Passámos pelo Patacão na amena tarde de ontem, sábado 06 de Agosto e, surpreendentemente, toda aquela zona está a ficar um brinco. Dá-nos vontade até de levar ali a família para ver o Tejo e merendar debaixo dos frondosos salgueiros, como o fazíamos em tempos idos.
Pouco mais de meia dúzia de voluntários encetou ali um trabalho de excelência (e segundo nos disseram, vai continuar) digno de nota: apanha de plásticos, papel e toda a sorte de lixos na zona do salgueiral (onde o ano passado decorreu o Festival visitado por milhares de pessoas) poda de árvores, roça de ervas com mais de um metro de altura etc.
Nas barracas do aldeamento palafítico e zona envolvente, foi também feita uma grande limpeza (que vai prosseguir) com as máquinas cedidas pela Câmara Municipal e a energia dos participantes voluntariosos.
Pessoal da ARPICA estava ali presente, bem como o vereador Mário Peixinho e a associação AIDIA, principal impulsionadora do evento.
Isto prova, sem qualquer margem para dúvida que, muitas vezes com pouco dinheiro, se podem fazer coisas importantes e de interesse público. Basta saber gerir os recursos disponíveis e ter capacidade de motivar e mobilizar pessoas a custo zero, para causas nobres como esta do meio ambiente e, preservação do património histórico.
Gostaríamos de ter visto por ali, além de Mário Peixinho, outros responsáveis da Câmara Municipal de Alpiarça a dar o exemplo e, sobretudo, aqueles que na oposição a Rosa do Céu, tanto usaram a imprensa para criticar o desleixo a que este executivo PS votou o ambiente local.
Não obstante… como Deus perdoa e os eleitores não, talvez ainda estejam a tempo de se redimirem.
Mas…não percam esse precioso tempo!...Também ele (tempo) deve ser bem gerido.
Não pode ser só o “tempo” das palavras…
10 comentários:
É de louvar a participadão desse grupo de voluntários. Mas o que foi feito não tira de forma alguma as responsabilidades da Câmara Municipal da falta de preservação desse espaço, como de tantos outros na nossa vila !
Obviamente que o nosso tempo não pode ser só de palavras, teremos que passar a exigir de outra forma os nossos direitos !
A seguir podem limpar o circuito de manutenção no complexo desportivo junto á albufeira dos Patudos que também está ao abandono.
Parabéns aos voluntários que mais uma vez provaram que com coragem e determinação é possível fazer obra sem "choradinhos do pouco dinheiro".
Como diz o repórter e bem,também nós gostaríamos que os tais que andaram aí armados em defensores do ambiente e património de Alpiarça no tempo do executivo PS (agora eles próprios a gerir o Município) estivessem ali presentes no terreno a defender o que antes apregoavam aos quatro ventos. Ou então que explicassem os motivos da sua ausência.
Está visto que da parte de muitos é só conversa fiada e nada de obras feitas.
A mira é só o bota-abaixo do adversário político e o poleiro para proveito próprio, nada mais.
É bom irmos tomando nota dos factos para depois nas próximas eleições respondermos à letra.
Um leitor
ontem falei com uma pessoa que esteve no Patacão e disse-me que só o Peixinho esteve lá.
Nem o Presidente da Câmara, nem o Carlos Jorge que deve ter ido passear de bicicleta nem ninguém do polémico Gabinete de Apoio lá foi.
E assim vai a nossa terrinha
Fala-se aqui só da ausência no processo de limpeza do Patacão dos responsáveis da Câmara Municipal. Então e a Junta de Freguesia terá tido lá algum representante? É que a Junta também está envolvida no Festival do Patacão. Pelo menos o seu nome consta no evento.
Vamos lá tirar isso a limpo.
O presidente da Assembleia Municipal Mário Santiago, não resistiu aos encantos do rio Tejo e natureza envolvente e levou ontem sábado 06 de Agosto de 2011 a família a desfrutar as óptimas sombras e o encanto do lugar que, tem como pano de fundo as barracas avieiras - património histórico alpiarcense - cuja recuperação parece ser uma realidade a breve trecho.
Mário Santiago teve a amabilidade de cumprimentar os voluntários da mega-operação de limpeza(que também ele integrou em 2010).
Depois dos cumprimentos,ficou a promessa que lá estará para a próxima.
E a equipa de limpeza agradece dizendo que, qualquer voluntário para trabalhar, será bem-vindo.
é uma pena que as pessoas que antes tanto criticaram o PS como entidade que abandonou as questoes ambientais nao apareçam agora.
Não me admira o Mario Santiago lá aparecer. Conheço-o bem e não é pessoa de abandonar as causas que acredita, mas os outros que tanto defendiam o Patacão nao aparecerem agora são uns tristes, e só dão motivos para quem os critica continue a critica-los
Ficamos todos esperando pela publicação das fotografias no site da Câmara Municipal para podermos ver quem foi os voluntários.
R V
Esses tais que não apareceram são os que defendem a ecologia, os mais pobres, os explorados, etc...
Mas apenas no discurso partidário.
Individualmente muitas vezes são piores do que aqueles que eles criticam.
Na prática o caso muda de figura.
Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz
provavelmente nem vão publicar fotos para a população nao saber quem foram os da Câmara que não foram lá
Enviar um comentário