A Região de Lisboa e Vale do Tejo conta 4,5 milhões de turistas, ou seja, com cerca de 34% do total nacional, informou Joaquim Rosa do Céu, na sessão de apresentação, em Santarém, da Campanha de Turismo para o Mercado Interno.
O presidente da T-LVT deu a conhecer outros números relativos à região (segundo dados do INE e World Traveland Tourism Council –WTTC): 10 milhões de dormidas por ano na hotelaria (25% do total nacional); 577,1 milhões de euros em receitas de alojamento (30% do total nacional); 5,4 mil milhões de euros em receitas de turismo ((9,1 %do PIB regional); 63.668 camas turísticas (24% do total nacional); 139.000 postos de trabalho no turismo da região (directos e indirectos); 3,65 milhões de população (34% do total nacional); 11.736 Km2 de superfície (12,7% do total nacional).
Rosa do Céu definiu a Região de Lisboa e Vale do Tejo como “um lugar único, de excelência, singular e diverso, que vale a pena visitar”.
Herdando atribuições, competências das anteriores Regiões de Turismo dos Templários, Ribatejo e Costa Azul, e das Juntas de Turismo do Estoril e da Ericeira, a T-LVT, a viver o seu primeiro ano de vida, apresenta-se como um projecto regional mais vasto, que engloba, até ao presente, um universo de 37 municípios aderentes, de Tomar a Setúbal.
“Do Atlântico à Lezíria, da Poesia à História, à gastronomia, esta é uma terra de descobertas que segue ao longo do maior rio do país. A riqueza histórica dos Templários, os rios que se tornam Atlântico na Costa Azul, a natureza pungente de Mafra/Ericeira, a intensidade do Ribatejo, a poesia do Estoril, o património de Sintra e a grandeza de Lisboa.
Que outra região em Portugal oferece tantas experiências a quem a visita?”
«JA»
Sem comentários:
Enviar um comentário