.

.

.

.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

MÁRIO SANTIAGO: "discursos feitos por Mário Santiago estavam dentro dos parâmetros da cartilha do PCP"


Quando me disseram que o ex presidente da Assembleia Municipal (Mário Santiago-foto) se havia inscrito no PSD não quis acreditar e julguei que fosse "má-língua". Lembrei-me de repetidos discursos feitos pelo personagem, nomeadamente nas sessões do 25 de Abril. (Já agora era bom que quem os tivesse os digitalizasse e os colocasse on line). Todos eles, pelo menos até à sua desavença com o Mário Pereira, estavam dentro dos parâmetros da cartilha do PCP: A necessidade de um governo "patriótico e de esquerda",as malfeitorias do governo contra os trabalhadores e a classe operária, a defesa dos serviços públicos, a escola pública, o serviço nacional de saúde, a melhoria dos salários e pensões, etc. etc.
Como é possível que alguém que tem estas convicções sociais, possa em menos de um ou dois anos passar a ter convicções radicalmente opostas. O PSD é hoje um partido extremamente liberal que almeja uma sociedade onde o Estado praticamente desapareça, com excepção da defesa e da segurança. 
Quer a escola e a saúde privadas. O seu modelo de sociedade perfeita encontra-se muito mais perto daquele que existe nos Estados Unidos da América, com impostos muito baixos para os ricos, do que dos Estados Sociais da Europa, que a custo ainda vão resistindo à vaga neo liberal.
Os exemplos das pessoas intelectualmente honestas que deixaram o PCP, veja-se o caso de Zita Seabra, diz-nos que este processo é moroso, doloroso e traumático. É acompanhado de períodos de ansiedade existencial em que a própria essência da pessoa é posta em causa. Não vi nada no personagem que me leve a pensar que alguma crise existencial tivesse existido. Vão-me perdoar mas tudo me cheira a um conflito de egos e processos de vingança. 


4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro comentador tem carradas de razão.

Pesquisei no Google e este foi o primeiro que veio à rede.

Mas deve haver mais.

Este discurso de Mário Santiago, proferido segundo o link em 25042011, é um texto de um fervoroso COMUNISTA, mesmo assim com letras grandes:

http://www.cm-alpiarca.pt/images/stories/assembleia_municipal/Discursos/Discursos_2011/discurso-pres-am-alpiarca25042011.pdf

Anónimo disse...

A história dos gatinhos que ao fim de 7 dias abriram os olhos felizmente realizou-se neste caso.
Vejo que continuam com a mesma lenga-lenga do Estado pai e patrão de todos como nos têm vendido desde 1974. Fazem-nos ainda crêr que o modelo económico dos EUA é terrível, assim como o do Canadá, da Austrália, da Alemanha e de todas as outras economias liberais.
Porém a realidade tudo mete no lugar como aconteceu na Grécia e com Tsipras.
Bastaria fazer um simples exercício aqui no burgo. Fazer um inquérito, referendo ou como lhe queiram chamar, e perguntar se fossem levados a emigrar se quereriam ir para um dos países atrás referidos ou prefeririam emigrar para Cuba, Coreia do Norte ou Venezuela. Tenho a certeza que nem o clima mais favorável e em alguns casos a língua próxima da nossa faria com que 99,9% escolhesse os países capitalistas.
Agora apenas se coloca uma questão. Deveria uma pessoa ( e não um "personagem" como o ódio transparece) inteligente e culta defender um modelo social democrata ou um regime do tipo venezuelano onde nem os produtos mais básicos de higiene se encontram nos supermercados?
Gostaria era de ver alguns destes defensores do comunismo a limpar o c*' a folhas de jornal e a irem para filas de racionamento. Talvez assim, como aconteceu com muitos alpiarcenses que visitaram os "paraísos comunistas", deixassem de se dizer tantas asneiras e se fizessem menos actos de fé. Como dia o outro, os cães ladram e a caravana passa ...

Anónimo disse...

Os "estados sociais da Europa" são social democratas caro comentador. Os estados comunistas desapareceram por se ter provado que não eram modelos viáveis para a natureza humana. Quer V.Exª fazer processos de intenções a quem se aproximou da social democracia e abandonou uma doutrina caduca, retrógada e um modelo falido em todo o mundo?
Olhe apenas para o progresso dos concelhos limitrofes e veja onde o comunismo nos levou. Acho que nem é preciso dizer mais nada.

Anónimo disse...

Está a transparecer uma incultura politica tremenda. Vejamos se nos entendemos: Em toda a Europa, com a única excepção de Portugal, a ideologia Social Democrata é exactamente a mesma do Socialismo Democrático e do Trabalhismo inglês. É por isso que todos os Partidos Sociais democratas, socialistas e Labour estão filiados na Internacional Socialista. A organização rival e antagónica da IS é o PPE-Partido Popular Europeu, de que fazem parte o PSD e o CDS. O PPE não tem absolutamente nada de social democrata. Nele estão filiados os Partidos Conservadores e Liberais Europeus. É evidente que desde há largos anos, talvez desde a era Thatcher, que são os Partidos do PPE que têm vindo a moldar a Europa com uma fraca oposição, é certo, dos partidos da social democracia.

A questão dos nomes tem que ver com tradições nacionais. A norte, Alemanha e Escandinávia, os movimentos operários do fim do sec. XIX e princípios do XX, adoptaram o nome de social democracia, nos países do Sul, os latinos e a Grécia, adoptaram o nome socialista. Apenas isto.

Não se pode dizer que alguém deixa o partido comunista e adere ao PSD porque agora passou a ter convicções sociais democratas. O PSD não é um Partido Social Democrata. É e sempre foi um partido populista e agora totalmente liberal.