.

.

.

.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

As Assembleias Municipais e os "putos da primária"


Escreve "Infelizmente não teve, da parte do partido no poder, interlocutores à altura, porque como resposta teve sempre um Presidente de cassete gravada ou um Vereador que, à falta de argumentos e de inteligência, respondia com gozo."
Ao longo dos anos os membros das assembleias municipais (todos) parecem esquecer-se que são um orgão fiscalizador da actividade da câmara e nessa qualidade podem, naturalmente para além de questionar presidente e vereadores e apresentar requerimentos à mesa, analisar "in loco" toda a documentação que faz parte da contabilidade autárquica e que obviamente é a que é sujeita a visto do Tribunal de Contas. 
Às vezes, em vez de umas perguntas sem nexo feitas ao presidente ou ao vereador, era bom que perdessem uma ou duas tardes, fossem à câmara e tomassem conhecimento das regras e procedimentos autárquicos. Nem as contas da autárquica são simples aritmética, nem se parecem nem pouco mais ou menos com contabilidade empresarial. E sim, os candidatos do PS fizeram algumas perguntas sobre as contas da câmara, que pura e simplesmente não obtiveram resposta, porque eram tão básicas que pareciam feitas por putos da primária e foi o próprio presidente da mesa, o dr. Mário Santiago que acabou por explicar com termos que todos percebemos o que os eleitos queriam saber. Houve até hoje quem ainda não percebesse que há receitas e que há despesas, e de entre estas as despesas correntes e as de capital. Mas eles não têm a culpa. Os eleitos municipais, sejam licenciados ou não, na sua grande maioria não têm preparação para analisar um Orçamento Municipal ou uma Conta de Gerência, mas as coisas têm solução.
Mas isso resolve-se em vez de virem para as assembleias fazer politiquice barata, interromperem constantemente quem está a falar, façam uma política interventiva. Vocês como eleitos podem ter acesso à elaboração desses documentos e aí os técnicos da autarquia, teriam todo o gosto em explicar-lhes alguns procedimentos. Era bom para todos, e em vez de prolongaram o triste espectáculo que são algumas assembleias municipais até à 3 ou 4 da manhã, saíriam de lá muito mais cedo e com a certeza do dever cumprido. Eu tenho a certeza que alguns elementos da assembleia andam lá a mais. Não para trabalhar mas para achincalhar. Esta carapuça serve a quem tem de servir.

Noticia relacionada:
"Paulo Sardinheiro: "quando era um puto inconsequen...": 

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro comentador,

Pode ser que tenha razão no que diz. Mas já agora: será que o próprio executivo da Camara sabe analisar os documentos que refere ? Pelo que dizem não me parece que saibam.
Por outro lado, se frequenta as Assembleias, porque é que as reuniões se prolongam ? Por acaso conhece a veia discursiva do Sr. Presidente ?

Anónimo disse...

Conheço e não gosto da veia discursiva do presidente. Ele já foi alertado por muitas pessoas que se alonga demasiado, mas é professor, há que dar um desconto. Por outro lado há deputados que propositadamente passam a vida a "gozar descaradamente o prato" e todas as assembleias lançam as mesmas perguntas, depois enquanto o presidente responde interrompem-no, cochicham, dialogam, mandam bitaites, eu deixei de ir às assembleias, aquela gente dá vómitos. Alguns que pertenciam aos PS ainda bem que ou saíram ou não se candidatam. Não sabem olhar para um folha com números e fazem as perguntas em modo de gozação, fazem considerandos e dão as respostas antes de obterem os esclarecimentos. Ninguém é santo, só o prof. Mário Pereira tem pachola para aturar esta gente, se fosse com o Rosa do Céu estavam feitos, as perguntas ficavam sem resposta e ainda hoje alguém se queixa disso.
Há sim uma maneira de se acabarem as assembleias municipais a horas decentes. CUMPRA-SE O REGIMENTO!
Nem o presidente de câmara, nem o presidente de mesa, nem os deputados, nem os munícipes têm todo o tempo do mundo para falar. AS COISAS TÊM REGRAS. A bancada PS usou de todas as artimanhas e artifícios para prolongarem as assembleias só para receberem DUAS OU MAIS SENHAS DE PRESENÇA, É ISTO QUE TEM DE SER DITO. Então usavam da palavra, da supra-palavra, do direito de resposta e da defesa da honra. Há lá menina que gosta de falar horas...
Das 3 vezes que lá fui só um homem me mereceu nota 10 foi o sr. João de Brito. Parco de palavras, votou em consciência, esteve ao lado da câmara e esteve com a oposição. Uma palavra de apreço também para a bancada CDU que das vezes que lá estive não respondeu a provocações. Uma palavra de apreço na bancada PS ao sr. Lúcio Amaral, e à Dr.ª Margarida Céu, das vezes que lá estive portaram-se 5 estrelas. O resto? Graciete, Ramalho e Companhia: provocação, arrogância, malidecência a roçar a malcriadice. Quem vier de novo a presidir ou começa a mostrar o cartão amarelo ou não tem mãos nestas "mulas velhas"...

Anónimo disse...

Caro 12:50

Pode haver também alguma dose de impreparação por parte do Executivo. Um presidente ou um vereador estão lá para tomarem decisões políticas. A documentação é elaborada por técnicos. Cabe ao Executivo convocar os técnicos para estarem presentes e darem as explicações que os deputados precisem. Só que nem todos estarão dispostos a trabalhar de borla e parece que a câmara de Alpiarça não paga horas extras, mas paga 90 euros aos deputados e a cada uma das vereadoras que lá estão. Será assim ou não?

Anónimo disse...

Há gente que nem isso merece ser chamada, pois calunia, inventa, fala do que não sabe. O das 15:42 fique a saber que nunca foram pagas duas senhas de presença a ninguém e que muito teríamos a discutir sobre quem está preparado para o quê. É obrigação do Presidente responder ou mandar responder pelos vereadores a TODAS as perguntas, ainda que isso ponha em causa o sol que querem tapar com a peneira.
Também lhe digo que a educação faz bem a todos. A Drª Margarida Céu e o Sr. Lúcio são dignos representantes da bancada do PS, o Sr. João de Brito do PSD (embora às vezes não pareça), mas o Dr.Fernando Ramalho, o Dr Paulo Sardinheiro e a Drª Graciete Brito não andaram consigo na escola, se é que andou em alguma, o que não me parece. Por isso lhe digo que nem sequer é gente.
Ao das 14:56 digo que é bom que se informe - as senhas de presença são cinquenta e poucos euros e sobre isso é pago IRS. Para sessões que duram 6 ou mais horas e para as quais têm de ser lidos e interpretadas por vezes dezenas de
páginas, que se as quiserem ler em suporte de papel têm de imprimir do seu bolso, será uma fortuna?
Infelizmente, alguns de vocês se pudessem, acabavam mesmo com a Assembleia Municipal. Mas não podem. No dia 29 outros virão para fiscalizar quem detiver o poder e esperemos que o feitiço se volte contra o feiticeiro.

Helena do Rosário disse...

Claro que é assim ó 14;56. É por essa razão que os independentes da lista do PSD se candidatam a esse tacho e obrigaram os bons Sociais Democratas a demitirem-se.