.

.

.

.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Receita fiscal cresce mais do que o previsto até agosto

O crescimento da receita fiscal até agosto está acima do previsto no Orçamento do Estado para este ano. A notícia está a ser avançada pela SIC, mas não adianta valores.
Os dados da execução orçamental até agosto vão ser conhecidos esta sexta-feira e, segundo está já a ser avançado, a receita gerada pelos impostos supera o previsto no OE 2015. Não são ainda conhecidos que impostos terão contribuído mais para esta subida.
Ao longo dos primeiros sete meses deste ano a receita fiscal acumulada ascendeu a 20874 milhões de euros, o que traduz um crescimento de 4,9% (cerca de mil milhões de euros) face ao valor arrecadado no mesmo período de 2014 e em linha com a previsão inscrita no OE.
Em agosto os valores terão melhorado, o que levou ontem ministra das Finanças a reafirmar que a meta de défice (2,7%) para este ano "mantém-se viável". "Amanhã [hoje] será conhecida a execução orçamental de agosto que vem reforçar esta nossa convicção", disse.
O orçamento do Estado deste ano conta que a receita fiscal do Estado aumente 5,1% face a 2014. Agosto poderá ser o primeiro mês em que o aumento é superior ao previsto.

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental tem alertado para o facto de o crescimento homólogo da receita fiscal estar influenciado pelos reeembolsos - nomeadamente do IVA - que estão este ano abaixo do observado em 2014. A este alerta, o Ministério das Finanças tem respondido que é expectável que os reembolsos diminuam este ano de valor devido aos novos cruzamentos de dados que o sistema e-fatura, de comunicação de inventários e de circulação de mercadorias vieram permitir.
«DV»

Sem comentários: