.

.

.

.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Com o vereador António Moreira, a "montanha pariu um rato"


Afinal, a montanha pariu um rato! Com que então estavam à espera que o sr. António Moreira falasse do dito "recolector do lixo" na reunião de câmara, não é verdade? Então ainda não viram que há um género de pacto implícito entre os eleitos super democratas de Alpiarça para desvalorizar o assunto relativo ao dito cujo? Que isso é tabú que não pode nem deve ser discutido em reunião de câmara? Que este é um caso de lana caprina. Que o importante para a oposição é falar apenas dos contentores que não têm tampas, dos maus cheiros dos contentores, dos monos que estão junto aos contentores. Para quê tampas nos contentores se há munícipes que os deixam abertos e encostam as tampas à parede, conforme ouvimos no vídeo da reunião? Ainda não perceberam que as CAUSAS dos maus cheiros não interessam nada aos nossos autarcas, sendo esta do "recolector" uma causa menor? Não ouviram o executivo dizer que o problema reside nos cidadãos que não têm civismo? Que falar insistentemente nos assunto dos lixos municipais é pura má-fé de quem não tem mais nada para dizer ou fazer? Nem o senhor coronel que se preocupa tanto com um simples buraquinho na via pública, com aquilo que se disse e não disse, tem a coragem de questionar o executivo no sentido de saber o porquê da preocupação de tantos alpiarcenses relativamente a este assunto: TERÁ O EXECUTIVO CDU PLENO CONHECIMENTO DOS FACTOS? Por incrível que pareça, é uma pergunta tão simples e tão fácil, sem qualquer ofensa pessoal ou institucional mas que ninguém (sabe-se lá porquê?) tem a coragem de fazer. Dispara-se sobre cidadãos desconhecidos que causam danos públicos de ordem vária e, como desconhecidos que são, não podem ser responsabilizados. Aqueles que se conhecem e estão referenciados desde há anos, nem sequer são interpelados ou admoestados no sentido de cessar a prática estranha e lesiva do interesse público, na óptica de grande parte da população de Alpiarça. 
Um dia, alguém terá de explicar a razão deste silêncio. 
Noticia relacionada: "DELIBERAÇÕES E VÍDEO DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMAR...": 

12 comentários:

Anónimo disse...

Há tantos anos que ouço falar desta cena do homem do lixo e ninguém tomou ainda qualquer medida? Mas o homem existe mesmo a vasculhar os contentores públicos sem necessidade para o fazer ou isto é apenas ficção da oposião para chatear o executivo da CDU à frente da câmara de Alpiarça? Isto realmente já passa das medidas e pode tornar-se mesmo um assunto viral do YouTube. Se é verdade que se organize uma comissão de munícipes que estão contra esta prática façam um filme do homem que até dizem que tem uma camioneta e, quando ele estiver de forquilha em riste à briga com o interior dos contentores, zás! Comecem a filmar para depois os autarcas verem. É que ao que parece eles coitados, não sabem de nada. E, não sabendo de nada, nada podem fazer!
Em último caso, dirijam-se à GNR e apresentem queixa do caso e se possível forneçam a matrícula da viatura. O executivo fica até mais aliviado por lhe terem tirado esse trabalho e quebra-cabeças de cima e sempre fica com mais tempo para fazer verdadeira obra a favor da terra.
Realmente, eu não sou de Alpiarça mas isto causa uma má impressão a qualquer pessoa com um dedo de testa.
Creio mesmo que nunca tanto se falou acerca dos lixos municipais. E os maiores culpados são as pessoas responsáveis que não dão uma resposta, simples que seja, a quem se queixa.
É a minha opinião sobre o assunto.

Anónimo disse...

Fiquei bastante admirado pelo facto de uma notícia sobre a presença do A. Moreira na Reunião de Câmara de sexta-feira passada em substituição de F. Cunha, ser o assunto mais lido deste jornal. Fui procurar a notícia e todos os assuntos relacionados com ela e nem vou dizer mais nada. As pessoas estavam à espera que acontecesse alguma coisa nova na reunião. Só que a pasmaceira e a falta de jeito continuam. Daí talvez o desalento e a fábula da montanha que acabou por parir um rato. A política é lixada e os políticos serão sempre imprevisíveis.
Fica-nos todavia uma certeza: nunca saberemos ao certo o que vai na cabeça de um político de província.

