O obscurantismo resulta não só da manipulação dos meios de comunicação, da manipulação da administração pública e da política pública como dominação e não como serviço do bem comum.
É a mentira pública como forma de obter benefícios privados. É a constante deformação e desinformação que tenta encobrir actos de corrupção e alcançar a impunidade. É a permanente utilização da demagogia, da “frase feita”, da mentira, da emoção e do populismo.
A primeira forma de manipulação demagógica, e a mais importante, é o personalismo. O personalismo transforma o problema político, que é de grupos e classes, em questão de indivíduos.
A alquimia da manipulação das mentes é tão sofisticada nos laboratórios da política quanto nas agências que criam imagens para vender produtos de consumo de massas.
As “forças ocultas”, a “campanha negra” ou a vassalagem abjecta dos Gamas, Vitorinos, Costas, Césares, Martins, Anas e outros, complementam o mais obscuro e rançoso oportunismo político. Os apelos de “esquerda” uma mostra do mais ousado cinismo.
HS
1 comentário:
Não disse mentira nenhuma. Tudo isto é verdade.
Hajam pessoas que digam a verdade.
Enviar um comentário