.

.

.

.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Leitor contesta “distinções e condecorações”


Nada tenho contra a senhora (ler: Hendrika Van Leur foi homenageada pela Câmara de Alpiarça com a Medalha de Mérito) que por acaso até reside em Alpiarça e até é Bicampeã nacional de petanca
O que não compreendo, daqui o meu protesto, é o critério que a Câmara usa na atribuição de condecorações e homenagens.
Parece-me que as pessoas são distinguidas sobre um critério instantâneo e sem efeitos futuros ou então porque caíram na graça de quem tem o poder para atribuir tais condecorações.
O que o executivo da CDU anda a fazer faz-me lembrar quando  José João Pais foi vereador do Partido Socialista. De um momento para o outro entendeu dar medalhas a tudo e a todos  que era gente onde alguns já davam mostras de não a merecerem - caso de Augusto dos Santos condecorado então como um grande empresário quando o tempo veio demonstrar o contrário.
A outra face das condecorações e homenagens é a falta de transparência e critérios, porque tais atribuições são feitas a quem pertenceu ou pertence ao partido que agora nos governa.
Hendrika Van Leur (lado direito)
Quem foi condecorado ou homenageado até hoje durante o mandato comunista foram pessoas ligadas ao PCP ou à esquerda.
Exemplifico e deixo a resposta para quem souber responder: porque o Campeão Nacional de Xadrez que representa a respectiva Casa de Xadrez de Alpiarça não é condecorado como foi a  Atleta do Real Clube Petanca de Alpiarça?
Será porque não é um homem de esquerda ou por não ser natural de Alpiarça?
São estes critérios ou “dois pesos e duas medidas” que não compreendo o que me leva a pensar que estas distinções não passam da “fantochadas” que só agradam a quem as recebe porque justiça e igualdade é coisa que penso não existir.
Se fores dos “meus” tens direito a tudo se fores do "outro lado" simplesmente não terás nada.
 Deve ser este um dos pilares para os critérios destas distinções onde uns têm tudo e outros não têm nada.
E assim se vão distribuindo as “Medalhas de Mérito”.
Afinal não foi só o vereador Pais que andou por aí a condecorar a torto e a direito.
Deve ser um mal da nossa classe política

1 comentário:

Anónimo disse...

Depois de 5 anos campeão nacional,depois seis anos ser vencedora da taca de Portugal, ainda alguem comentar sobre o que nos realizou. Há pessoas que nao podes separar esporte e política , e muito tristes.

H.P van Leur