Anónimo disse...

http://alojaimagens.com/images/tf4q4wmsfd3f6wshvnz.jpg

ABRIR ESSA IMAGEM E COLOCAR NO POST

É MUITO PROVÁVEL QUE O VEREADOR GASPAR NÃO APAREÇA NAS PRÓXIMAS REUNIÕES DE CÂMARA. COITADO ESTÁ MUITO DOENTE. PÂNICO OU FOBIA SOCIAL

Afinal ele e um conjunto de Alpiarcenses estão com ataques de pânico e de ansiedade porque o executivo de Alpiarça de maioria comunista não apresentou o Orçamento camarário durante o mês de Outubro.

O pânico é imenso porque o senhor vereador Gaspar e os outros pacientes estão numa grande ansiedade para saberem se o Orçamento vai ter um grande aumento ou se vai ser mais do mesmo.

A ansiedade é ainda maior devido ao que se pode vir a passar na Barragem dos Patudos, cujo paredão pode rebentar devido à época das chuvas que aí vêm.

Se não acredita veja a intervenção do senhor vereador no vídeo da última reunião de câmara.

Este tipo de intervenções seriam de mijar a rir se não dessem vontade de chorar, com tanta imbecilidade!

Anónimo disse...

A verdade é que vão falando, protestando, barafustando e até "lixando e relixando" mas, tudo isso vai caindo em saco roto. Para os nossos autarcas, é para o lado que melhor dormem. O importante é receberem o ordenadinho, ou melhor, o ordenadão no fim do mês, dizerem umas larachas e o resto são cantigas. Ordenado que chega bem para eles e para pagar a dízima ao patrão PCP. Nesta coisa dos "tachos" há sempre umas colheres...isto é, uns intermediários de mão estendida à espera de uns trocos... que a vida não está para brincadeiras e esbanjamentos! E um pé-de-meia de uns milhões dá sempre jeito para qualquer eventualidade na vida de um partido que se preze.
Em resumo, com ou sem "imbecilidade" eles lá se vão orientando. O resto é música. E como dizem que o mundo é uma bola que vai girando, girando, qualquer dia chegará a vez daqueles que estão na bicha de acesso ao Poder Autárquico, já que para o Poder Central precisam de muito mais bagagem no currículo e de um apadrinhamento aprimorado. Para o Poder Local, é só uma questão de tempo e saber esperar. O barco ainda está a entrar na barra e alguns já se põem a jeito no cais de embarque. É só vermos as selfies e os sorrisos que eles próprios fazem questão de colocar nas redes sociais. Como diria o outro: " Ó artista, manda aí um sorrisozinho prá Flama!"

LDI disse...

Caro amigo Centeio o Coment das 20:56 era para ser promovido a post porque realmente a imbecilidade do Vereador Bobinas é de Bradar aos Céus. Está ansioso porque a câmara não aprovou o Orçamento e tem medo que a Barragem rebente porque já está cheia. Vejam o vídeo na parte inicial. INACREDITÁVEL!

PS. Estás proibido de publicar notícias?

Anónimo disse...

Caro anónimo das 00:17 tem toda a razão, mas olhe que da parte da oposição é o mesmo.

Não sei porque carga de água o Dr. Rosa do Céu escolheu o Eng.º Gaspar para cabeça de lista às autárquicas de Alpiarça, talvez fosse para poupar canseiras à prima que andava a acabar um doutoramento, mas se o Pedro já tinha demonstrado a sua imbecilidade quando passou pela Assembleia Municipal para quê envergonhar o PS de Alpiarça com tanta figura ridícula que o homem tem vindo a fazer?

