.

.

.

.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SE EU FOSSE PRESIDENTE DA CÂMARA DEMITIA-ME

Por: António Centeio
Artigo de Opinião

Mário Pereira, na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, mandou publicar e distribuir a “FOLHA INFORMATIVA” que informa os alpiarcenses do que o executivo da CDU tem levado a efeito.
Um acto que lhe fica muito bem para além de ser seu dever  informar os eleitores porque assim ficamos a saber que afinal o presidente não anda tão distraído como julgamos.
Nesta folha ficamos também a saber que a «informação falsa» que por estas bandas abunda mais não são do que «obtusas ou politicamente orientadas» procurando «condicionar a opinião, falseando factos» ou até «ignorando contextos, deturpando realidades».
Contra estes “ataques” só existe uma solução: «reforçar a informação clara e objectiva» para que a «verdade possa chegar célere a todos os munícipes» mas que não desmente as “informações falsas ou politicamente orientadas” nem as justificas.
Ficamos pela “Informativa” e pouco mais.
Noutras palavras: «É tudo mentira o que dizem por aí e apenas é verdade o que dissermos» mesmo que os «outros digam o contrário.
E por esta forma abreviada de dar recados, curtos e objectivos, ficamos por saber a quem são dirigidos ou a quem se destinam.
Por estas evasivas é que admiramos a classe política e nomeadamente Mário Pereira a quem damos todo o valor porque conseguiu criar “dois mundos” em Alpiarça”: o da fantasia e o da realidade.
O da “fantasia” que é: estar dentro da Câmara a dirigir os destinos de Alpiarça fantasiando-se em como tudo está bem e decorre da melhor forma e que Alpiarça está de uma forma que nunca esteve.
Agrada-se assim aos acérrimos militantes, aqueles que garantem os votos, e aos dirigentes do PCP que vêem no edil um «exemplo de autarca».
O da “realidade” quando no exterior as coisas não são a fantasia que nos querem fazer ver bastando para o efeito ler o que neste jornal tem sido publicado, desde que Mário Pereira é presidente, o que ao contrário do que é afirmado, ninguém ainda conseguiu desmentir.
 E, como também tenho as “minhas fantasias” não posso deixar de ter em consideração, porque é verdade o que consta na “Folha” e aqui dou toda a razão a Mário Pereira: os problemas e as obras que herdou do passado (antigos mandatos da CDU e PS) continuam a ser os mesmos para pouco ter mudado, quer a questão da “Segurança da População”, quer dos “Médicos/Centro de Saúde” ou das empreitadas do novo “Centro Escolar e Casa dos Patudos”.
Excepção seja feita à iniciativa do “Festival do Melão” que é “ ponto de honra” para o Executivo da CDU.
Reconhecemos que foi uma boa iniciativa, mesmo com algumas trapalhadas pelo meio já que muitas pessoas ainda estão por saber se a iniciativa foi da Junta de Freguesia ou da Câmara.
Não vemos é em parte alguma da “Folha” algo que fale da falta de investimentos em Alpiarça ou de futuros empreendimentos no concelho que tanto  falta faz.
Curiosamente, Mário Pereira “omitiu” (?) estes dois temas que tanto Alpiarça precisa de saber.
RESTA-NOS falar resumidamente da situação financeira da Câmara do Município.
Na verdade não é a melhor mas já começa a ser um argumento “esfarrapado” porque existe outras formas de contornar a situação, por exemplo; da Câmara começar a viver com a “prata da casa” e não admitir os “ Boys do PCP” que sobrecarregam e de que maneira, as fracas receitas do município e investimentos cujos gastos já ultrapassaram o «milhão de euros» (detalhado em devido tempo neste jornal) para continuar a aumentar nos dias correntes.
Se a situação (herdada) “Financeira do Município” é lastimosa então que se evitem gastos desnecessários.
Também não compreendemos como é que a situação financeira tem “atrapalhado” os projectos e promessas do executivo quando em quase dois anos de mandato (interrompido na campanha eleitoral já que Mário Pereira se candidatou a deputado) se gastou mais de um milhão de euros.
Se há crise” como se justifica gastos de tão elevado valor?
MÁRIO PEREIRA gosta de estar bem informado.
Sabemos, porque nos disse, que costuma ler com frequência este jornal. Também sabemos quando lê aqui noticias que não lhe agradam até fica com “os cabelos em pé” ao ponto de julgar que nós (o autor) não «o suportamos de maneira alguma» quando na verdade não é bem assim.
Como ele, também queremos o «bem da nossa terra».
Mário Pereira às vezes deve pensar que «falseamos» a informação mas o presidente dos alpiarcenses sabe que não é bem assim, tanto que: nunca conseguiu desmentir noticia alguma aqui publicada e muitas menos as fotos que aqui tem sido publicadas que identifica ou provam os factos (Ex: as últimas sobre o lixo e as ervas).
Mas compreendemos que é difícil de aceitar as critica vindas de quem julgamos ser oposição ou que está ao serviço de «análises obtusas ou politicamente orientadas».
Mário Pereira tem uma “certa dificuldade” como quase tem todos os políticos em aceitar ou ler criticas.
Entende que estamos só a dizer mal das suas decisões.
Não é verdade, apenas criticamos (muitas vezes dizemos bem e elogiamos algum trabalho feito) mas como o mandato tem sido negativo é normal haver mais criticas (não confundir com dizer mal).
 Para dizer bem de Mário Pereira ou que está tudo bem ou que Alpiarça vive no “mundo da fantasia” já basta o blogue do partido, onde, como é natural, não há uma linha sequer a dizer mal do executivo.
O blogue comunista  que até escreve e publica sobre o anonimato (os ortodoxos do partido e do blogue ainda julgam que estamos no tempo da clandestinidade) só diz maravilhas da “situação” e apenas dizer mal de nós como se fossemos o “diabo”.
 Passamos à frente:
 MÁRIO PEREIRA pode ter sido um bom “vereador da oposição” enquanto “vereador, mas como presidente, na minha opinião tem sido um “mau” presidente.
“Mau” (na minha opinião, assim se entenda, porque também tenho direito a dar opinião e dizer aquilo que penso, desde que não ofenda e por mais que possa desagradar ao visado ou visados) – [se eles me pudessem tirar o “pio”…há muito que já tinha fechado a “loja”] presidente, porquê?
Porque já leva quase dois anos de mandato e ainda não conseguiu fazer um projecto de raiz como não consegue desenvolver o concelho e muito menos trazer empreendedores para investirem no concelho e para agravar o meu pessimismo até a população está a diminuir.
Como agravante: ainda não conseguiu colocar em prática as “promessas eleitorais” que constam no “Programa Eleitoral da CDU”, excepção seja feita a uma ou duas promessas.
Até nos fez “sonhar” que íamos ver as «estrelas” algures em Alpiarça.
Bolas!
É tempo demais.
É altura de mostrar trabalho próprio e de nos falar de projectos para o futuro, do crescimento económico e social do concelho.
Mário Pereira conta-nos histórias de embalar no “FOLHA INFORMATIVA” mas esquece-se do que é mais  importante para Alpiarça
Claro que tenho que o considerar um mau presidente!
Não nos basta o presidente dizer que «os serviços municipais têm procedido também a acções de pinturas de muros, de escolas e de edifício municipais».
Isto é pouco porque Mário Pereira para além «destas pinturas e arranjos» e poucos mais continua sem politicas concretas para a reabilitação dos «edifícios do património municipal» que estão uma vergonha e completamente abandonados.
As festas são importantes para o concelho ou para algumas pessoas, mas não sobram verbas para a reabilitação do nosso património?
 BOM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Mário Pereira escreve muito bem na “FOLHA INFORMATIVA” (não fosse ele professor) e conta-nos “histórias de encantar” (não fosse ele professor de História) mas as suas “historietas” já não nos encantam porque de “histórias” à realidade há uma diferença abismal, tanto que: Alpiarça continua a ser um marasmo e não passa de uma “Aldeia de Astérix” para agora muitos a considerarem a “Aldeia Vermelha”.
Por mais argumentos e “Folhas Informativas” que mande publicar, eu, como muitos alpiarcenses, estou desiludido com Mário Pereira e o seu executivo, porque fala do que encontrou e lhe deixaram para não ser capaz de ter escrito nasa sobre projectos futuros ou das promessas eleitorais que estão por cumprir.
Por estas razões e por outras, se eu fosse presidente da Câmara demitia-me e dava lugar a quem que fosse capaz de fazer melhor do que eu.
Também pode ler esta noticia no Facebook.
http://www.facebook.com/jornal.alpiarcense

