Por: L.A. |
Esta falta de jeito para respeitar pessoas e noutros casos
meter os pés pelas mãos, parece ser uma virose que se instalou em Portugal
desde há alguns anos a esta parte. Cavaco Silva parece ser o mais atacado pela
doença. Recordemos a sua célebre frase em que, também ele coitado e a patroa,
já mal tiravam para a bucha.
Mário Soares desde aquela saída do autocarro: "Ó senhor
guarda desapareça!" Também nunca mais foi o mesmo. O Alberto João da
Madeira, quando lhe perguntaram o que pensava do aborto, respondeu:
“O que é que eu penso do aborto? Considero-o um péssimo
Primeiro-ministro e está a governar muito mal o País!..."
O nosso 1º ministro Passos Coelho e Paulo Portas estão tão
“entroikados” que nem cabem aqui todas as suas “entroikices”.
O presidente da Câmara de Alpiarça diz, em comunicado, que
apoia a subida da água no município de Alpiarça. Defende que a Empresa
intermunicipal “Águas do Ribatejo” tem feito um grande investimento e as
famílias carenciadas não pagam água até aos cinco metros cúbicos…aquelas que
consomem até quinze metros cúbicos pagam apenas 50%...Uma funcionária da
empresa vem dizer que isso não é bem assim.
Os tais
carenciados de que fala o presidente, vêm dizer que as coisas não são assim. As
famílias numerosas vêm dizer que os descontos familiares não são bem assim...O
presidente não diz nada, e assim ficamos!
Para complicar as coisas, um elemento da oposição (TPA) em
Reunião de Câmara, vem denunciar aumentos das tarifas da “Águas do Ribatejo”
para 2014 na ordem dos 40%!...O presidente vem dizer que é tudo mentira!
Aldrabões! A água terá um aumento apenas de alguns cêntimos! Que estas “bocas”
são golpes baixos da oposição a soldo do capital privado para acabar com esta
empresa intermunicipal. O munícipe Eduardo Costa vem dizer e continua a afirmar
que em certos itens a factura aumenta 75%! E o presidente cala-se à espera de
uma resposta irrefutável da empresa “Águas do Ribatejo” que tarda em chegar. Digam
lá, se não anda por aí uma virose a atacar os nossos políticos que se poderá
propagar se não forem tomadas as medidas adequadas? O melhor é começar a
vacinar já os novos candidatos. É que isto pode dar mesmo em pandemia.
7 comentários:
E lá continuam, pelo mesmo passo, a prolongaaaaaaar a questão da água. Podia dizer-se: "até já cheira mal esta água" ou então que passam a vida a "meter água".
Ó senhores, ainda não perceberam que não é por dizerem o mesmo muitas vezes que vão convencer as pessoas do que vocês dizem? As pessoas estão é à espera da factura para ver o que vão pagar a mais. Isso é que será o mais objectivo, concreto. E tendo em conta o que pagamos agora (que é baixo, comparando com outras realidades - pelo menos para uma pessoa racional e regrada como eu, que fui ensinado que a água é um bem essencial e escasso que tem que ser poupado, vem nos livros), o aumento não vai ter grande significado. Tanto que os nossos vizinhos dos concelhos aqui à volta perceberam isso e não andam a fazer este barulho que vocês fazem. Porque será? Será que são todos burros e só Alpiarça é que angariou agora uma meia dúzia de iluminados? Ou será antes alucinados, ressabiados, incapazes de lidar com a derrota e respeitar os justos vencedores?
Pelos vistos o senhor "comentador" (repare que não dizemos comentarista propositadamente) que abnegadamente aparece aqui a manifestar-se sempre que surge por aqui algo que incomoda, a si e aos seus entenda-se, também deve padecer desta "virose" de que fala o autor do texto.
"As pessoas estão é à espera da factura para ver o que vão pagar a mais." Claro e depois vão pagar como é evidente. Não têm outro remédio.
"E tendo em conta o que pagamos agora (que é baixo, comparando com outras realidades". A que realidades se refere? É que as realidades aqui são muitas!
"fui ensinado que a água é um bem essencial e escasso que tem que ser poupado, vem nos livros!"
No seu ponto de vista, por isso a água deve ser aumentada de custo para que se poupe!
Quanto ao resto referido pelo autor do texto, o comentador não fala. É um pouco mais melindroso, não é senhor comentador?
Uma família carenciada só é considerada como tal se poupar no consumo de água...Só pode consumir até 15m3 de água por mês. Se gastar 15,1m3 já é considerada "abonada" e paga tudo como aqueles que ganham os tais "chorudos ordenados" pagos com o dinheiro dos "carenciados abonados" que esses sim, podem gastar a água que quiserem, não é verdade?
Quer reflectir sobre isto senhor comentador? Ou isto não vem nos livros e o senhor já não sabe?
Acha que as pessoas que se queixam e denunciam factos que são no mínimo desumanos e hipócritas são alucinados ou ressabiados? Repare que já estamos a excluir a questão polémica dos aumentos.
Pense nisso.
Em minha opinião, esta questão que se tem vindo a colocar da água, deve ser separada em duas partes. Uma é o aumento da água para 2014/2017, que alguns dizem ser "brutal" e outros que será apenas de alguns cêntimos. A outra parte é o sentido prático e justeza ou não das Tarifas Sociais e Familiares.
Em relação à primeira (aumentos) estamos aí para ver o que acontece. O presidente da câmara municipal de Alpiarça disse em Assembleia Municipal, colocar-se à disposição de todos para tomar as medidas oportunas nessa altura e as posições julgadas por convenientes.