Não há é pachorra para ouvir as intervenções dos opositores e as respostas-comício do presidente e as brutidades do vice, que ou está calado com ar de zangado ou abre a boca para desancar na oposição porque não pode ser criticado por causa dos contentores, nem da Barragem, nem da Reserva, nem de nada.

P'la minha parte vou deixar de ver qualquer vídeo das reuniões de câmara de Alpiarça.

Aliás se houvesse um pingo de vergonha acabavam com a maluqueira que só serve realmente para a FLAMA.

Anónimo disse...

É inacreditável como ao fim de 40 anos de Democracia, ainda exista quem tente silenciar as vozes que lhes são incómodas.

Anónimo disse...

Será que o vereador Moreira nesta última reunião da passada sexta-feira ganhou coragem para falar acerca do "Lixeiro-Mor" cá do sítio, ao executivo CDU? Não é que nos preocupemos muito com estas coisas mas, o certo é que, pelo que temos vindo a acompanhar pela blogosfera, há muitos alpiarcenses preocupados com esta ação pouco usual de um cidadão sem real necessidade económica, diária e reiteradamente retirar dos contentores o que os demais lá vazam. E o pior, é que ninguém vislumbra qualquer resposta da parte do presidente ou de qualquer outro responsável do município que têm a obrigação de zelar pela higiene e saúde pública dos seus munícipes. Se o assunto não diz respeito à câmara que o presidente diga, pelo menos, onde é que os munícipes se devem dirigir para apresentar a sua queixa ou reclamação. Será que o presidente está à espera da nova empresa que vem cuidar dos lixos do município de Alpiarça e outros municípios vizinhos, para depois tomar posição sobre o assunto? Que alguém dê uma resposta, aproveitando os meios de comunicação ao seu dispor, diretamente aos alpiarcenses que têm manifestado o seu descontentamento quanto ao lixeiro que devassa os contentores do lixo público, supostamente sem qualquer autorização. Se tem autorização para recolher os lixos públicos, que o digam sem fazer segredo do caso. Assim, no silêncio, e sacudindo a água do capote é que ninguém percebe o que verdadeiramente se está a passar.
Por fim, gostaríamos de saber, por que é que não esclarecem as coisas de uma vez por todas, ao invés de permitirem este burburinho que se vai ouvindo por Alpiarça fora e redondezas sobre os lixos. Ouvimos pessoas que se queixam, porque não querem que o lixo que metem nos contentores seja devassado ou "revistado" por um particular que, afirma até, segundo alguém já afirmou, conhecer os segredos de "alguns" concidadãos por aquilo que lá encontra deles. Outras pessoas são de opinião que aquela prática diária ao longo de anos danifica os contentores, uma vez que nesta operação são usados ganchos e forquilhas para remexer o lixo...outras ainda que a prática não é justificável seja a que pretexto for. O que se passa ao certo não sabemos. O que sabemos é que os responsáveis autárquicos se recusam, pura e simplesmente, a falar no assunto. Quem terá razão? Os munícipes que há anos se queixam desta prática bizarra de um cidadão que mexe e remexe os contentores dos lixos públicos ou os autarcas e autoridades que não ligam patavina ao caso?

F.M

Anónimo disse...