8 comentários:

Anónimo disse...

e não esquecer que as duas promessas eleitorais que foram cumpridas, nenhuma foi cumprida por Mario Fernando:
- A Feira do Melão foi organizada pela Joana Serrano
- A devoluçao da intervenção do público na Assenmbleia foi feita pelo Mario Santiago.
E tambem curiosamente qualquer um deles está de costas voltadas para Algumas pessoas do Executivo

Anónimo disse...

Alguns comentadores não estarão a levar as coisas longe demais? Umas coisas é não se gostar da política de certo governo/autarquia outra coisa é tentar desmotivar e desmoralizar por todos os meios um presidente que vai fazendo o seu trabalho.
As cadelas apressadas parem os cães cegos e alguns de vós esquecesteis depressa demais o que foi governar-se à pressa nesta terra.
Não ficaram fartos de obras megalómanas? Não ficaram fartos de dívidas? Não ficaram fartos de descredibilização? Não acreditam que a câmara de Alpiarça estava há dois anos atrás tecnicamente falida?
É um facto que algumas decisões da CDU são autênticos tiros nos pés. É a verdade. Mas como penseis que se comportam os gestores quando tomam contam de uma empresa falida? As coisas não são fáceis!
Penseis que foi fácil à Dr.ª Vanda e ao Eng.º Ferreirinha pegarem na autarquia quando o Rosa do Céu foi para o Turismo? Esquecem-se que na altura nem o Garrotes nem o António Coelho aceitaram ficar em vereadores a tempo inteiro? Porque seria?
No contexto actual e na profunda crise que o país, a europa e o mundo atravessam, o que menos precisamos na nossa terra é de ataques pessoais.
As eleições são daqui por dois anos e qualquer coisa, será nessa altura que terá de ser apreciada a governação escolher uma alternativa melhor se a houver.
Nota: como não estou a ofender ninguém espero que publiquem este comentário. Obrigado.

Anónimo disse...

eh eh eh
O ex-presidente Armindo era professor; o ex-presidente Rosa do Céu era professor; a ex-vereadora Maria Gabriela era professora. Então como é os professores só nos contam historietas e ninguém faz nada por esta terra?

Anónimo disse...

Falta visão a esta equipa governativa. Falta um desígnio forte a atractivo para o nosso concelho. Falta um Presidente com experiência de Gestao, e com algum Mundo. Alguém que não se feche em si próprio, mas abra a sua mentalidade ao Mundo. Nesta altura, podia ser apenas um follower, alguém que olhasse para 50 medidas já tomadas noutros concelhos, e que fizesse disso um cavalo de batalha... Um a um, cumprindo cada passo. Com este não vamos lá... O mais certo e virmos a ser mais uma freguesia de Almeirim

Anónimo disse...

Será que era Mario Perreira a demitir OU quem o rodeia
Vereadores
Acessores
Chefes de Gabinete
E outros que ninguem sabe bem o que lá estão na fazer (gastão telefone, papão uns cigaros e andam todo dia pelos corredores)
Talvez Mario Perreira não tenha uma equipa de TRABALHO mas uns peixes sapos que andam só a babugem que se não fosse Mario Perreira nem estavam na Camara

Anónimo disse...

