Joana Serrano é a renovação da CDU enquanto João Osório e Celestino Brasileiro representam a velha ortodoxia da "cassete pirata".
O problema da CDU é que sempre quis impor as suas "verdades absolutas" emanadas do comité central e dos velhos do Restelo do partido.
Podem jurar a pés juntos que tudo é decidido pelas bases, mas é uma refinada mentira.
O PCP e os partidos à sua esquerda apregoam democraticidade, discussões pelas bases, etc, mas tudo é cozinhado pelas cúpulas dos partidos.
Muitas vezes, se não na maioria, os militantes não se apercebem da manipulação que é feita pelos "iluminados" do partido.
É nesta ordem que as contestações (por exemplo) só são feitas quando serve uma determinada estratégia global e não quando os trabalhadores e o povo necessita de quem organizadamente se oponha à ditadura democrática.
No caso presente, é evidente que temos e teremos um choque de mentalidades.
Os velhos caciques do PCP estão a ver o terreno a fugir-lhe debaixo dos pés.
Primeiro, o Presidente da Assembleia, independente, mas eleito pela CDU, questionou a independência da "sua" Assembleia.
Agora, a Joana contesta as decisões cozinhadas no edifício da esquina.
O PCP/CDU tem de acordar da letargia.
Hoje os seus militantes e simpatizantes já não são os velhos operários e camponeses, incultos e sem acesso à informação.
Nos tempos correntes, quem tenha interesse em adquirir informação e cultura já não está dependente das amarras dum qualquer partido.
Liga o computador, lê opiniões e fica com a sensibilidade do que a sociedade civil pensa, independentemente das teorias partidárias.
As "missas" da Bernardo Lima cada vez terão menos fiéis.
Quem quererá ouvir um "pastor" comunista que na maior parte das vezes sabe menos que as suas ovelhas?
Tenho a percepção que cada vez menos os partidos ditarão a vontade dos seus militantes.
O PCP/CDU quer continuar a controlar tudo, dentro da estratégia e das teorias bolcheviques e marxistas leninistas do início do século passado.
Só que cada vez menos o indivíduo se deixa controlar.
Hoje é 2011, as pessoas sabem ler, escrever, acedem à net e por isso formam opiniões e conceitos sem precisarem de dirigismo de iluminados.
Talvez estejam aqui as verdadeiras razões porque todos os partidos têm dificuldade em "encarneirar" as suas bases.
Opinião de um comentarista.
Noticia relacionada:
3 comentários:
e acima de tudo e para completar o excelente texto do autor, os alpiarcenses não são parvos, ao contrário de alguns que pensam que ainda vivemos no período pós-revolucionário.
Reconhecem que a CDU tem grandes valores nas suas fileiras, mas continua infestada de velhos do restelo, que nem conseguem demonstrar o seu valor na vida em sociedade, quanto mais como militantes de um partido.
Situação lamentável, que poderia ter sido evitada, e só não foi sabe-se lá porquê. Serão burros ?
A Dr.ª Joana Serrano demostra através da sua posição, como pelo trabalho efectuado na Junta de Freguesia o que os outros não tem: HUMILDADE.
O que é humildade ?
A humildade é uma virtude, um estado intelectual apto para aprender sempre, podemos encontrar humildade em um milionário e arrogância em um mendigo, diferentemente de muitos que acham que humildade é sinônimo de miserabilidade ou pobreza.
Uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender, o acumulo de informações que ela tem são como gostas no oceano do saber.
Uma pessoa humilde aprende com seus erros, está disposta até ouvir coisas que não lhe agradam ou que lhe contrariam, pois reconhece que ela não é dona da verdade e respeita a opinião contraria.
O anonimo das 23:42 deve ser algum iluminado. Não gostou de ouvir as verdades ? Temos pena !
Enviar um comentário