Os sociais-democratas registaram nas autárquicas de domingo o resultado percentual mais baixo desde 1979. De 139 câmaras, o PSD na maioria em coligação, detém apenas 106. Já o parceiro de coligação, perdeu apenas dois pontos percentuais na contagem geral e ainda assim ganhou quatro municípios, escreve o Jornal de Negócios
partido de Passos Coelho nunca teve tão poucas câmaras como agora e o seu resultado em termos percentuais é o pior desde 1979. O PSD tem 106 câmaras, em 2009 tinha 139, conta 150 do PS, uma marca histórica, só conseguida em 2001 e 2005, curiosamente pelos sociais-democratas.
Mas no balanço das eleições, há também perdas a registar para o PS, que apesar de poder escolher o líder da associação Nacional de Municípios Portugueses e ter sido o partido mais votado, teve menos votos, uma diferença de 200 mil, do que em 2009.
Nas contas, o CDS, parceiro de coligação do PSD no Governo, que poderia ter saído prejudicado a exemplo do partido de Passos, reforçou a sua posição aumentado a sua presença de uma câmara para cinco.
A CDU também saiu a ganhar, venceu em 34 câmaras quando em 2009 detinha apenas 28 autarquias.
No entanto, o PSD pode continuar a gabar-se do título de partido com mais capitais de distrito, tendo vencido em oito destas câmaras, enquanto os socialistas ganharam em seis.
«NM»
Sem comentários:
Enviar um comentário