.

.

.

.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

TOMADA DE POSSE: Francisco Cunha, “enterrado na cadeira” passou o tempo todo a mandar mensagens no telemóvel durante a cerimónia

Assisti à tomada de posse do novo elenco autárquico e fiquei estarrecido pela falta de rigor e competência do anterior Presidente da Assembleia Municipal. Não percebeu que há regras de boa educação institucional que devem ser cumpridas,  independentemente das nossas escolhas. Esqueceu-se de convidar o Vice-presidente da Assembleia da República a tomar lugar, mas não esqueceu de oferecer a título pessoal, numa cena patética e ridícula, uma prenda à sua secretária quando já o novo Presidente da Assembleia tinha sido empossado. Também não resistiu em satisfazer a sua vaidade e presunção e toca a botar faladura para não dizer nada.
Quanto ao eleito Francisco Cunha primou pela falta de compostura pública quando, enterrado na cadeira, passou o tempo todo a mandar mensagens no telemóvel durante o acto. Enfim, o melhor é continuar a fazer patuscadas com os amigos...
Quanto ao resto decorreu normalmente. Um reparo no entanto ao discurso da professora Gabriela que lamentou o facto de não haver mulheres no executivo. Não consta que na lista que integrou houvesse alguma candidata em lugar de destaque. Todos os cabeças de lista eram homens e precisariam de ter 4 eleitos na Câmara Municipal para entrar uma mulher. Incongruências.


17 comentários:

Anónimo disse...

Gabriela Coutinho lamenta não haver mulheres no elenco.Quer esperava? Não foi eleita...como queria que houvessem mulheres'

Anónimo disse...

Mais uma manobra sectarista do executivo eleito. Acaba de publicar fotos da tomada de posse onde só se vê os eleitos da CDU a tomar posse.
Lastimável atitude a pagina da câmara não é sua Sr Presidente.

Mario Mateiro Raposo: disse...

Mario Mateiro Raposo: vergonhoso foi uma passagem de modelos eu pensei isto não pode estar acontecer estou a sonhar
(Facebook)

Anónimo disse...

Ó Mario Mateiro, entao agora já não gostas de modelos ? isso nem parece coisas tuas, rapaz. Abraço.

Anónimo disse...

Alguém consegue explicar qual o CRITÉRIO para na página da câmara constar o seguinte:

" Mário Fernando Atracado Pereira
Professor
Eleito pela Coligação Democrática Unitária"

"Francisco José Saturnino Cunha

Eleito pelo TODOS POR ALPIARÇA (PPD/PSD.MPT)"

Será que a eleição por uma coligação é diferente na CDU e TPA, em que numa se omitem os partidos (PCP_PEV) e noutra se identifica quem constitui a coligação?

Começam as golpadas logo de início, ou foi uma "distração" a utilização de critérios diferentes?

Anónimo disse...

Não me admirei nada dessa atitude de estar sempre a mexer no telemóvel. Aquilo não lhe diz nada. Só a galhofa é que tem interesse, agora coisas sérias tá quieto.
Aliás, esta atitude também era comum no antigo presidente da AM. Parece que fazem questão de mostrar que são superiores àquilo que se está a passar. E havia outras pessoas, como aquela senhora do PSD de nome estrangeiro do Frade de Cima, que esteve sempre na assistência no gozo. Uma vergonha.

Anónimo disse...

Ó 15:38, na CDU não é preciso lembrar quais são os partidos da coligação porque nunca foram escondidos, pelo contrário há orgulho nisso. No TPA é preciso lembrar porque vocês querem esconder esse facto. Tão simples quanto isto.

Anónimo disse...

Não Ò 15:50, é uma questão de CRITÉRIO, de IGUALDADE, de TRATAMENTO IGUAL.
É isso a génese da democracia.
Não está em causa esconder o PSD/PPD_MPT, está em causa a omissão do PCP-PEV, entendeu?
Não é que fique surpreendido, sempre soube que em algumas "democracias" há uns animais que são mais iguais que outros...

Anónimo disse...

Não sejam "palermas" e discutam coisas que mereçam ser discutidas.
Que há políticos que tudo aproveitam para denegrir os adversários, já todos sabemos.

Natália Raposo disse...

Metam na vossa cabeça que o povo de Alpiarça já fez a sua escolha e essa foi a CDU. E lá diz o ditado quando não os poderes vencer junta-te a eles só assim com a participação de todos os que foram eleitos se poderá realizar um bom trabalho no sentido de desenvolver a nossa terra. Afinal é o que todos queremos certo? bom trabalho para todos. Natalia Raposo
(Facebook)

Anónimo disse...

Caro comentador das 17:13, tudo merece ser discutido em democracia. Há questões mais importantes do que outras, é verdade, mas nas pequenas questões se prevê o que acontecerá com as grandes.
Quando um profissional (competente) de qualquer área elabora listas, usa critérios.
Pode ser o apelido primeiro, o nome por ordem alfabética, o número mecanográfico, o que quer que seja.
Neste caso, é natural que o presidente e os vereadores eleitos pela CDU (PCP/PEV) apareçam nos primeiros lugares, o Engº pedro Gaspar em 4º e em último o candidato menos votado.
Até aqui tudo bem.
O que não é natural, nem digno dum profissional é que trate duas coligações semelhantes com critérios diferentes.
Ou usa a denominação CDU (PCP/PEV) e a do TPA (PSD/MPT) ou usa simplesmente o nome da coligação.
Se no caso da CDU se referiu por extenso ao nome que originou a sigla, o critério para o TPA deverá ser o mesmo.
Se verificar, isso aconteceu, e está correcto.
Então porque omitir os partidos que originaram a coligação CDU e inscrever os que deram origem ao TPA?
Poderia ter sido por ser um acrescento rápido, e não se terem dado conta.
Poderia...
Mas se consultar o item da Assembleia Municipal, com eleitos novos em todas as candidaturas, o "erro" volta a repetir-se.
Pode ser um preciosismo, mas as regras democráticas são para serem cumpridas e a lei impõe a igualdade de tratamento para todos.
Não será assim?

Anónimo disse...

errata " 4º e em último o candidato menos votado." Queria dizer em " 5º e em último o candidato menos votado.

Anónimo disse...

Eu acho que se deve respeitar o que vem escrito na acta de apuramento final dos resultados eleitorais autárquicos de 29 de Setembro para o concelho de Alpiarça.

Aliás nos votos não estava TPA, estava TODOS POR ALPIARÇA (PPD/PSD.MPT). Consultemos o que diz a acta.

Anónimo disse...

Ponha o que quiser...
Sob o regime Stalinista pode-se usar os argumentos que se quiser.
O boletim de voto, que presumo não seja falsificado tinha três campos.
1º nome do partido coligação. Neles constavam: Coligação democrática unitária, o símbolo da CDU+PEV e os partidos que integravam a coligação: CDU+PEV
No do TPA, a designação por extenso "Todos por Alpiarça", os símbolos do PSD+MPT e os partidos que integravam a coligação: PSD+ MPT.
Se me conseguirem explicar campo a campo, a diferença, dou a mão à palmatória.
Não vi no boletim "Coligação Democrática Unitária" e no do TPA "Todos por Alpiarça (PSD/PPD-MPT).
Provávelmente devo estar enganado, e como sempre, há quem nunca se engane...
Enfim, mais um ponto para a democracia "made in PCP".

Anónimo disse...

E lá continuam eles a não querer ser do PSD! Concorressem independentes de partidos, gaita! Pagavam a campanha, procuravam as assinaturas e pronto. Não quiseram, agora tem que "mamar" com o PSD , que remédio.
Até estava ontem na cerimónia o Ramiro Matos, alto dirigente do PSD do distrito e esta gente vem para aqui dizer que são TPA. Ainda querem negar que são da lista do PSD? Se continuarem com isso, são piores que seres rastejantes.

Anónimo disse...

Vou referir-me pela última vez ao assunto.
Ninguém está preocupado em ser ou não ser do PSD. Para mim, grave seria ser identificado por um partido que apoia regimes como a Coreia do Norte, ou os genocídios de Ucranianos.
Não é isso que está em discussão.
O PCP pode nas suas páginas e publicações identificar a coligação do Todos por Alpiarça como muito bem entender.
Diferente é uma Câmara Municipal, que NÃO É DO PCP. Trata-se de um organismo público que de 4 em 4 anos tem um gestor nomeado pelo povo e que se deve pautar por critérios de igualdade de tratamento.
Calhou ao PCP, e há que respeitar...
Mas sendo a CMA um organismo público, TODOS devem ser tratados sob os mesmos critérios, independentemente se é um cidadão isolado ou uma força política.
Se há referência a partidos que integram uma coligação, o mesmo deve ser aplicado à CDU e constar PCP/PEV.
Se o critério usado é não identificar os partidos, então, tanto deve ser usado na "Coligação Democrática Unitária", como na "Todos por Alpiarça".
É difícil entender isto? Calculo que sim, quando se confunde a Câmara com o partido...

Anónimo disse...

Depois de escrever há minutos o último comentário, verifico que o "site" da Câmara foi alterado e passou a constar tanto na CDU como no TPA os partidos que integram a coligação.
Para que conste, quando levantei o assunto, o problema não era o TPA ser identificado com os partidos que integraram a coligação.
O único problema era a diferença de critérios.
Dou os meus sinceros parabéns a quem tomou a iniciativa de rectificar o que estava incorrecto.