.

.

.

.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Utilizará o presidente da Câmara métodos salazaristas?

Mário Pereira
Quando citamos os ‘tempos da outra Senhora’ todos sabemos que nos estamos a referir aos ‘tempos de Salazar’.
Agora um vereador da oposição acusar Mário Pereira, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça de utilizar métodos como os da “outra Senhora” porque apagou os “comentários de um munícipe” é de uma ‘baixeza’ inqualificável  demonstrando que  esta nova geração de políticos que apareceu  - caída  sabe-se lá de onde - em Alpiarça não olha a meios para atingir os seus fins
É um direito dos munícipes criticar o que muito bem entender sobre as  actividades dos políticos e dos eleitos mas deixa de ser ‘direito’ do munícipe que dá a entender que o presidente da Câmara usa métodos salazaristas porque este munícipe não é uma pessoa qualquer mas sim um vereador em pleno exercício e que foi eleito por uma parte do eleitorado alpiarcense.
É nas reuniões de Câmara que o tal munícipe - por acaso é vereador - que deve criticar e impor-se sobre a  sua apregoada falta de liberdade de expressão.
F. Cunha
Vir para a ‘praça pública’ acusar quem foi eleito pela maioria da população  e deixar a mensagem como o presidente mais parece um ‘salazarista’ é de vil ignobilidade demonstrando assim que alguns políticos antes de exercerem cargos políticos deveriam ter um curso básico de formação e de boas-maneiras para aprenderem que - como  tudo na vida -, existem princípios e ética onde nem tudo é permitido dizer caso contrário qualquer dia em Alpiarça vive-se num ambiente imundo.
Está mal o vereador que diz tais palavras e acusações porque ao fazê-lo demonstra que não merecia ser eleito como  que é capaz de tudo para demonstrar os seus pontos de vista estando disposto até a  utilizar  métodos menos correctos;
e, está mal Mário Pereira, que por acaso é  presidente da Câmara de Alpiarça, que foi eleito pela maioria dos alpiarcenses, que permite  na página oficial da Câmara estejam visível ‘disparates’ como estes e permita que um vereador do executivo camarário coloque ‘acusações’ como as que se podem ler na Internet ou melhor: na página oficial da autarquia como se esta  fosse uma ‘Praça Pública’ ou um local para ‘lavar roupa suja’.
Se o presidente da Câmara não é capaz de tomar medidas ‘drásticas’ para acabar com este tipo de comentários e ‘palhaçadas’ nas páginas oficias da Câmara então algo vai mal no ‘nosso reino’

15 comentários:

Anónimo disse...

Se este democrata de sete costados fosse eleito presidente e quem lhe dissesse que usava métodos salazaristas era capaz de ter que levar com uma valente paulada porque se atreveu a dizer aquilo que não deveria

Anónimo disse...

O presidente devia retirar sempre estes disparates da página da câmara. É vergonhoso para a nossa terra este comportamento desse senhor vereador e as barbaridades que diz. Como não ganhou, bem longe disso, não aceita e quer que a CDU o trate como o vencedor, impondo a sua vontade. Realmente!

Eduardo Costa disse...

Concordo que um site oficial de uma Câmara deve ter regras deontologicas claras, no que respeita aos comentários que lá autoriza serem colocados.

O que não posso aceitar ou concordar, é que esse site oficial, pago com os impostos e contribuições de todos nós, tenha 2 pesos e 2 medidas.

Por um lado assume que retira afirmações de um vereador eleito nas últimas eleições, devidamente identificado e responsavel pelos seus actos e palavras; mas por outro permite afirmações vergonhosas de um perfil do "Facebook" falso de nome "Carlos Pinto", como as que de lá retirei à momentos, dirigidos à minha pessoa (e não só):

"foi o xico cunha que te mandou esse recado costa"

"o costa nunca caia no engodo de emprestar dinheiro o xico cunha nunca mais le paga, nunca faça isso mande so uma bocas que ele le mandar dizer e pronto senãolixa o"

"estive a ouvir este senhor (eu) parece que tem uma falha na mona qualquer e um bucado louco, mas ta bem"

"tas todo feitinho com o xico cunha nao estas o maluco, deixa te andar com ele e acordas roubado e nas ruas da amargura"

Recordo a quem não me conheça bem que sou "um falcão que voa livremente segundo as suas convições éticas" e nunca a mando ou a soldo de ninguém.

