Muitas das pessoas, hoje em dia, quando militantes de partidos, desconhecem certas regras da democracia.
Ao verem publicado ideias contrárias à sua ideologia reagem como só os seus princípios e ideias sejam as mais correctas e sérias.
Não deve ser assim. Um dos princípios da democracia é sabermos respeitar as ideias dos outros. Quando por ventura possamos não estar de acordo com elas então devemos debatê-las de uma forma saudável para que no fundo nos possamos todos entender e tolerar o desencontro de ideias.
Talvez estes militantes activos comecem a ficar nervosos com o aproximar da época eleitoral que se avizinha para deduzirem que tudo que seja publicado ou anunciado em contrário ao que defendem, haja o objectivo de deitar abaixo ou destruir o trabalho que já fizeram ou pretendem fazer.
Um jornal deve estar aberto a todas as opiniões como publicar os artigos mais diverso e nunca se tornar num “pasquim” sectarista.”
Aos leitores cabe um papel importante. Saber aceitar este contraste e não pretender impor regras a quem manda no jornal para que este impeça a publicação daquilo que os militantes de determinados partidos não querem que seja publicado.
Nunca o “Jornal Alpiarcense impediu – nem o fará – a publicação de “Artigos de Opinião” de quem quer que seja. O que pode acontecer é não estarmos de acordo com o que foi escrito e com quem escreve, mas respeitamos a ideia de cada um, porque, também gostamos que respeitem a nossa.
Devemos ser tolerantes e debater o exposto para que na troca de ideias saibamos onde está a verdade.
A diferença está nos jornais que se escolhe para ler: há jornais e jornais. Existem aqueles que são uma “referência” como existem aqueles que querem noticiar seja o que for com o objectivo de “vender papel” e ainda existem aqueles que espezinham a vida privada das pessoas ou que querem criar polémica para serem vendidos ou lidos.
Cada um que faça o que entender e publique o que quiser.
A equipa que faz e colabora com o “Jornal Alpiarcense” faz questão de se demarcar dos outros porque queremos ser no futuro um “jornal virtual de referência” e não mais um simples “blogue” entre os muitos “blogues” (como disse um leitor).
Não queremos nem defendemos “noticias bombásticas” mas desejamos uma informação séria e, acredite estimado leitor, que manter o “Jornal Alpiarcense” actualizado praticamente todos os dias, exige um enorme esforço.
Trabalhamos para isso e contamos consigo, estimado leitor.
É esta a razão porque “somos diferentes”
4 comentários:
Caro Centeio:
Infelizmente o R&E debate-se exactamente com o mesmo problema e parece que há por aí um comentador crónico que ofende a torto e a direito quem não pensa como ele. Trata qualquer um por tu, ofende a torto e a direito, mete familiares ao barulho, fala do que não sabe e o pior é que ao que parece nem ler sabe, chega a fazer comentários completamente contraditórios ao que os outros escrevem e o pior é que vê em cada artigo e comentário um inimigo do PCP.
Um dos principais colaboradores do R&E que se assinava por Gandalf deixou de colaborar pois escrevesse o que escrevesse (e fazia-o muito bem) foi achincalhado ao máximo só porque teve a infeliz ideia de confessar que não gostava de regimes comunistas.
A partir daí e mesmo que Gandalf escrevesse em defesa dos fracos e desprotegidos, contra a miséria e o desemprego e contra certas actuações dos partidos que têm estado no poder em Portugal era deitado abaixo.
Há que repensar a publicação de certos comentários que apenas desprestigiam quem tem o trabalho de manter um blogue actualizado.
É que há por aí muitos reformados de luxo que nada fazem e pensam que os administradores dos blogues têm de estar 24 horas sobre 24 horas a aturá-los.
Irra que é demais!
É simples. Nao permitam a colocação de comentarios. Eu até venho aqui apenas para ver as noticias e não propriamente para saber o que os outros acham das noticias.
Agora escolherem os comentarios que devem constar no blogue, acho despropositado, por muito disparates que contenham. Aproveitem e vejam o que é feito nos grandes portais de noticias nacionais e internacionais.
"Jornal Alpiarcense" agradece a sugestão e vai tomar em atenção a proposta.
De qualquer maneira, os comentários ofensivos não são publicados.
Existimos para informar e não para ofender.
AC
Sou militante do PCP e apoiante da CDU e dos seus candidatos. Sou dos que também acha que tem de haver uma certa elevação no debate político nestes blogues, assim como na vida política em geral. Os verdadeiros comunistas sabem que só com o respeito pelos outros e pela afirmação clara das suas ideias podem aspirar a convencer a população; devem criticar quando é de criticar, mas utilizando argumentos válidos e nunca a ofensa. Tem sido isto que a CDU tem feito e penso que, com os candidatos que no sábado apresentou e com os que vai continuar a apresentar para as suas listas, é o que continuará a fazer. Nunca ofenderá os seus adversários políticos e penso que nunca farão ataques pessoais a ninguém, apenas terão que fazer análises correctas das situações.
Que ninguém, de propósito ou não, confunda as coisas.
Enviar um comentário