O comentador do 1º minuto do dia 20 de Agosto tem toda a razão.
Há muito que entendo que o grande mal da gestão e da própria vida de Alpiarça é viverem na tal "Aldeia de Asterix".
Muita gente acha que o Mundo é Alpiarça e não conseguem abrir novos horizontes.
Abrir novos horizontes é INOVAR, COPIAR e MELHORAR (o que tem sucesso) e estar ATENTO ao mundo que nos rodeia.
É preciso urgentemente criar condições para que médios (ou grandes) empresários externos se instalem em Alpiarça.
Isso gerará emprego, receitas para o município e pode transformar-se num pólo para o desenvolvimento de pequenos negócios de empresários locais.
No entanto, um professor de história, um empregado de finanças, um agricultor, duvido que tenham visão empresarial para proporcionar condições melhores que a concorrência.
A força política onde estão integrados é reconhecida não por criar laços com empresários mas precisamente pelo contrário.
Penso ser do senso comum que muitas vezes os relacionamentos inter pessoais são mais importantes do que campanhas publicitárias ou condições óptimas.
Não estou a ver nenhum elemento do executivo a relacionar-se (bem) com nenhum médio ou grande empresário nacional ou internacional.
O Rosa do Céu, mal ou bem ainda conseguiu que se instalassem algumas empresas em Alpiarça.
Algumas vezes, os quadros das mesmas, quando vêm de fora, acabam por se instalar e passar a viver no local mais próximo do emprego.
É isso que fixa e aumenta a população.
Na vertente contrária, quando as pessoas têm de arranjar emprego em Santarém, Rio Maior ou noutros concelhos, levam à mudança de residência e à desertificação da vila.
Por essas e por outras é que Alpiarça não sai do marasmo e certamente não terá capacidade para continuar a ser um Concelho.
Vamos a ver se a CDU é capaz de entender isto...

Anónimo disse...

Desenganem-se aqueles que pensam que se formos para freguesia de Almeirim ou de Santarém ficaremos melhor

Acredito que nem sempre os melhores são os que ganham as eleições. Isto porque nem sempre são os melhores que se candidatam.
Como sabemos é preciso haver uma lista com presidente e vereadores, outra para a assembleia municipal e outra para a assembleia de freguesia e nem sempre é fácil arranjar gente que queira ingressar na política, ainda por cima para levar porrada quase todos os dias nos blogues e nos jornais.
A CDU está a cometer erros? Está! Se o PS ganhasse não cometeria erros? Cometeria!
O povo de Alpiarça não é um povo fácil e as camadas mais jovens ainda são menos fáceis que as mais antigas.
Agora a geração entre os 40 e os 60 anos ainda vão pegando em colectividades e associações e ainda procuram dinamizar alguma coisa. Basta atentarmos ao que se passa nos Águias, na Música e noutras colectividades do concelho que ainda vão sobrevivendo. Mas estou muito descrente relativamente à geração mais nova aos que estão a sair das universidades. Alpiarça não só não os atrai, como eles próprios nada fazem para permanecerem cá. Até muitos que falam, falam e escrevem nos jornais e na blogosfera também deram de frosques, escrevem sobre Alpiarça e criticam e não moram cá, nem se conhece nenhum investimento que cá tenham feito. Uns vêm cá de vez em quando e outros nem os pés cá põem. Alguns até aquilo que os pais lhes deixaram venderam e agora vêm aí de vez em quando mas a casa de amigos. Temos cá uma fábrica de leite, uma empresa de congelados e vai abrir uma outra na nossa zona industrial. Será que quem manda nestas fábricas já fez algum investimento em Alpiarça? Ou pega no seu carrinho e vai para longe daqui?
Ainda vamos ter de esperar umas quantas gerações e desenganem-se aqueles que pensam que se formos para freguesia de Almeirim ou de Santarém ficaremos melhor. Basta olharmos por exemplo para algumas freguesias de Almerim. Já compararam as infraestruturas culturais e desportivas que temos e as que eles têm?

Anónimo disse...

O convite está feito agora basta o convidado aceitar o convite!
Se não aceitar só resta aos descontentes fazerem como se fez, e continua a fazer, nos países arabes manifestações para por o executivo municipal na rua.