Por outro lado, o respeito devido pela CMA a TODOS os munícipes, exige um claro pedido de desculpas público, admitindo que esta situação ora desmascarada não tenha sido intencional.

Anónimo disse...

O presidente devia bloquear todos os comentários e não so os críticos.
Não havendo comentários acabase a polémica.
O senhor vereador também é cidadão e tem direito à sua opinião pessoal, tal como o cidadão Mário Pereira tem o direito de criticar a força política onde esse vereador esta integrado.
A constituição da república portuguesa, tão invocada quando dá jeito, não pode ser letra morta.
Nela estão incluídos direitos como o "direito à indignação" evocados por um ex-presidente da República..
Os meios públicos institucionais devem ser claros e fazer passar as suas mensagens quando os temas são aprovados por unanimidade. Nunca quando há oposição. A oposição não tem de ficar manietada apenas porque está em minoria.
Vejamos um exemplo: Campo do Casalinho
Nada que se prenda com este tema foi aprovado por unanimidade. Existem 3 votos a favor, 2 contra.
40% será um número que não deva ser levado em conta? Terão os vereadores da oposição de aceitar uma posição oficial da câmara calados ?
Os cidadãos em qualquer meio TÊM O DIREITO de saberem o que cada um dos eleitos pensam.
Práticas de consenso obrigado era utilizada no tempo da outra senhora. Nunca em democracia.

Anónimo disse...

Pelo seu dizer os três eleitos pela CDU deviam inclinarem-se ao vereador do PSD e ao outro do Ps? É essa a vossa democracia?A maioria inclinar-se diante a minoria.

Anónimo disse...

OLHEM SÓ PARA ESTA FRASE: "O senhor vereador também é cidadão e tem direito à sua opinião pessoal, tal como o cidadão Mário Pereira tem o direito de criticar a força política onde esse vereador esta integrado".
OLHE LÁ: VOCÊ VÊ O CIDADÃO MÁRIO PEREIRA A CRITICAR ALGUÉM NA PÁGINA DA CMA? EU NÃO VEJO!!!
O PROBLEMA É EXACTAMENTE ESTAREM A UTILIZAR A PÁGINA DO MUNICÍPIO PARA FAZER LUTA POLÍTICA. ESSA DEVE SER FEITA NOS SÍTIOS CERTOS, NAS REUNIÕES, NAS PÁGINAS DA INTERNET DA OPOSIÇÃO, TUDO MENOS NUM SÍTIO QUE É A MONTRA DA TERRA E QUE DEVE SER DIGNIFICADO. HAJA RESPEITO. AS ASPIRAÇÕES PESSOAIS NÃO JUSTIFICAM TUDO. APRENDA COM O SEU AMIGO EDUARDO COSTA, O PRÓXIMO CANDIDATO DO PSD/MPT/TPA.

Anónimo disse...

Não. O cidadão Mário Pereira não critica.Mas como cidadão tem todo o direito de criticar.
Não tém é o direito enquanto eleito de OFENDER os cidadãos quando discorda deles.
Há no entanto quem no PCP comente sob perfil falso do Facebook, e com essa hipocrisia política parecem estar de acordo.
Acham que todos são anjinhos e não sabem detectar?
Como foi dito, se é para veicular APENAS a imagem oficial do Município,bloqueiam-se todos os comentários e acaba-se a polémica.
Não se pode ter sol na eira e chuva no nabal. Não é? Não se pode em democracia querer "gostos" e evitar "não gosto".
Essa é a génese da democracia e "manifestações de apoio" fazia-as o Salazar quando as coisas iam mal.
Haver quem concorde, e quem discorde.
A maioria governa legitimamente mas não pode calar as vozes discordantes.
Mal seria se assim não fosse. O PCP há muito que teria desaparecido pois a contestação é o combustível que o alimenta.
Aconselho-o apenas a arranjar a tecla do CAPS LOCK que deve ter ficado presa pelo que transmite apenas berros e não uma conversa civilizada.

