.

.

.

.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dois dos candidatos deveriam era explicar à população como vão arranjar receitas

Tenho quase a certeza que a maioria dos candidatos às próximas eleições não sabem sequer o valor das receitas e das despesas da Câmara Municipal de Alpiarça.
Mas eu estive mesmo agora no site da autarquia e estive a consultar a conta de gerência de 2012 e acho que as pessoas que neste momento a gerir Alpiarça fazem milagres, eu explico: As receitas totais da câmara municipal de Alpiarça no ano 2012 foram de 8.024.850.00 euros. OITO MILHÕES DE EUROS. 
Destes 8 milhões de euros gastaram-se 3.150.000 euros nas remunerações com todo o pessoal, onde se inclui: EXECUTIVO, GABINETE DE APOIO, FUNCIONÁRIOS CAMARÁRIOS E FUNCIONÁRIOS DAS ESCOLAS, FUNCIONÁRIOS BOMBEIROS, FUNCIONÁRIOS DOS MUSEUS, e é com o restantes 4 milhões e tal de euros que se faz todo o resto da actividade camarária.
Com estes números era bom que os próximos candidatos se lançassem ao debate. Irão conseguir aumentar significativamente estas receitas? Irão conseguir cortar nas despesas? Irão conseguir fazer obra? 
Noticia relacionada:

10 comentários:

Anónimo disse...

Debate interessante. Na realidade, quer se queira quer não, a maior parte das receitas municipais passa pela construção e transacção de imobiliário (vidé IMI, IMT, taxas e licenças, etc.). Enquanto Alpiarça estiver a perder população por não conseguir fixar os residentes e não ter atratividade para outros se fixarem, aquelas receitas não tem grande perspectiva de aumentarem, não fora a actualização de valores matriciais. Se juntarmos a esta situação a profunda crise do sector, o panorama é negro. Estou convencido que Alpiarça conseguirá atrair investimentos, empregos e população quando deixar de ser a capital do Comunismo em Portugal. A experiência dos 12 anos socialistas provou isso mesmo. Foi possível atrair grandes investimentos e criar empregos. Hoje, o que se construiu em habitação, que a CDU sempre referiu, depreciativamente, como especulação, está a pagar IMI. É caso para perguntar se não fosse o PS a receita seria de 8 milhões de euros ? Choram muito mas é com a barriga cheia.
É muito triste que o presidente da Câmara, depois da profunda reforma do código do IMI, não saiba ou não queira dizer qual a receita esperada relativa ao ano de 2012. É um dado fácil de saber porque as finanças já emitiram todas as notas de cobrança relativas a Alpiarça.
Se a receita de IMI vai ter tendencia a subir, quer pelo aumento brutal das avaliações quer porque a clausula de salvaguarda vai tendo menos efeito ao longo dos anos, o IMT quase desaparecerá.
Do lado das despesas continua-se a gastar em propaganda politica rios e rios de dinheiro, mesmo com toda a austeridade, PSf e quejandos. O Boletim Municipal último é um atentado a decência e ao decoro. Não tem nada, mas mesmo nada de informação. É apenas pura e dura propaganda da CDU. Propaganda muito cara. Com metade das fotos e das páginas seriam gasto metade da despesa e a propaganda era feita na mesma.

Anónimo disse...

É bem verdade, as despesa que a CDU está a fazer nesta campanha é brutal. A Câmara idem idem com a sua revista multicolorida , e ainda diziam mal da Vanda Nunes e da sua vaidade na autopromoção ( uma anjinha ao pé destes meninos). Mas o PS também não escapa à critica, tudo da mais alta qualidade, feito por profissionais e pela quantidade de mupis e cartazes e folhetos tudo feito por profissionais , tem gasto rios de dinheiro para eleger um vereador. Quando o Seguro souber o que se gasta nesta terra por vereador eleito vem cá pedir contas ao Dr. Céu, mas aposto que quem leva na corneta é a Dra Sónia que sendo da terra ainda vai ter de desenbolsar algum para pagar as dividas da campanha.

O TPA é o mais poupadinho, meia duazia de cartazes feitos em casa está visto, mas o que os vai mesmo meter em despesas é o binho que andam a dar aos Alpiarcenses, mas eles é que sabem. Apesar de tudo dão o melhor exemplo aos Alpiarcenses

Anónimo disse...

Um executivo municipal centrado na solução dos problemas de Alpiarça. Um executivo que saiba valorizar o rico património gastronómico, cultural e paisagistico de Alpiarça. Que saiba dar a conhecer esse património no país e no estrangeiro. Um executivo que não esteja preocupado com a cartilha comunista. Um executivo de gente que ame mais Alpiarça do que o Partido. Um executivo assim conseguirá, porque não é difícil, atrair pessoas que não deixaram de ficar apaixonadas por Alpiarça e aqui virão consumir e investir.
Agora, enquanto Alpiarça for dominada pelo PC é mais que certo o declínio.
Todos os Alpiarcenses que se encontram fora do Concelho têm percepção desta triste realidade. Só não a têm os fanáticos que verdadeiramente não se interessam pela terra e pelos que cá ficaram. Ganham o pão nosso de cada dia fora de Alpiarça porque aqui não o conseguiam mas no entanto querem que Alpiarça continue a ser a terra vermelha que não dá pão. Como aqueles alpiarcenses que ganharam o sustento dos filhos e a construção da casa nos países e nas terras dos capitalistas mas que vêm para cá cagar postas de pescada contra os fascistas, os capitalistas e contra os socialistas.

carlos pereira arranzeiro disse...