Por aquilo que tenho lido e ouvido sobre esta polémica instalada dos lixos em Alpiarça, a coisa parece até fácil de entender:
Há cidadãos não identificados, negligentes q.b que fazem mau uso dos contentores do lixo público. Que colocam, sobretudo no inverno, brasas dentro dos contentores de plástico e o resultado é a destruição total ou parcial desses contentores que afinal são pagos por todos nós. Que metem toda a qualidade de tralha dentro e junto dos contentores. Curiosamente alguém que "vasculha" com auxílio de objetos metálicos o interior dos contentores podendo também desta forma causar-lhes danos. Depois aparecem contentores sem tampa, com buracos, que ninguém sabe como foi que isso aconteceu. Enfim, uma série de desgraças que acontecem e que só prejudicam aqueles que vão pagando impostos.
Agora pergunta-se: de quem é a culpa? A principal culpa, se calhar, é do mau civismo e desleixo das pessoas que praticam o dano; das pessoas que colocam telhas, tijolos, tábuas e outros despojos que ficaram de limpezas, junto dos contentores. Mas, é evidente que nesta história há outros responsáveis, que são as entidades camarárias que deveriam criar um local próprio, chamem-lhe “entreposto” ou o que quiserem, sob o seu controlo, como há noutros concelhos onde os munícipes vão colocar essas tralhas. É que só os contentores do lixo normal e a recolha mensal de monos não são suficientes para as necessidades imediatas da população que faz obras, limpezas etc. quando bem entende. É certo que não havendo outra alternativa e como portugueses desenrascados que são, desenrascam-se e pronto! Escusado será dizer que a partir daí, começam a surgir as lixeiras clandestinas a céu aberto. E por culpa de quem?
Penso que o exemplo tem de vir de cima. Têm de ser criadas estruturas e condições pelas entidades responsáveis para dar resposta a estas questões. Tem de ser feita uma grande campanha de sensibilização junto das populações para as questões ambientais. Até lá, alguns excessos e incumprimentos desnecessários e evitáveis que são do conhecimento público e das entidades administrativas devem ser travados e minimizados. E isso cabe, de facto, às entidades e autoridades competentes que não podem ignorar os deveres e competências da sua função. E ao contrário daquilo que alguns dizem, não há necessidade de um vereador ou presidente de câmara ser necessariamente polícia. Basta desempenhar cabalmente as suas funções usando os meios de que dispõe.

Anónimo disse...

Pode-se então concluir que os problemas que têm vindo a ser apontados acerca dos lixos, lixeiros e lixeiras a céu aberto em Alpiarça, existem de facto. Que os principais culpados são os cidadãos desleixados que não cumprem com algumas regras simples e práticas de civismo básico. Depois temos o executivo da Câmara Municipal de Alpiarça que, se calhar, entende que alguns problemas dos lixos de Alpiarça não são da sua responsabilidade, mas de outras entidades, quiçá da responsabilidade da autarquia de Almeirim ou de Chamusca. Finalmente, a oposição PS e TPA que falam, falam dos contentores que não são convenientemente lavados, que exalam maus cheiros, sem tampas etc. mas, não querem saber das causas. Mesmo que a população pacífica e cumpridora aponte essas causas, ao dizer que os sacos onde coloca o lixo estão a ser destruídos dentro dos próprios contentores públicos por alguém perfeitamente identificado e que assim não vale a pena ter o cuidado recomendado pela própria câmara, de atar os sacos para que se evitem os maus cheiros e o contacto direto dos resíduos mal cheirosos com as paredes do contentor. Pedem há anos que isso seja equacionado, analisado discutido pela autarquia mas ninguém lhes liga importância…
Em suma: há quem diga que os eleitos colocados na mesma balança, são todos iguais! Tudo boa rapaziada!...

Anónimo disse...


Diz o autor do Post:
"Um dia, alguém terá de explicar a razão deste silêncio."

Acha mesmo, meu caro amigo e conterrâneo, que há alguém neste momento em Portugal, incluindo a nossa terra naturalmente, que seja político e seja ao mesmo tempo responsável ou responsabilizado por alguma coisa?
O nosso país, mais parece o "Cabaret da Coxa"!... E não é preciso dizer mais nada. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Anónimo disse...

Se querem encontrar mais lixeiras espalhadas por Alpiarça, é muito fácil. Comecem por aquela que se encontra frente à cabine telefónica e quiosque ali bem perto do Centro de Saúde e Escola José Relvas. A vergonha está tapada com uns painéis do lado da Avenida Casa do Povo mas, olhando sobre o muro lateral e traseiras a lixeira é bem visível. É visível para quem quer ver óbvio, entenda-se. E onde estão os responsáveis pelo ambiente que garantem que está tudo controlado?
Uma lixeira a céu aberto a metros de uma escola pública e de um centro de saúde, que é desconhecido pelas autoridades e entidades competentes do muicípio é uma coisa que não lembraria ao diabo, não é?