Paulo Estudante disse...

Paulo Estudante
na minha modesta opiniäo , acho que comparar o Mario Pereira com este personagem dos tempos mais negros da nossa historia é, além de imoral, um autentico disparate !! Este é tambem um dos grandes males da täo amada "democracia e da liberdade de expressäo" pois confunde-se muito rapidamente que é fazer um comentario ou dar uma opniäo sobre aquilo com que näo concordamos, com a acusacäo simples e gratuita sem qualquer cabimento . Um dos principios fundamentais da democarcia é respeitar os outros , a sua forma de pensar , de ser, de agir , estando ou näo de acordo com as suas decisöes .Por isso näo posso concordar em nada com esta comparacäo , que ainda por cima tratando-se de uma pessoa ( Mario Pereira) que tem dado mostras de ser o mais democrata possivel , aberto ao dialgo , responsavel , educado .... enfim säo os efeitos da modernidade !
(da nossa página do facebook)

Mafalda Geada disse...

Mafalda Geada parabens paulo estudante acho tambem que mario pereira e uma pessoa espetacular acho que nao mereçe ser tratado como por vezes o tratam
(facebook)

Carlos Pinto disse...

Carlos Pinto é uma vergonha o que dizem do presidente uma pessoa como deve ser
(Facebook)

Anónimo disse...

Ò 13:05 O Sr Vereador Cunha a partir do dia que foi eleito vereador da Autarquia deve agir como vereador e todos os assuntos relacionados com a autarquia deve tratar em sede própria e não no Facebook. Os assuntos particulares trata com a sua familia, as opiniões que tiver da Autarquia deve coloca-las na Autarquia e no espaço que lhe é facultado para o efeito. Ou o Sr cunha também gosta e quer que cada um de nós entre na sua pagina do Facebook e fale dos seus assuntos particulares?
Este senhor tem de ser posto na linha. Aproveito para pedir ao Mario Santiago amigo e conselheiro do Sr Cunha que lhe indique as boas maneiras de ser vereador, se é que sabe como se deve comportar um vereador.

Anónimo disse...

Sr. Centeio li no Face do Município de Alpiarça um comentário do sr. Vereador Francisco Cunha a dizer que o presidente da câmara utilizava métodos do tempo da outra senhora e que apagava comentários. Mas será que o sr. vereador Cunha gostava de ver escarrapachado na própria página da câmara um comentário a chamar-lhe vigarista e outras coisas mais? O Presidente da câmara fez mal em apagar? Eu como simples cidadão eleitor acho que a página do facebook de qualquer instituição deve ser mantida o mais limpa possível e até sem comentários, venham eles de vereadores ou de leitores. Era o que faltava era um leitor seja ele qual fôr a chamar chulo, vigarista e "vai mas é pagar a quem deves" ao vereador Francisco Cunha e o Presidente não mandar apagar isto do facebook da câmara. Pelo menos foi este comentário que eu vi lá escrito antes do almoço e agora já lá não está. Foi contra o apagamento deste tipo de comentários que o sr. Vereador se insurgiu? Ou o sr. Vereador não faz mais nada do que andar de telemóvel na mão (até nos vídeos das reuniões de câmara, enquanto o presidente fala ele escreve ao telemóvel) e alguém tem de estar de plantão a controlar as páginas da autarquia para apagar os disparates que cada um lá põe, até de personagens que se vê muito bem que são inventadas? Quer-me parecer mas é que o Sr. Cunha ainda se vai queimar e bem no lume que ele próprio ateou. A não ser que ele prefira que agora um qualquer anónimo comece a escrever disparates a tordo e a direito sobre o vereador e a sua família e ele não se importe.

