.

.

.

.

domingo, 29 de setembro de 2013

UMA INFORMAÇÃO NECESSÁRIA

 Concluído o período de campanha eleitoral para as autárquicas os portugueses vão este domingo às urnas eleger os seus representantes nas câmaras, assembleias municipais e juntas de freguesias.

Este processo eleitoral contempla o novo mapa administrativo, que como se sabe, determina a agregação de algumas freguesias e mudança da área geográfica de outras. Um destes exemplos é o caso do Parque de Nações, que passa a pertencer ao concelho de Lisboa e agrega agora uma parte que pertencia ao município vizinho de Loures e outra da antiga freguesia de Santa Maria dos Olivais.
Isto significa que estas eleições visam eleger os novos órgãos administrativos mas a votação será feita na freguesia antiga.
Quais são as mudanças, afinal?
A maioria dos eleitores vai votar no mesmo sítio onde exerceu o direito de voto, nas últimas eleições. Em alguns casos o novo número de eleitor fica quase igual, sendo apenas acrescentada uma letra, explicou o Direcção Geral da Administração Interna numa carta enviada aos eleitores.
Para quem vota pela primeira vez numa freguesia que passa a integrar o novo mapa, fá-lo-á na mesa de voto da freguesia «antiga», ainda que vá votar tendo em conta o novo mapa de freguesias, segundo o jornal i, que cita dados do site do Comissão Nacional de Eleições: «Nos termos da lei eleitoral, a cada freguesia corresponde uma assembleia de voto, pelo que no ato eleitoral de 29 de setembro deve constituir-se uma assembleia de voto em cada uma das freguesias atualmente existentes.»
Onde votar
Em caso de dúvida o eleitor pode consultar o Portal do Recenseamento, em www.recenseamento.mai.gov.pt, ou enviar uma SMS – sem custos – para o número 3838 para saber em que freguesia vai votar.
No que diz respeito à mesa de voto tem duas opções: entrar em contacto telefónico para a linha de apoio disponibilizada pelo Ministério da Administração Interna, através do número 808206206, ou tirar a dúvida na sua junta de freguesia.
Texto enviado pelo leitor 
VFPF

Sem comentários: