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quinta-feira, 30 de junho de 2011

“O Euro é necessário”, defende campanha de empresários

Directores-gerais da Siemens, Daimler, Allianz, Thyssen-Krup, Lafarge, Areva, Vivendi, Total, Deutsche Bank e Air France lembram a importância da estabilidade da moeda única, considerando que o “seu fracasso seria um retrocesso fatal para a Europa”.
Os empresário de 46 grandes empresas alemãs e francesas lançaram  uma campanha a favor da moeda única europeia, intitulada “O Euro é necessário”, com anúncios de página inteira em vários jornais de ambos os países.
“Estamos preocupados com o futuro do euro e da União Económica e Monetária”, dizem os empresários na sua mensagem, em que sublinham também a importância da estabilidade da moeda única em relação ao dólar e no que respeita ao crescimento e ao emprego.
Os empresários franco-alemães, cujas firmas têm em conjunto um volume de vendas de 1,5 biliões de euros e empregam cinco milhões de funcionários, apelam também para o reforço das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) da União Europeia para “excluir futuramente” crises como a actual. Simultaneamente, consideram que propostas como a exclusão de países membros do euro ou a divisão da comunidade numa união monetária do norte e uma união monetária do sul “seria o caminho errado”.
Tais “sugestões populistas não estão à altura da gravidade da situação”, advertem os directores-gerais da Siemens, Daimler, Allianz, Thyssen-Krup, Lafarge, Areva, Vivendi, Total, Deutsche Bank e Air France, nomeadamente, no anúncio de jornal.
No entanto, “é necessário que os Estados-membros coordenem mais estreitamente as suas políticas económicas e orçamentais e falem para o exterior a uma só voz”, advertem os mesmos industriais.
“Não há uma verdadeira alternativa ao euro, o seu fracasso seria um retrocesso fatal para a Europa, e queremos convencer disso os nossos concidadãos”, concluem na missiva.
«RR»

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