Está-se mesmo a ver...Por onde tem andado desde que se conhecem por gente? O que é que vocês tem feito pela cultura e pelo social em Alpiarça? Aparecem agora a criticar aqueles que durante todos estes anos tem andado voluntariamente nas IPSS, clubes e associações, lutas contra esta situação que os vossos partidos tem criado. Não os vimos em lado nenhum, só aparecem para dizer e fazer mal à sociedade com mentiras e difamações no anonimado...POR ONDE TEM ANDADO?

Anónimo disse...

Concordo com o 14:00
Infelizmente a linha do PCP que tem ganho as eleições em Alpiarça é a linha mais ortodoxa e ultra-conservadora do PCP. Foi assim com Raúl Figueiredo e os artistas em cena com o prof Mário Pereira são os mesmos que estiveram com o Figueiredo: está lá o Cajó, o Jota, o Osório e até o Cestrino (presidente de junta derrotado ao tempo do Figueiredo) e até o Figueiredo é um conselheiro assíduo da Silvestre Bernardo Lima, uma espécie de Senador, com discursos do tempo do PREC.
A CDU vai ganhar à mesma, pode ser que apanhe um susto, mas ganha. A oposição não soube aproveitar o mau momento da CDU e entraram divididos. O Rosa do Céu dividiu o PS e o Xico Cunha acabou com o resto. A maioria de quem anda aí no porta a porta nem se calhar sabe o que é o método de Hondt, porque este método favorece a união, a CDU tem vantagens sobre os outros que aparecem divididos, por isso o PS chegou a não eleger um único vereador em Alpiarça e há anos que o PSD também não elege ninguém.
Vocês não aprendem com a história nem se lembram porque é que o "fulano do avental" ganhou as eleições ao Figueiredo. A Maria Gabriela era PSD e foi eleita vereadora! Porquê? Porque o PSD apareceu coligado com o PS. Mais tarde quando a Maria Gabriela concorreu sózinha não foi eleita e teve ainda uma boa mão cheia de votos porquê? Porque lá está concorreu contra o PS e contra a CDU.
Aprendam, ganhem juízo e daqui por 4 anos falamos. Vocês são realmente uma cambada de cachopos inconsequentes e foram na conversa do gajo do avental. Desistissem em favor do Cunha, dessem-lhe o apoio, ele escusava de ir pedir batatinhas ao PSD e o PS iria ter uma boa votação. Assim? Assim e agora, mija na mão deita fora...

Anónimo disse...

Boas novas! A câmara aprovou por unanimidade a taxa mínima de imi para 2014. Se calhar também vão agora dizer que foi o outro, o ressabiado a propor... ahahahah

Anibal Gonçaçves disse...

Mal por mal, mal e meio. Eu vou votar na CDU, porquê? Porque desde que me conheço que sempre tenho visto esta coligação na luta ( MANIFESTAÇÕES, CONCENTRAÇÕES, na ASSEMBLEIA DA REPUBLICA, no Parlamento Europeu e em todo o lado sempre contra esta sociedade da TROYKA que é administrada pelo MACHO AMERICANO e seguida em Portugal por todos menos a CDU. Essa é a razão do meu voto na CDU.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 17:43
Conhece o OVO DE COLOMBO?
Essa não é para rir. É para chorar.
O "ressabiado" como você lhe chama teve e continua a ter o seu mérito, porque se não fosse ele e outros que não a CDU estávamos agora a pagar 0,5/0,4% de IMI. Para muita gente isto representaria ter de deixar de comer durante um mês para pagar o IMI. E isto nem você nem ninguém pode negar.
E pelo seu acto de coragem que lhe custou caro, o tal "ressabiado" vai ter o reconhecimento dos alpiarcenses com o seu voto de confiança de novo mandato na condução da Assembleia Municipal. Não é todos os dias que aparecem homens com eles no sítio.
Agora ria-se se ainda achar graça.
Devo dizer-lhe que me estou nas tintas para os partidos políticos e seus correligionários.

Vital Ferreira disse...

Primeiro ri-o eu ahahahahah, até parece que esses cavalheiro estava sózinho contra todos mas a CDU votou ao completo na proposição por eles o colectivo apresentada e voltou agora a apresentar e a votar para o ano de 2014.E esse cavalheiro nem eleito será, pois quem se vende ao PSD por um taxo não merece o voto do povo. A 30 de Setembro voltaremos aqui a encontrar.

Anónimo disse...

Há aqui meia dúzia de que querem acabar com os comunistas, aconselho-os a lerem a HISTÓRIA UNIVERSAL e depois então escreverem com conhecimento de causa sobre os comunistas. Se quiserem saber mais com verdades dirijam-se a quem tiver todos os volumes .
Quanto aos comunistas de Alpiarça se não estou em erro pois estou ausente há muitos anos, não há actualmente nenhum no Comité Central do PCP, O Octávio se não me engano é dos arredores de Lisboa.
Tem levantado falsos testemunhos sobre alguns e é pena porque terra onde não haja comunistas à frente da cultura ou do social não tem nada disso, podem confirmar.Não estou para perder mais tempo com Aldrabões e digo mais continuo a falar de meia dúzia de .E a ( carapuça) só serve a quem servir.