.

.

.

.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DEVOLUÇÃO DE IRS: “uma medida tão inteligente quanto exequível, para captar potenciais residentes, agentes económicos...”

Por: Eduardo Costa
Não deixa de ser uma medida tão inteligente quanto exequível, para captar potenciais residentes, agentes económicos e, consequentemente, desenvolver a economia local e promover o emprego.
Com efeito, no passado ano de 2013, a execução fiscal a nível de IRS cifrou-se num aumento líquido superior a 30%, relativamente ao ano anterior; ora considerando que, nos termos da Lei das Finanças Locais, anualmente 5% desse IRS é transferidos para as autarquias, significa que a CMA irá ter por este meio também aumento de receita proporcional.
Caso este ano a CMA optasse por devolver aos alpiarcenses 1,5% do IRS pago, traduzir-se-ia na prática em manter a receita anterior, mas com as vantagens, em termos de desenvolvimento da economia local, de um significativo balão de oxigénio.
A reforçar esta convicção, está ainda o facto de, em termos de IMI, nenhum outro concelho circundante, usufruir da taxa mínima como em Alpiarça.
Em conclusão, as potencialidades naturais e de localização privilegiada de Alpiarça, associadas a um pacote fiscal aliciante (IRS+IMI), se devidamente promovidos, poderiam facilmente potenciar o inicio um ciclo de desenvolvimento económico, a custos mínimos (senão nulos) para as finanças autárquicas.
Fica a sugestão! 
Noticia relacionada:

7 comentários:

Anónimo disse...

Concordo consigo, Sr. Eduardo Costa. Mas, lamentando desiludi-lo, essa proposta é inexequível em Alpiarça enquanto esta maioria estiver no poder. Confrontado mais do que uma vez, em Assembleia Municipal, com a possibilidade de devolução de parte do IRS aos munícipes e com o exemplo de autarquias onde esse procedimento tem ajudado a fixar população, o Presidente Mário Pereira teve uma atitude de descrédito em que só faltou chamar "anormal" ou "estúpido" a quem avançou com a ideia. Nessa altura, parece que o Sr. Presidente ainda se continha na linguagem, uma vez que não se sentia seguro numa segunda vitória. Aconselho-o a ler as atas das sessões nas quais esta questão foi tratada.

Anónimo disse...

E o presidente tem toda a razão. Quem defende isto é lunático ou só olha para o seu umbigo. Devolver o IRS a quem? Aos ricos? A quem não precisa? Santa paciência!

Anónimo disse...

Começa a ser difícil ler tanta ignorância! Devolver o IRS aos ricos??????Meu caro os ricos pagam IRS e não têm devolução! Os pobres também pagam IRS mas têm depois devolução e definitivamente só a Câmara de Alpiarça é que tem inteligentes :)))) as outras Câmaras são todos burros, fascistas, capitalistas e outras coisas terminadas em istas, menos comunistas,claro! O comentário de Eduardo Costa mostra que é um oásis no meio desta ignorância!

Anónimo disse...

Que aconteceu ao post que foi publicado sob o título:

"E os políticos de que abdicam?"

Alguém não terá gostado e mandado apagar?
Não acredito.
Censura só no tempo da "outra senhora" praticada pelos fascistas.

JA disse...

Caro comentarista das 18.23 tem toda a razão e apresentamos as nossas desculpas. O post foi apagado por lapso. Queira então fazer o favor de o enviar que será publicado novamente

JA disse...

Caro comentarista das 18:23 já verificamos a sua reclamação e na verdade o seu post foi apagado indevidamente. Pedimos desculpa pelo sucedido. Agradecemos que nos reenvie para o podermos publicar, se assim o entender.

Anónimo disse...

Porque não abdicam os autarcas actuais dos vencimentos como políticos e não ganham o que recebiam no seu anterior emprego?
Se a Lei não permite, ofereçam a diferença para uma Instituição de caridade. Assim com esta atitude mostrariam a sua solidariedade para com a situação financeira actual, que tantos deles ajudaram a criar. Embora sejam quase todos boas pessoas, não são competentes para o cargo.
Os leitores acham que algum deles aceitará esta minha proposta?
Claro que não, só estava a sonhar acordado.