Anónimo disse...

É lamentável que a política em Alpiarça atinja os niveis a que estamos a assistir. As oposições são necessárias em todo o lado, ao contrario do que o psd queria que era câmaras monocolores, ou já se esqueceram? Devem ser criticas mas tambem devem respeitar as regras democraticas. Agora quererem dar lições de democraticia e fazerem comparações que aqui recuso dizer,ao Presidente Mário Pereira, é no minimo indecoroso. Quem torna publicas todas as reuniões de Câmara sem ser obrigado a fazê-lo e quem propõe as gravações de todas as reuniões, para além de toda a sua conduta como pessoa e autarca, não merece ser tratado desta maneira. Há que dizer que esta não é a opinião do povo de Alpiarça que ainda recentemente deu ao Presidente Mário Pereira e á CDU um reforço da sua maioria. E é isto que dói a alguns, poucos, muito poucos.

Anónimo disse...

"Camarada" olhe que é perigoso fazer generalizações. O "tio Adolfo" também foi eleito democraticamente por maioria e isso não legitima os crimes cometidos.
Naturalmente que não podemos estar a comparar casos da política local (grãos de areia) com desertos.
Mas é sempre bom saber que as maiorias são mutáveis, o que é verdade hoje amanhã deixa de ser. Se quem está em minoria não pode contestar, então o PCP já deveria estar calado há muito pois tem muito menos legitimidade nacional do que qualquer dos vereadores da oposição para contestar.
Os vereadores da oposição têm pelo menos o dobro da legitimidade do PCP nacional para contestar.
Se a página do Facebook se limitasse a ser informativa e não a quisessem transformar num espaço de vaidades pessoais, não existiam comentários de Francisco Cunha, nem de agentes secretos do KGB "Carlos Pinto"

Anónimo disse...

Se é o Presidente da Câmara que gere a página e acha que o Cunha não é amigo e se acha que não é salazarista só tem uma coisa a fazer: BLOQUEAR A AMIZADE DO SENHOR FRANCISCO CUNHA!



Agora é o que o Presidente da câmara arranjou a bonita. Filma e divulga quase na hora as reuniões de câmara, tem as actas praticamente em dia como nunca antes estiveram em tempo algum, tem um site e um facebook que é a menina dos seus olhos, tem um Museu a funcionar, tem Bibliotecas a funcionar, tem piscinas a funcionar, tem ruas limpas, faz obra, teve uma Alpiagra como há séculos não se via, publica regularmente boletins informativos, ganha prémios no QREN com obrs financiadas a 90 e a 95%, endireita as contas de um concelho falido, desacreditdo e caloteiro, mas falta-lhe fazer uma coisa.

Tem de contratar um polícia para tomar conta do Facebook, para tomar conta dos Pintos, dos Toinos e também do senhor vereador Francisco Cunha que agora arranjou um brinquedo: chamar salazarista ao presidente no Facebook.

A mim o senhor Francisco Cunha na página oficial da câmara só me chamava Salazar uma vez. Não lhe dava oportunidade de chamar duas. RISCÁVA-O DE AMIGO DA PÁGINA DO MUNICIPIO. Cada um só admite os amigos que quer. Eu pelo menos na minha página só peço e só admito as amizades de quem é meu amigo. Se é o Presidente da Câmara que gere a página e acha que o Cunha não é amigo e se acha que não é salazarista só tem uma coisa a fazer: BLOQUEAR A AMIZADE DO SENHOR FRANCISCO CUNHA! Se o Cunha lhe chama Salazarista e ele o continua a admitir como amigo é porque afinal é salazarista. Quem cala consente.