, mas embalado por estes últimos post, vamos fazer futurologia e observar vários cenários.

Começando por quem nos governa, já se ouviu que o Presidente da Camara poderá ter outros voos, e em 2015 ser chamado para o hemiciclo, nessa caso avança o nº 2 para presidente (para cumprir o resto do mandato) e entra para vereador o nº 4 da lista - Orlando Marques (mais um erro de casting da Silvestre Bernardo Lima).
Assim sendo quem será o próximo candidato à presidência da camara em 2017, sem Mário Pereira, com Carlos Jorge desgastado pelos 2 últimos anos a assegurar a substituição de Mário Pereira, pois a oposição não vai facilitar nesse período. 
Talvez João Pedro Arraiolos se perfile como o sucessor natural, não sendo crível que Carlos Jorge volte a ser nº2 depois de ter sido Presidente, então quem será o nº 2? Orlando Marques? Mas esse não tem andamento para a coisa.
Se o Mário Pereira terminar o mandato, será que água mole em pedra dura (Aguas do Ribatejo), não vai provocar um desgaste demasiado? mesmo assim poderá concorrer, se assim for a equipa poderá sofrer poucas mudanças (equipa que ganha não se mexe). Mas a CDU tem a tendência de apresentar sempre uma surpresa na sua equipa.

Quanto ao PS, com Pedro Gaspar a já ter manifestado o seu interesse em não se candidatar, quem é são as hipóteses:
Rosa do Céu - dificilmente volta, é demasiado arriscado tentar voltar e perder, depois da sua aposta em Pedro Gaspar seria demasiado humilhante uma nova derrota.
Vanda Nunes - Agora que tem um lugar de peso junto de António Costa e com este a poder aspirar a algo mais (Presidente da Republica), o mais certo é nem se lembrar de Alpiarça.
Sónia Sanfona - pertencendo neste momento ao secretariado do PS e com eleições Europeias e Legislativas antes de 2017, de certeza que o seu lugar é de candidata, mas não será a Câmara de Alpiarça, também porque o risco de voltar a perder seria grande e nada dignificante.
Os prescritos Moreira e Paulo Sardinheiro, agora são TPA e em 2017 não devem voltar ao PS, mas se voltarem não devem passar de um fiasco para o PS, não vale o risco.
Quem é que resta??? O Ramalho (uma cronica 2ª figura) e as novidades desta ultima eleição Manuel Colhe (não tem perfil para Presidente da Câmara), e os Benjamins Sá Pereira e Hermínia Ferreira.
Tendo sempre que contar com algum coelho que o Rosa do Céu possa tirar da cartola à própria da hora, um nome que só ele esteja a ver.  

Os TPA's, com o andamento da coisa, o Francisco Cunha não sei se aguenta até lá, então temos 2 cenários:
com Francisco Cunha - Será que consegue voltar a convencer Santiagos, Sardinheiros e Moreiras a alistarem-se nas suas fileiras, sem eles é uma causa perdida. Mas com eles será que é assim tão pacifica a convivência de tanta ovelha num rebanho com um pastor enfraquecido.
Sem Francisco Cunha - aqui então é que será muito pior, vão ser muitos galos para um só poleiro, acredito que se vão saber algumas verdades por causa das desavenças entre as comadres.
Para além disso com a sua atual postura de se desmacarem constantemente do PSD, talvez não voltem a ter o apoio do PSD e assim será mais difícil a sua candidatura.

Mas com esta futurologia toda esquecemo-nos do presente, das hortas, das contas correntes, dos gradeamentos, das medalhas, da Carneira, do lixo politico, do limpa os beiços ò Chico, de todas essas trocas de piropos que dão alegria a nossa vida.
Nos próximos 3 anos precisamos é:
- de governação séria, competente e com ambição para o futuro (CDU),
- de oposição em condições (PS e TPA),
sem isso quem quiser concorrer as eleições de 2017 esta condenado, uma vez que estes 3 anos que faltam vão deixar bem claro muitas destas questões, mas até lá muita agua vai correr no Carril.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não sei porque o senhor diz que o Orlando Marques foi mais um erro de casting da Silvestre Bernardo Lima, e porque diz que "Orlando Marques? Mas esse não tem andamento para a coisa." Fique sabendo, que neste momento o Orlando Marques desempenha um alto cargo na empresa onde trabalha, bem pelos vistos tem andamento para a coisa. Mas isto é só futurologia. No meu entender em vez de andarem a criticarem o que está mal na nossa terra olhem primeiro para as vossas casas, muros cheios de verde, jardins, cheios de erva, etc, etc,. Primeiro limpamos e fazemos na nossa casa para depois irmos limpar a nossa terra e acusar quem não o faça. Eu o que vejo é muita gente a passear os seus cães e a deixarem as suas necessidades nos passeios e em frente aos portões dos vizinhos isso sim. Ajudem todos e deixem-se dessas guerras que já não metem graça nenhuma

Anónimo disse...

No meio disso tudo só resta uma conclusão, deveremos ter pelo menos 3 listas repletas de caras novas, é vê-los, nos independentes/ direita o Eduardo Costa, á esquerda novidades

Anónimo disse...

Que grande filme, este autor devia ser convidado para argumentista de Hollywood.

Anónimo disse...

cá para mim a cdu vai apresentar o osório, já lhe é devido o reconhecimento por tudo o que tem feito, , por isso, cá para mim, lá o teremos como candidato e sucessor natural a mário pereira, que além do desgaste que injustamente sofre, já merece voar mais alto

Anónimo disse...

ESta gente não sabe dizer nada que se aproveite.

Anónimo disse...

acho piada, sao sempre os mesmos nomes, mas alpiarça so tem estas pessoas para poderem gerir os destinos da cma? não ha mais ninguem com perfil ou com experiencia e arcaboiço para o cargo de presidente? e ja agora, o que tem de mal o Orlando? É honesto, trabalhador e boa pessoa. so isso ja e um princípio

Anónimo disse...

só mais uns nomes. vanda calado. Advogada. Pedro portista, gerente bancário. edio martins, professor. eventualmente a isabel coelho. ou mesmo aqueloutro de bigode e que trabalha num banco em lisboa. epá vejam um bocadinho mais longe do que o actual lamaçal políticos de coisas fraquinhas que pulula em alpiarça