.

.

.

.

domingo, 31 de janeiro de 2010

A "Agenda Cultural de Alpiarça" é um elogio ao executivo camarário

Este post (AGENDA CULTURAL DE ALPIARÇA ) para mim já é um elogio ao executivo camarário, porque até há bem pouco tempo passava-se o contrário. Não haviam iniciativas para todos (no caso a Biblioteca) para haver iniciativas só para convidados, que até tinham direito a comida paga pelos nossos impostos. Agora a Biblioteca voltou a fazer iniciativas que só não vai quem não quer, não tem convites personalizados e as crianças divertem-se.
Mas ainda agradeço a este executivo por em vez de grandes obras, executem as pequenas obras que toca mais ao coração de cada Alpiarcense, como é o caso do arranjo dos passeios (Rua Pedro Álvares Cabral)), a mudança das bolas em ferro no Largo dos Águias, o arranjo do passeio fronteiro à Câmara, o ter conseguido resolver o problema do telheiro na escola e conseguir que o Ministério da Educação pague a portaria da Escola etc....
Por vezes não é preciso que um documento como as Grandes Opções do Plano tenha um palavreado bonito, o que o povo quer é obra feita, mesmo que não conste nesse plano, como o caso da resolução do antigo cemitério e os primeiros passos no Desporto em Alpiarça.

FUTEBOL-Resultados

Resultados (14ª jornada): Caxarias-U. Almeirim, 3-4, F. Zêzere-U. Tomar, 0-2 e Glória-Águias de Alpiarça, 2-0.
Folgaram U. Santarém e Porto Alto.
Classificação: 1º U. Tomar, 28 pontos, 2º F. Zêzere, 25, 3º U. Almeirim, 20, 4ºs U. Santarém e Glória, 13, 6º Porto Alto, 12, 7º Águias de Alpiarça, 10, 8º Caxarias, 7.
Próxima jornada (6/Fev): U. Almeirim-Porto Alto, U. Tomar-Caxarias e Ág. Alpiarça-U. Santarém.
Folgam Glória e Ferreira do Zêzere.

Alpiarça é muito “senhora de seu nariz”

O comércio está para Alpiarça como Alpiarça está para o comércio pela simples razão de que não há comércio como o pouco que há a tendência é para acabar.
Na verdade Alpiarça é uma terra muito especial e muito “senhora do seu nariz”. De tal forma que até a oposição (PSD) aplaude as decisões do executivo (CDU) como elogia os partidos da oposição (PS).
Por aqui podemos ver que vivemos todos numa perfeita harmonia em que as ideais de quem se deveria opor se coloca ao lado de quem apresenta as ideias para que tudo continue na mesma e cada vez tenhamos menos comércio
Mas ainda bem que assim é porque ao menos ficamos a saber que a ideia de alguns é a ideia de outros o que na prática quer dizer que as ideias são comuns à generalidade daquilo que se discute na órgão deliberativo, excepto no executivo, que por norma a oposição tem um papel relevante que se opõe à maioria das aprovações
Ainda bem que assim é, porque para estarmos ao lado da oposição não há tempo para discutir o desenvolvimento e os problemas do comércio local que nos períodos eleitorais todos defendem mas na prática tudo continua na mesma.
Por este andamento e esta inter-ligação entre alguns partidos da oposição tudo leva a crer que o futuro de Alpiarça promete imenso para se acabar de vez com o comércio local e passarmos todos a negociar com os políticos do burgo.

Que contrapartidas foram dadas ao Clube de Petanca?

Quais são as contrapartidas dadas ao Real Clube Petanca de Alpiarça pelo serviço prestado à Autarquia?
Mais uma acção politica e agora digam lá que não é.
Existiu alguma consulta às Associações, Colectividades e Clubes para saber quem estava disponível ou queria gerir este local?
Não!
Isto não se faz para se beneficiar quem está inscrito na CDU?
De um leitor
Para mais detalhes, consultar: CLUBE DE PETANCA PASSA A TER A GESTÃO DA ZONA DESPORTIVA DOS PATUDOS

A Câmara vai fazer justiça nos desmandos ecológicos

A Câmara Municipal através dos seus vereadores e presidente irá fazer justiça no que toca aos desmandos ecológicos que por aí existem.

Recordam-se das chamadas de atenção, através da televisão e imprensa escrita para a poluição da nossa vala real, com a mortandade dos peixinhos e o célebre caso do lixo descarregado no malagueiro das praias pela própria câmara que antes havia colocado lá um letreiro advertindo que naquele local era proibido vazar lixo?

Claro que o autor das denúncias na altura, João Osório (hoje Chefe de Gabinete do Presidente) não irá esquecer isso.

E se isso acontecer, cá estaremos para o relembrar.

O olheiro

EX-TÉCNICO DA FEDERAÇÃO JÁ TRABALHA NO ÁGUIAS DE ALPIARÇA

António Jourdan, ex-técnico da Federação de Triatlo de Portugal - demitiu-se no final da época de 2009, após vários anos a trabalhar em parceria com Sérgio Santos -, é um dos treinadores do Águias de Alpiarça, coletividade que pretende ganhar maior visibilidade na modalidade, após aposta até agora nos escalões mais jovens. "Esta é uma equipa nova, mas já com largo historial na formação. Foi aqui, por exemplo, que se formou o Miguel Arraiolos."
Este triatleta, que faz parte das Seleções Nacionais, é pois um dos rostos mais mediáticos do Águias de Alpiarça - regressa ao clube, transitando do Olímpico de Oeiras -, a par de Duarte Marques (participou nos Jogos Olímpicos de Pequim), e de Sérgio Marques, o nosso melhor atleta de triatlo longo. "Este projeto acaba por dar continuidade a todo o trabalho que é feito na formação. Antigamente, quando os atletas deixavam as camadas mais jovens, tinham de ir para outros clubes, agora não é forçoso que isso aconteça", destaca Jourdan. "Esta equipa representa também os ideais olímpicos, com a presença do Duarte, que já esteve em Pequim, mas também do Miguel, que vai estar na disputa por um lugar."
Potencial
Para o ex-técnico da Federação de Triatlo de Portugal, o seu envolvimento neste projeto do Águias de Alpiarça não é apenas de agora. "Sempre colaborei com a formação. Quando fui para a federação, já o fazia", sublinhou Jourdan, que acredita no potencial da equipa ribatejana. "Queremos colocar a qualidade do trabalho na procura de bons resultados."
«Record»