Em relação às célebres Tarifas Sociais e Familiares, penso que o presidente depois de deixar pouco clara a sua declaração sobre as ditas, devia publicamente explicar o que pensava ou queria dizer sobre as mesmas e, dar até a sua opinião de modo claro e sem deixar dúvidas, principalmente aos envolvidos, no que toca a benefícios reais destas medidas sociais.
Para muita gente que tem analisado o assunto, o que seria mais justo e correcto para as famílias carenciadas, numa política de contenção (e mesmo didáctica) no uso da água, seria não cortar a condição de "carenciados" mas, dizer-lhes: "Vocês têm aqui um máximo de 15m3 de água para consumir em que terão isenção de 50% nas Tarifas Fixas de Água e Saneamento. (É preciso falar claro e ter em atenção que o benefício é apenas nas Tarifas Fixas e não na água como alguém terá confundido e difundido). A partir desses valores começarão a pagar essas Tarifas pela tabela normal, sem qualquer benefício. O Benefício portanto, é só até aos 15m3!
Isto daria o mesmo estatuto de "carenciado" ao consumidor e, o que pagaria ao preço normal funcionaria como que uma advertência para futuramente gastar menos. Se o objectivo é mesmo poupar os recursos hídricos, como é evidente.
É que não podemos ignorar que o consumidor "carenciado" gaste + 1 metro ou – 1 metro cúbico de água, é sempre uma pessoa com uma situação económica difícil. Se mais paga mais aflitiva se tornará a sua situação. A componente social, a meu ver, deve ser vista mais neste prisma e não no "castigo" ou imposição: "gastas mais do aquilo que nós queremos e por isso, a partir daqui, não tens direito a nada!"
A água é um bem da natureza que pertence a todos. Nasce da terra que pertence a todos os seres vivos do Planeta. Por isso não pode ser propriedade exclusiva daqueles que têm o poder económico ou político nas mãos, que auferem bons ordenados, que não precisam de verificar o contador para ver se o dinheiro chega ou não para pagar a água que a medo consumiram durante o mês etc. etc.
É a minha opinião sobre o assunto.
F. Mariano
Alpiarça é mesmo uma terra fantástica com algumas pessoas ainda mais fantásticas, só mesmo aqui se vê e falam certas coisas até quase acabar o mundo, nos outros municípios que fazem parte da empresa das águas, não se ouve uma mosca a falar do aumento do preço da água/saneamento/resíduos sólidos, só mesmo por aqui. E para os mais carenciados 15m3 de agua são 15 000 litros se não me engano, e isso não gasto eu que tenho um agregado com 4 pessoas, e ainda utilizo água para regar as flores, e lavar o pátio onde tenho o meu cão, por isso POUPEM, que é o que eu faço, pois como bem dizem é um bem da natureza que pertence a todos, em relação à justeza das tarifas só digo que não recebi os meus subsídios em 2012 por 11 cêntimos, se são 15m3 são 15m3.E se em vez de falarem no aumento e que tal se vissem a discrepância que fazem com as leituras por estimativa, quando era a camara a leitura era feita todos os meses, agora é de 3 em 3, e é quando é, os escalões diferem de preços, não é como a EDP que o preço é sempre o mesmo, e não me falem em dar a contagem porque tem de ser quando eles querem, e por vezes não há oportunidade.
Nos outros Municípios também há pessoas fantásticas, senhor comentarista. Ao contrário do que pensa há muito mais gente activa a protestar contra estes aumentos da água, para sua informação. Não faça afirmações sobre aquilo que não conhece. Quanto ao facto de ser poupadinho e não ultrapassar os 15M3 com 4 pessoas em casa, nada tem de admirar. Podíamos agora enumerar uma dúzia de factores para que isso aconteça. Como por exemplo: qual o tempo que passam em casa. A faixa etária dos elementos da família. Hábitos de higiene. Lavagens de roupas etc.
Enfim, cada caso é um caso mas, podemos assegurar-lhe que todos os agregados de 4 pessoas (Casal + 2 filhos com alguma actividade física) que conhecemos consomem todos mais de 15M3 mensais! Alguns deles carenciados, não tratam da papelada por não terem à partida qualquer hipótese de beneficiar seja do que for. Outros com menos pessoas em casa e com dificuldades, alegam que por causa de um ou dois Euros por mês de desconto mais a papelada e voltas que têm de dar mais vale estar quieto. Como vê as coisas não são tão lineares como pensa.
Ó 00:27, eu tenho as mesmas características do comentarista das 21:27 (agregado familiar com 4 pessoas), e também gasto menos do que 15m3. E, para sua informação, tomamos banho todos os dias e as nossas roupas andam limpas. SDabe, é que eu eduquei os meus filhos a poupar água, não deixar água a correr durante todo o banho ou a lavagem dos dentes, por exemplo, entre outras coisas.
Só faltava mesmo andarem a chamar porcos às pessoas. É mesmo gente não recomendável, gaita!
"Ó 00:27, eu tenho as mesmas características do comentarista das 21:27 (agregado familiar com 4 pessoas), e também gasto menos do que 15m3"
Eu também tenho esses hábitos de poupança e dois rapazes a tomar banho todos os dias e a minha média anda pelos 17 18 m3! A menos que imponha a ordem de só um deles poder tomar banho diariamente. Um toma ao sábado outro ao Domingo e assim por aí fora.
Parabéns por serem tão asseadinhos e poupadinhos. Felizmente que não são carenciados ao ponto de necessitar da tarifa social.
Enviar um comentário