.

.

.

.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

OPINIÃO: A política continua a ser uma arte complicada

Por: Almeirante

Quem disse que o TPA ia ter não mais que 50 votos, deve estar a esta hora a chuchar no dedo e a fazer contas de cabeça! O movimento surpreendeu tudo e todos, conforme alguns colaboradores deste jornal a seu tempo afirmaram. E não falharam por muito. Aliás, alguém apontou até para cerca de 800 votos para o movimento e o ganho de um vereador. Quanto a muitas outras afirmações aqui produzidas, penso que devem ser trazidas de novo a terreiro para um debate sério e para que se retirem as devidas ilações e ensinamentos para o futuro.

É preciso não esquecer que a CDU, embora vencedora, baixou a votação em relação às últimas eleições de 2009 que foram de 2185 votos contra 2139 votos destas eleições de 2013. A diferença não é muita mas, pelas suas circunstâncias e características atípicas, deve o facto ser tomado também como um aviso sério para esta força política bem implantada no concelho de Alpiarça. Beneficiou como é de resto claro, do desaire do PS que perdeu 1001 votos (!), 54% do seu eleitorado em relação a 2009. Aqui sim, o desastre foi estrondoso. As razões serão naturalmente discutidas e dissecadas nos próximos 4 anos pelos analistas políticos e, sobretudo, pelos responsáveis do PS. Os avisos de perigo, subentendidos é certo, foram lançados aqui dezenas de vezes por alguns colaboradores do Jornal Alpiarcense que não mereceram a devida atenção. . E mais complicada se torna quando um amador lida (joga) com um profissional. Dissemo-lo aqui de modo insistente. Fastidioso até. Mas, como diz o outro: “ No fim de casa roubada, trancas à porta!”
A grande vitória nestas eleições foi sem qualquer dúvida do movimento TPA (Todos Por Alpiarça) que, apesar da campanha negra levada a efeito pelos seus opositores contra os seus jovens candidatos, conseguiu a votação histórica de 754 votos!
Um movimento com futuro e pernas para andar. É a leitura que podemos daqui retirar.
Os nossos parabéns aos vencedores destas autárquicas de 2013 e, uma palavra de conforto e esperança para quem perdeu.
A nossa gratidão vai também para todos aqueles que estiveram envolvidos no bom funcionamento das mesas de voto nos vários pontos de Alpiarça. Também um trabalho cívico importante de louvar.
Daqui a quatro anos, cá estaremos para mais um “round”. Esperemos que nessa altura haja um pouco mais de civismo e respeito entre todos os intervenientes da nossa política local.
Noticia relacionada:
 "MÁRIO PEREIRA (CDU) REELEITO PRESIDENTE POR MAIS Q...": 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Almeirante*

O senhor Francisco Cunha há meses que afirmava com toda a propriedade que iria ser o próximo presidente de câmara. Teve a distinta lata de dizer para quem quis ouvir, no fim da inauguração da Praça do Município que comessem à vontade que ele é que pagaria o lanche. Despediu-se da assembleia ao jeito de Lilliane Marise dizendo que ia para o Frade de Baixo para junto do seu povo que lhe daria a vitória, um bluff, um flop onde teve uma fraquérrima votação, em suma um desastre.
Afinal no concelho de Alpiarça foi eleito à rasquinha e teve menos 69 votos que o Santiago e menos 71 do que a Sónia Lázaro o que demonstra que ele não é uma pessoa credível e demonstrou-o antes, durante e até depois da campanha eleitoral.

Prometeu que daria metade do seu vencimento porque não precisava do ordenado da câmara para nada. O seu companheiro de luta dá as senhas de presença ao Grupo de Dadores de Sangue, o Cunha é bom que cumpra com o que prometeu e dê as suas senhas de presença nas reuniões de câmara aos mais pobres e necessitados

Anónimo disse...

É bom também que o executivo CDU na pessoa de Mário Pereira cumpra com as promessas eleitorais de 2013/2017 já que parte das promessas de 2009/2013 ficaram pelo caminho à espera de nelhores dias. Queremos ver a concretização do novo estádio do Casalinho, talvez o projecto mais importante deste escutivo,a ser visitado por atletas de toda a vizinhança. Pode ser até que seja criado um centro de estágio, quem sabe? O Patacão deve estar no mesmo lote de prioridades.