sábado, 30 de janeiro de 2010

FORÇAS DA AUTORIDADE FIZERAM UMA RIGOROSA FISCALIZAÇÃO EM ALPIARÇA

A MAPIGESTE encetou nas últimas 24 horas, com a colaboração de forças da autoridade, uma rigorosa fiscalização, no concelho de Alpiarça, a bares e esplanadas, cafés, tabernas, restaurantes e outros lugares públicos onde se encontrem meios de comunicação audio visuais: TV,sistema de Som, Karaoke etc, como forma de proteger os Direitos de Autor.

A MAPIGESTE representa a SPA nos concelhos de Santarém, Almeirim e Alpiarça.
Consta que foram feitas algumas apreensões de material de som e video em várias casas comerciais por não cumprirem com a rigorosa legislação relativa aos Direitos de Autor.
Muitos comerciantes dizem desconhecer muitas das exigências contidas na Lei.A difusão de um simples canal generalista no receptor TV do seu café ou Bar implica pagamento de direitos pelo facto de se tratar de um lugar público.Será que foi feita uma conveniente campanha de sensibilização junto dos comerciantes para evitar estas apreensões e confusões?

Será que quando vamos a um consultório médico particular e ouvimos o noticiário na sala de espera, enquanto aguardamos a nossa vez, este facto está também enquadrado como fonte de receita para autores e compositores?

Esperemos que alguém de direito nos esclareça.

Por:M. Ramos
Os leitores que queiram saber o que são "Direitos de Autor" basta carregar em:

AGENDA CULTURAL DE ALPIARÇA

Na entrada de um novo ano, paramos para reflectir sobre o que passou e entrar, com olhos bem abertos, no futuro. É o momento das listas, das conquistas, a dos fracassos, a dos desejos.
É tempo para apostar em novos projectos e recriar antigos, provocar e acariciar gostos e vontades.
2010, deveria ser um ano de muitos encontros culturais. Assinala-se o centenário da República.
Numa continua construção de pontos de encontro com a localidade e quem a habita, acontecem projectos de forte vertente comunitária e educativa, aliadas à criação artística.
Como gostaria de ver algo parecido na minha “Agenda Cultural de Alpiarça”.
Mas não!
Tanto criticaram Vanda Nunes de realizar eventos culturais, chamados de eruditos e…afinal: agora a cultura local está entregue a algumas iniciativas da Biblioteca e pouco mais.
Pobre Alpiarça que não passas daquilo que mereces.
Volta Gabriela Coutinho (Autora da “Agenda Cultural de Alpiarça”) e Vanda Nunes (quem mais acontecimentos culturais levou a efeito) que estão perdoadas.

"Sucateiro Mor" está-se borrifando para as leis e até para as autoridades

Este sucateiro (ver: "Sucateiro Mor" vasculha contentores de lixo espalhados pela Vila de Alpiarça ) sempre teve "ideias brilhantes"!
Portanto, já nada nos espanta.
Só não percebemos, como diz o "leitor atento" a razão de tanta protecção das autoridades, para com um fulano que se está borrifando para as Leis e normas estabelecidas e para os agentes que têm por missão de as fazer cumprir.
Até um jornal regional que investigou o assunto, constatou os factos frente ao seu nariz e, não publicou sequer uma linha acerca do assunto.
O que teria então acontecido durante essa investigação jornalística?
Será que algum dia vamos saber?
A verdade, é que apesar dos prometimentos políticos para melhorar o ambiente, a senda do lixo e da sucata que já vem de longe, continua para quem quiser ver, nesta Vila Tranquila de Alpiarça.
Até quando? Eis a questão.
O olheiro

CLUBE DE PETANCA PASSA A TER A GESTÃO DA ZONA DESPORTIVA DOS PATUDOS

A Câmara celebrou um protocolo, um acordo de cooperação com o Real Clube Petanca de Alpiarça para a gestão funcional da Zona Desportiva dos Patudos.
Nesta parceria o Real Clube Petanca de Alpiarça irá assegurar a abertura daquele espaço desportivo.
A Zona Desportiva dos Patudos ficará disponível para todos os que pretendem utilizar dentro dos horários estabelecidos, sem custos para o Município pela cedência da recepção, a sala de arrumos e os balneários.
Todos os pagamentos deverão ser feitos antecipadamente, na recepção das Piscinas Municipais em funcionamento todos os dias úteis das 9 às 20.30 e aos sábados das 9 às 13 horas.
Compete depois ao Clube fazer o controlo e assegurar-se de que a utilização está de acordo com o regulamento em vigor

Câmara Apoio Projecto “Triatlo em Alpiarça”

Este será um contributo para que de futuro haja mais desporto em Alpiarça.
O Triatlo em Alpiarça surgiu em 1989 por iniciativa do então Vereador das Obras Leonel Piscalho, Alpiarcense de reconhecida dedicação ao Desporto.
Continuou até 1998 chegando mesmo a ser uma Prova Ibérica de grande projecção a nível Nacional. Mais tarde, através do Clube Desportivo “Os Águias” e com a vinda para Alpiarça de um Professor dedicado ao Triatlo, Miguel Jourdan, o Triatlo passou a ser uma nova modalidade no Concelho.
Com este Professor arrancou um grupo de jovens, que de norte a sul do País representaram o Concelho de Alpiarça em patamares de alto nível.
Este ano o Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça lançou o projecto “Triatlo em Alpiarça” que mereceu por parte da Câmara Municipal uma análise e decisão favorável de apoio tendo como referência algumas premissas das quais um Concelho não se pode dissociar:
1 - O facto de toda a equipa e em especial a equipa de formação ser dirigida por um Treinador que por provas sobejamente conhecidas, dá garantias de um trabalho de mérito para o Concelho;
2 - O potencial que este projecto terá na revitalização da paixão pelo Desporto, funcionando como catalisador para a inspiração de outras escolas de formação;
3 – Exposição mediática do Concelho potenciando outras vertentes de desenvolvimento;
4 - A qualidade dos resultados obtidos pelos jovens em 2009;
5 – E o facto de um Alpiarcense ter alcançado resultados reconhecidos a nível nacional e Internacional elevando o nome do Concelho na modalidade.
Alpiarça pequena dimensão do nosso Concelho e facto do reconhecimento que tem tido ao longo dos anos no desporto, tal como noutras vertentes, com grande potencial de dedicação esforço e paixão.
Para que exista mais e melhor desporto é preciso haver envolvimento, habilidade, trabalho e prazer pelo que se faz.
Este será um contributo para que de futuro haja mais desporto em Alpiarça.
Foram estes os motivos que levaram a Câmara de Alpiarça a apoiar este projecto.

Viva o "Sucateiro"que todos sabem que existe mas ninguém proibe os seus préstimos serviços

Ora nem mais o "Sucateiro" faz o que quer porque a câmara por e simplesmente não tem CAPACIDADE em termos de autoridade como de responsáveis desde o presidente, vereadores e encarregados.
Todos sabem bem só não se sabe o porquê de não resolverem de uma vez por todas o sucateiro do "Vale do Rato" teve de acabar com tudo desde o dia 7 de Junho de 2009. Não é por nada mas como morava pegado a mãe do Mário Peixinho só tinha que acabar. Isto só vem a conclusão que o Vereador Mário Peixinho é como o Camões só tem um OLHO e viva o "Sucateiro Mor"
Só mais uma coisa:um recado para o Sr. Presidente o que parece nem sempre é.
Por: A.M.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

"Sucateiro Mor" vasculha contentores de lixo espalhados pela Vila de Alpiarça

Seria importante sensibilizar a Câmara Municipal para que junto do Ministério do Ambiente e outras entidades com poder actuante e decisório neste forrobodó das sucatas, comece já a pensar como resolver o problema dos depósitos e desmantelamento de ferro velho por alguns cidadãos em fazendas e quintais particulares que à medida que vão permanecendo nos terrenos vão contaminando cada vez mais o nosso subsolo.
Existe um sucateiro (que alguém apelidou de "Sucateiro Mor" e que diz actuar com autorização da câmara, vasculhando até os contentores do lixo espalhados pela Vila) já referenciado por várias entidades ligadas ao ambiente que continua com o negócio, fazendo orelhas moucas aos avisos das autoridades competentes para que cesse a recolha de sucata enquanto não tiver condições e licenciamento para a actividade.
Este "espertalhão" entrou na campanha do "Electrão" (recolha de electrodomésticos, PC,s impressoras e outros utensílios avariados) levada a efeito pela escola EB2,3/S - José Relvas, indo lá depositar umas arcas e uns frigoríficos.Grande benemérito!... É que frigoríficos e arcas congeladoras não têm valor comercial no circuito dos sucateiros!
Deve ser emitido um voto de louvor a este sucateiro altruísta que prescinde de algumas peças da sua reserva que o incomodavam, a favor desta campanha. Aliás, a pessoa em questão é bem conhecida pelos seus dotes de filantropia e honestidade em toda a comunidade alpiarcense.
É só perguntar.
Quanto à limpeza, concordamos com ela desde que seja para fazer uma limpeza a sério.

Por: "O Cantoneiro"

VAMOS LIMPAR ALPIARÇA NO DIA 20 DE MARÇO

Foi a 3 de Maio de 2008 que o projecto “Let’s Do lt 2008”, juntou 50.000 voluntários da Estónia que removeram 10.000 toneladas de lixo em apenas 5 horas.
Em Portugal, um movimento de cidadãos, formou o Projecto Limpar Portugal (PLP), inspirado na iniciativa da Estónia, tendo como objectivo a limpeza de lixeiras ilegais da floresta portuguesa.
De forma mais ou menos coordenada, foram nascendo núcleos concelhios deste projecto por todo o país. Também em Alpiarça, nasceu um movimento de cidadãos, motivado pelo incentivo de Vítor Lopes a um conjunto de alpiarcenses.
No dia 27 de Janeiro, o Grupo de Coordenação de Alpiarça em reunião com a Autarquia de Alpiarça, deu mais um importantes passo para que esta iniciativa seja um sucesso e que o dia 20 de Março de 2010 fique na história do concelho, não só pelos resultados que nos propomos atingir, mas também pela mobilização de um número de voluntários com um único objectivo comum: Limpar as lixeiras ilegais do concelho de Alpiarça.
Garantido assim o apoio da Autarquia, estamos em condições de avançar para o patamar seguinte deste projecto.
A participação dos alpiarcenses é agora fundamental. Fazermos história depende de todos nós querermos participar nela.

A Junta de Freguesia pretende resolver o problema do “Cemitério Velho”

Para tal está a contactar os herdeiros do jazigos que ainda existem no cemitério velho de forma a que estes cedam os registos dos jazigos para nome da junta a fim de que esta possa, depois na qualidade de proprietária dos mesmos, candidatar-se a verbas comunitárias de forma a que obtenha apoios suficientes para que possa transladar para o “Cemitério do Vale da Cigana” todas as ossadas existentes no antigo cemitério.
É esta a única maneira de resolver o problema que se arrasta há longos anos e que não há meio de estar resolvido.
Se os herdeiros colaborarem com a iniciativa da Junta de Freguesia a situação pode-se resolver com mais rapidez e de uma vez por todas.
Saliente-se que actualmente a Junta de Freguesia de Alpiarça não tem capacidade económica para fazer qualquer transladação visto que são milhares e milhares de euros que são precisos para levar a efeito as transladações para além das dificuldades e falta de interesse que alguns herdeiros apresentam quando este órgão concede dois terrenos gratuitos no “Vale da Cigana” para quem transfira as ossadas existentes na Rua Silvestre Bernardo Lima, local onde se situa o velho cemitério.
J.A.

O “Restaurante das Piscinas” começa a deteriorar-se por falta de utilização e nada indica que venha a funcionar nos próximos tempos

Dotado de óptimas estruturas e dimensionado para os fins destinados, além da bela paisagem que dá a usufruir a quem dele faça uso o “Restaurante das Piscinas Municipais” encontra-se encerrado, já vai para alguns anos.
Propriedade da Câmara Municipal, os poucos concessionários que já teve não conseguiram manter-se por longos períodos tendo assim contribuído para o seu encerramento contínuo ao ponto das respectivas instalações começarem-se a estragar pela falta de uso.
Localizado num óptimo local, o espaço de lazer da Barragem dos Patudos, o executivo da câmara ainda não decidiu o que fazer para que o restaurante comece a funcionar.
No entanto, a exploração deste local entregue a terceiros poderia ser uma boa fonte de receita para a autarquia que tem os seus cofres tão defraudados de receitas. Basta que estipule condições e regras para que o mesmo comece a entrar em funcionamento e a ser explorado para activar esta zona de lazer que dia após dia não vê melhoramentos nenhuns para que o Complexo Desportivo dos Patudos possa vir a ter o movimento que teve no seu inicio.
Esperamos que a Câmara e o seu executivo da CDU saiba encontrar com toda a urgência uma maneira de pôr a funcionar o restaurante da Barragem dos Patudos, a fim de quem beneficie todas as partes.
J.A.

Sónia Sanfona ouviu a União de Sindicatos tendo considerado proveitoso o encontro

De Rui Aldeano, da União de Sindicatos de Santarém, transcrevemos a sua opinião quanto ao caso “Platex”
"Conseguimos sair com o compromisso, por parte da Sra. Governadora Civil, que dentro da medida do possível, irá intervir junto do governo central, para tentar encontrar, rapidamente, uma resposta para o problema da Platex, para que volte a trabalhar e para que sejam assegurados os 220 postos de trabalho". Quanto ao processo de insolvência que já está a correr, "o que continuamos a pedir ao governo, é que ocorra uma intervenção rápida, para credibilizar a empresa, uma vez que nos foi dito pelo Ministério da Economia e do Trabalho, que era economicamente viável".Segundo afirmou o dirigente, "apesar de financeiramente degradada é uma empresa viável, e uma vez que o próprio estado é credor através da segurança social, através da EDP, onde tem capital e das Finanças, que se faça durante o período de insolvência uma correcta actuação para que a empresa volte a trabalhar".Os trabalhadores exigem actuação, "porque o papel do estado através do governo, é proteger os cidadãos, é proteger o país, e esta empresa continuar a laborar faz parte do interesse estratégico regional e nacional, defende o aparelho produtivo e sobretudo, defende os cidadãos e os trabalhadores". Rui Aldeano em nome dos trabalhadores foi peremptório, "nós queremos que a Platex trabalhe e exigimos ao (Governo), que actue correctamente para que a empresa não feche as portas".
De Sónia Sanfona, ficamos a saber que o encontro com o representante da União de Sindicatos de Santarém "o encontro foi proveitoso de parte a parte, no sentido em que, para mim foi mais fácil perceber, de acordo com a resenha que me fizeram, da situação que atravessam. Por outro lado foi também possível chegar-mos a um entendimento, quanto ao papel do Governador Civil nesta situação em concreto. Manifestei-lhes a minha solidariedade no momento de dificuldades que atravessam, naturalmente muito difícil, quer do ponto de vista social quer do ponto de vista económico. Trata-se por isso de um assunto importante para Tomar e também para o Distrito. E neste sentido, manifestei-lhes ainda a intenção de fazer o que estiver ao meu alcance para os poder ajudar".A Governadora adiantou que, "vou procurar agendar de imediato uma reunião com o Ministério da Economia e outra com o Ministério do Trabalho, com 2 objectivos principais: em primeiro lugar recolher junto dos Ministérios a informação sobre o ponto de situação deste processo, e saber ainda do ponto de vista das suas competências até onde poderá haver uma intervenção". Depois, reforçar junto do Governo a posição dos trabalhadores e as dificuldades que se lhes está a criar, com a situação em que se encontro a empresa, designadamente o seu ponto de vista, de que a empresa tem viabilidade e que poderá encontrar-se uma solução. Assumi com eles o compromisso de diligenciar junto de quem tem algum poder de decisão, será essa a minha função, no sentido de poder encontrar uma solução que venha em benefício dos trabalhadores e da empresa", citámos
J.A.

Mário Pereira, Personalidade do Ano

Depois de três vitórias do PS no concelho de Alpiarça, Mário Pereira, um professor de história de 39 anos, recuperou a autarquia para a CDU protagonizando uma das surpresas eleitorais das eleições autárquicas. Futebolista no clube da terra dos infantis aos seniores gosta muito de escrever e a sua curiosidade pelo que se passa à sua volta leva-o a confessar que não se sentiria mal se tivesse enveredado pelo jornalismo. Um dos seus objectivos é dissipar o clima de crispação política que estava instalado no seu concelho.
Mário Pereira, Presidente da Câmara, foi considerado uma das “Personalidade do Ano 2009” pelo Jornal "O Mirante” na área de: Politica.
(transcrição feita com a devida vénia do jornal "O Mirante")
J.A.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SÓ É PRECISO SERIEDADE

Artigo enviado pelo nosso colaborador: ADAM


Reflexões: Professor Medina Carreira

Nota: O Professor Medina Carreira, um dos mais capacitados economistas portugueses, sempre que fala, deixa o País a reflectir, estupefacto. Aqui deixamos a síntese de uma das últimas entrevistas que concedeu e, a não perder.


"Vocês, comunicação social o que dão é esta conversa de «inflação menos 1 ponto», o «crescimento 0,1 em vez de 0,6»....Se as pessoas soubessem o que é 0,1 de crescimento, que é um café por português de 3 em 3 dias... Portanto andamos a discutir um café de 3 em 3 dias...mas é sem açucar..."

"Eu não sou candidato a nada, e por conseguinte não quero ser popular. Eu não quero é enganar os portugueses. Nem digo mal por prazer, nem quero ser «popularuxo» porque não dependo do aparelho político!"

"Ainda há dias eu estava num supermercado, numa bicha para pagar, e estava uma rapariga de umbigo de fora com umas garrafas, e em vez de multiplicar «6x3=18», contava com os dedos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9... Isto é ensino...é falta de ensino, é uma treta! É o futuro que está em causa!"

"Os números são fatais. Dos números ninguém se livra, mesmo que não goste. Uma economia que em cada 3 anos dos últimos 27, cresceu 1% em 2...esta economia não resiste num país europeu."

"Quem anda a viver da política para tratar da sua vida, não se pode esperar coisa nenhuma. A causa pública exige entrega e desinteresse."

"Se nós já estamos ultra-endividados, faz algum sentido ir gastar este dinheiro todo em coisas que não são estritamente indispensáveis? Pra gente ir para o Porto ou para Badajoz mais depressa 20 minutos? Acha que sim? A aviação está a sofrer uma reconversão, vamos agora fazer um aeroporto, se calhar não era melhor aproveitar a Portela? Quer dizer, isto está tudo louco!"

"Eu por mim estou convencido que não se faz nada para pôr a Justiça a funcionar porque a classe política tem medo de ser apanhada na rede da Justiça. É uma desconfiança que eu tenho. E então, quanto mais complicado aquilo fôr..."

"Nós tivemos nos últimos 10-12 anos 4 Primeiros-Ministros:
-Um desapareceu;
-O outro arranjou um melhor emprego em Bruxelas, foi-se embora;
-O outro foi mandado embora pelo Presidente da República;
-E este coitado, anda a ver se consegue chegar ao fim e fazer alguma coisa..."

"O João Cravinho tentou resolver o problema da corrupção em Portugal. Tentou. Foi "exilado" para Londres. O Carrilho também falava um bocado, foi para Paris. O Alegre depois não sei para onde ele irá... Em Portugal quem fala contra a corrupção ou é mandado para um "exílio dourado", ou então é entupido e cercado."

"Mas você acredita nesse «considerado bem»? Então, o meu amigo encomenda aí uma ponte que é orçamentada para 100 e depois custa 400? Não há uma obra que não custe 3 ou 4 vezes mais? Não acha que isto é um saque dos dinheiros públicos? E não vejo intervenção da policía... Há-de acreditar que há muita gente que fica com a grande parte da diferença!"

"De acordo com as circunstâncias previstas, nós por volta de 2020 somos o país mais pobre da União Europeia. É claro que vamos ter o nome de Lisboa na estratégia, e vamos ter, eventualmente, o nome de Lisboa no tratado. É, mas não passa disso. É só para entreter a gente..."

"Isto é um circo. É uma palhaçada. Nas eleiçoes, uns não sabem o que estão a prometer, e outros são declaradamente uns mentirosos: -Prometem aquilo que sabem que não podem."

"A educação em Portugal é um crime de «lesa-juventude»: Com a fantasia do ensino dito «inclusivo», têm lá uma data de gente que não quer estudar, que não faz nada, não fará nada, nem deixa ninguém estudar. Para que é que serve estar lá gente que não quer estudar? Claro que o pessoal que não quer estudar está lá a atrapalhar a vida aqueles que querem estudar. Mas é inclusiva.... O que é inclusiva? É para formar tontos? Analfabetos?"

"Os exames são uma vergonha. Você acredita que num ano a média de Matemática é 10, e no outro ano é 14? Acha que o pessoal melhorou desta maneira? Por conseguinte a única coisa que posso dizer é que é mentira! Está-se a levar a juventude para um beco sem saída. Esta juventude vai ser completamente desgraçada! "

"A minha opinião desde há muito tempo é TGV- Não! Para um país com este tamanho é uma tontice. O aeroporto depende. Eu acho que é de pensar duas vezes esse problema. Ainda mais agora com o problema do petróleo. "Bragança não pode ficar fora da rede de auto-estradas? Não? Quer dizer, Bragança fica dentro da rede de auto-estradas e nós ficamos encalacrados no estrangeiro? Eu nem comento essa afirmação que é para não ir mais longe... Bragança com uma boa estrada fica muito bem ligada. Quem tem interesse que se façam estas obras é o Governo Português, são os partidos do poder, são os bancos, são os construtores, são os vendedores de maquinaria... Esses é que têm interesse, não é o Português!"

"Nós em Portugal sabemos é resolver o problema dos outros: A guerra do Iraque, do Afeganistão, se o Presidente havia de ter sido o Bush, mas não sabemos resolver os nossos. As nossas grandes personalidades em Portugal falam de tudo no estrangeiro: criticam, promovem, conferenciam, discutem, mas se lhes perguntar o que é que se devia fazer em Portugal nenhum sabe. Somos um país de papagaios... Receber os prisioneiros de Guantanamo? «Isso fica bem e a alimentação não deve ser cara...» Saibamos olhar para os nossos problemas e resolvê-los e deixemos lá os outros... Isso é um sintoma de inferioridade que a gente tem, estar sempre a olhar para os outros. Olhemos para nós!"

"A crise internacional é realmente um problema grave, para 1-2 anos. Quando passar lá fora, a crise passará cá. Mas quando essa crise passar cá, nós ficamos outra vez com os nossos problemas, com a nossa crise. Portanto é importante não embebedar o pessoal com a ideia de que isto é a maldita crise. Não é!"

"Nós estamos com um endividamento diário nos últimos 3 anos correspondente a 48 milhões de euros por dia: Por hora são 2 milhões! Portanto, quando acabarmos este programa Portugal deve mais 2 milhões! Quem é que vai pagar?"

"Isso era o que deveríamos ter em grande quantidade. Era vender sapatos. Mas nós não estamos a falar de vender sapatos. Nós estamos a falar de pedir dinheiro emprestado lá fora, pô-lo a circular, o pessoal come e bebe, e depois ele sai logo a seguir..."

"Ouça, eu não ligo importância a esses documentos aprovados na Assembleia...Não me fale da Assembleia, isso é uma provocação... Poupe-me a esse espectáculo...."

"Isto da avaliação dos professores não é começar por lado nenhum. Eu já disse à Ministra uma vez «A senhora tem uma agenda errada"» Porque sem pôr disciplina na escola, não lhe interessa os professores. Quer grandes professores? Eu também, agora, para quê? Chegam lá os meninos fazem o que lhes dá na cabeça, insultam, batem, partem a carteira e não acontece coisa nenhuma. Vale a pena ter lá o grande professor? Ele não está para aturar aquilo... Portanto tem que haver uma agenda para a Educação. Eu sou contra a autonomia das escolas. Isso é descentralizar a «bandalheira»."

"Há dias circulava na Internet uma noticía sobre um atleta olímpico que andou numa "nova oportunidade" uns meses, fez o 12ºano e agora vai seguir Medicina... Quer dizer, o homem andava aí distraído, disseram «meta-se nas novas oportunidades» e agora entra em Medicina... Bem, quando ele acabar o curso já eu não devo cá andar felizmente, mas quem vai apanhar esse atleta olímpico com este tipo de preparação... Quer dizer, isto é tudo uma trafulhice..."

"É preciso que alguém diga aos portugueses o caminho que este país está a levar. Um país que empobrece, que se torna cada vez mais desigual, em que as desigualdades não têm fundamento, a maior parte delas são desigualdades ilegítimas para não dizer mais, numa sociedade onde uns empobrecem sem justificação e outros se tornam multi-milionários sem justificação, é um caldo de cultura que pode acabar muito mal. Eu receio mesmo que acabe."

"Até há cerca de um ano eu pensava que íamos ficar irremediavelmente mais pobres, mas aqui quentinhos, pacifícos, amiguinhos, a passar a mão uns pelos outros... Começo a pensar que vamos empobrecer, mas com barulho... Hoje, acrescento-lhe só o «muito». Digo-lhe que a gente vai empobrecer, provavelmente com muito barulho... Eu achava que não havia «barulho», depois achava que ia haver «barulho», e agora acho que vai haver «muito barulho». Os portugueses que interpretem o que quiserem..."

"Quando sobe a linha de desenvolvimento da União Europeia sobe a linha de Portugal. Por conseguinte quando os Governos dizem que estão a fazer coisas e que a economia está a responder, é mentira! Portanto, nós na conjuntura de médio prazo e curto prazo não fazemos coisa nenhuma. Os governos não fazem nada que seja útil ou que seja excessivamente útil. É só conversa e portanto, não acreditem... No longo prazo, também não fizemos nada para o resolver e esta é que é a angústia da economia portuguesa."

"Tudo se resume a sacar dinheiro de qualquer sitío. Esta inter-penetração do político com o económico, das empresas que vão buscar os políticos, dos políticos que vão buscar as empresas... Isto não é um problema de regras, é um problema das pessoas em si... Porque é que se vai buscar políticos para as empresas? É o sistema, é a (des)educação que a gente tem para a vida política... Um político é um político. E um empresário é um empresário. E não deve haver confusões entre uma coisa e outra. Cada um no seu sítio. Esta coisa de ser político, depois ministro, depois sai, vai para ali, tira-se de acolá, volta-se para ministro...é tudo uma sujeira que não dá saúde nenhuma à sociedade."

"Este país não vai de habilidades nem de espectáculos. Este país vai de seriedade. Enquanto tivermos ministros a verificar preços e a distribuir computadores, eles não são ministros! Eles não são pagos nem escolhidos para isso! Eles têm outras competências e têm que perceber quais os grandes problemas do país!"

"Se aparece aqui uma pessoa para falar verdade, os vossos comentadores dizem «este tipo é chato, é pessimista».... Se vem aqui outro trafulha a dizer umas aldrabices fica tudo satisfeito... Vocês têm que arranjar um programa onde as pessoas venham à vontade, sem estarem a ser pressionadas, sossegadamente dizer aquilo que pensam. E os portugueses se quiserem ouvir, ouvem. E eles vão ouvir, porque no dia em que começarem a ouvir gente séria e que não diz aldrabices, param para ouvir. O Português está farto de ser enganado!
Todos os dias tem a sensação que é enganado!"

O piso da Rua José Relvas está a ficar num estado lastimável

Lastimoso é o estado em que a principal artéria de Alpiarça se encontra. Por causa das últimas chuvas, falta de conservação e da imensa utilização a que está sujeita o piso começa a ficar cheio de “buracos” obrigando os automobilistas a desviarem-se dos mesmos. Salientamos o percurso entre o Jardim Municipal e os Bombeiros.
Uma situação fácil de resolver bastando para o efeito que fosse colocado um pouco de alcatrão nos locais onde este não existe.
Uma deficiência que em nada dignifica a entidade que tem por obrigação conservar o estado das estradas que neste caso é uma Estrada Nacional.
J.A.

MAIS UM ALPIARCENSE RECONHECIDO PUBLICAMENTE

João Céu e Silva nasceu em Alpiarça a 13 Abril de 1959. Começou a sua carreira de jornalista no Diário de Notícias, onde se mantém até hoje. É um dos grandes repórteres do jornal. Como escritor publicou o livro de viagens “Caravela Tropical”, o romance “28 dias em Agosto” e quatro volumes de uma série intitulada “Uma longa viagem com”, que pretende fazer o retrato biográfico de alguns portugueses ilustres. Já editou os referentes a Álvaro Cunhal, Miguel Torga, José Saramago e António Lobo Antunes. O quinto volume será com Manuel Alegre.
Este alpiarcense foi considerado uma das “Personalidade do Ano 2009” pelo Jornal "O Mirante” na área de: Cultura.
(transcrição feita com a devida vénia do jornal "O Mirante")
J.A.

ABATE DE DOIS SOBREIROS PARA SER CONSTRUIDA UMA VIVENDA NO FRADE DE CIMA

Dois sobreiros tiveram que ser abatidos para que fosse permitido a construção de uma moradia no lugar do Frade de Cima cujo local estava previsto para a implantação de espaço verde.
No entanto a obra foi embargada pela razão de não estar em conformidade com o projecto inicialmente aprovado.
Actualmente os Sobreiros são protegidos por legislação específica que proíbe o seu abate e a sua substituição por outras espécies. No domínio cultural são várias as referências aos Sobreiros.

Para mais detalhes sobre a legislação em vigor: consultar:



Águas do Ribatejo promove sessão para esclarecer população depois de abaixo-assinado

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo promove, sexta-feira, uma sessão de esclarecimento aberta à população da Chamusca na sequência de um abaixo-assinado que reuniu mais de 600 assinaturas em protesto contra os aumentos do tarifário.
O presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Sérgio Carrinho, disse que a entrada em funcionamento da empresa teve "algumas dificuldades práticas" que estão a ser corrigidas, assumindo que o essencial do protesto das populações do seu concelho tem a ver com erros do passado que a autarquia assume.
"A gente não vendia água, dava", afirmou, reconhecendo que o tarifário que era praticado (com a entrada em funcionamento da empresa intermunicipal triplicou) "era praticamente simbólico", além de que, ao longo de anos, "a facilidade era tanta que se consumia água como se fosse inesgotável".
Reconhecendo que a própria autarquia tinha edifícios sem contador, o que levava a que "todos gastassem água como se fosse o rio Niagara", Sérgio Carrinho frisou que, além de fazer compreender que a empresa intermunicipal tem de ser sustentável e ter condições para prosseguir com investimentos essenciais em termos de abastecimento de água e saneamento, vai ser preciso ensinar a gastar água "racionalmente".
Na sessão agendada para sexta-feira, os responsáveis da Águas do Ribatejo (AR) - empresa de capitais exclusivamente públicos que reúne os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos (com Torres Novas em processo de adesão) - vão apresentar o plano de investimentos em curso e esclarecer todas as dúvidas sobre o tarifário e a facturação.
Segundo Sérgio Carrinho, as 160 reclamações apresentadas na autarquia já estão todas "esmiuçadas", tendo sido identificadas situações a corrigir (como a cobrança de saneamento em residências que não estão ligadas ao sistema) e outras que decorrem de consumos "exagerados".
O autarca garantiu que os consumidores "não vão ser penalizados", estando prevista a possibilidade de pagamento a prestações, com a garantia de que a empresa não irá cobrar juros e de que não existirão "cortes coercivos".
Sérgio Carrinho realçou o facto de a adesão do seu município ao projecto ter sido a única forma de conseguir atingir o objectivo de ter, até ao fim deste ano, 95 por cento do concelho com tratamento de esgotos, sublinhando a dificuldade de construir infra-estruturas num território de povoamento tão disperso.
Sérgio Carrinho falava à margem do lançamento das obras para construção dos subsistemas de saneamento de Chouto/Gaviãzinho, que servirá 500 habitantes, e de Salvador/Parreira (1.000 pessoas), orçadas em 3 milhões de euros e inseridas no plano de investimentos da AR para 2010 (45 milhões de euros).
«JN»

O "Águias" vai apostar em força no Triatlo



O Águias de Alpiarça vai apostar em força no triatlo, após ter feito história no ciclismo português. Com uma equipa de 32 atletas, a formação do ribatejo será liderada por Duarte Marques, um dos três portugueses que participou nos Jogos Olímpicos de Pequim, ao lado de Vanessa Fernandes e Bruno Pais. "Resolvi mudar para um projeto diferente. Quero apostar cada vez mais no triatlo", explicou Marques, que desde 2001 representava o CR Camarnal, frisando que continuará, porém, a ser treinado por José Mário Ribeiro.
Para além do olímpico, integram ainda o Águias de Alpiarça, Miguel Arraiolos (também triatleta das Seleções Nacionais), assim como Jorge Marques e Luísa Condenso, entre os triatletas mais mediáticos e já com resultados conquistados.
No que respeita à equipa técnica, é composta por António Jourdan e Sandra Isabelinha. O primeiro, recorde-se, deixou no final de 2009 a Federação de Triatlo de Portugal, apostando agora num projeto pessoal.
A equipa do Águias de Alpiarça é apresentada sábado, tendo como padrinhos Marco Chagas, Bruno Pais e o colaborador de Record Carlos Arsénio.

«RECORD»

Sónia Sanfona nas comemorações do ISLA

A Governadora Civil participou no dia 26 de Janeiro, nas comemorações do 25º Aniversário do ISLA de Santarém, numa sessão realizada no Teatro Sá da Bandeira.Sónia Sanfona representou o Ministro da Ciência e Tecnologia, que não pode comparecer neste acto.Participaram na cerimónia, o Prof. Martinho Vicente Rodrigues, o Presidente da Câmara, Moita Flores, depois representado pela Vereadora da Educação, Luísa Féria. Recebeu os convidados, Valter Martinho Vairinho, Director do ISLA, tendo a oração de sapiência, "Ciência, Consciência e Paciência", ficado a cargo do cientista Miguel Botas Castanho.

Bombeiros de Alpiarça perdem com Policia no futebol

Bombeiros e polícias jogam futebol
Os Bombeiros Municipais de Alpiarça e a PSP de Santarém voltaram a defrontar-se, em mais um jogo de convívio, cumprindo assim uma tradição que vem desde 1994. A PSP ganhou por 2-1

2010 vai ser um ano de “pobreza franciscana” no concelho de Alpiarça

Depois de analisado à lupa as “Grandes Opções do Plano” (GOP) aprovado em Assembleia Municipal, não nos traz grandes novidades nem diz aquilo que não sabemos
Bem esclarecedor porque descrimina de uma forma clara os objectivos de quem o irá pôr em prática, os eleitos, a “substância” acaba por confirmar de que os grandes projectos não irão ver de maneira alguma as “grandes obras” ou grandes iniciativas que o concelho precisa.
Debate-se de uma forma clara no apoio à educação mas ser de uma pobreza franciscana na área da cultura. Temática esta que poderia ser bem explorada se tivermos em atenção que estamos no ano do “Centenário da República” e onde José Relvas teve um papel ponderante.
No entanto pouco mais de importante nos oferece, salvo na descriminação de outras matérias que já existem e que da leitura que se fez no mesmo, tudo é “teoria” porque lhe falta a essência das necessidades do concelho: o crescimento e desenvolvimento.
Em parte, temos que dar razão à “oposição” quando diz que este GOP é “chapa batida” do anterior, porquanto apenas foi alterado o “sumo” mas a essência é a mesma.
Em suma: o GOP apenas está vocacionado para duas áreas: a sócio/cultural, não adiantando praticamente mais nenhuma vertente.
Questões como o desenvolvimento do tecido empresarial/industrial nem sequer existem, quando na verdade é a maior necessidade do concelho.
Vamos ter assim o ano de 2010 de uma pobreza franciscana como o argumento de base porque a «grave crise que o mundo atravessa e as consequências sentidas pelo nosso país, reflectem-se ainda com maior agressividade num pequeno concelho como o nosso.
É um momento muito difícil para o nossos país e, por esta via um momento muito difícil para o nosso concelho, mas o caminho não se constrói com desculpas, mas com acção, com o olhar de frente às dificuldades e escolher em cada momento as opções mais realistas com coragem, criatividade e determinação» o que na verdade esta “introdução” do GOP não condiz com as necessidades de Alpiarça nem com «desculpas»
Vamos esperar que o ano de 2011 seja melhor em termos de grandes de opções poque o actual é para esquecer.
V.Vicente

Deixem a politica para os politicos

Quantas maldades se dizem por aqui acerca deste assunto (Haverá má alimentação nas Cantinas de algumas escolas? ). Ao ponto que as mentes de certas pessoas chegam. Também tenho uma filha na escola e não tenho nada de negativo a dizer, quer neste mandato quer no anterior(PS,CDU) todos trabalharam e trabalham bem nesta área.
Deixem a política para os políticos e olhem mais para as vossas vidas particulares que não devem ser tão fáceis assim. Parem de dizer mal uns dos outros e sejas construtivos. Olhem-se num espelho e façam um exame de consciência por favor. Se calhar muitos meninos comem só esta refeição na escola e em casa passam mal, já pensaram nisso? Já pensaram quantas crianças no Haitti desejariam uma refeição, por mais pequena que fosse, e vocês para aqui a discutir se tem mais ervilhas ou menos carne? Deus fica triste com conversas tão deprimentes carregadas de maldade e puro ódio. Tenho a certeza que se houvesse aqui uma situação como no Haitti, ainda andavam a ver quem comia o quê. Deixem-se de hipocrisias meu Deus!A bem de todas as crianças de todo o mundo, coloquem amor nos vossos corações em vez de ódio.
Senhor administrador, seja uma pessoa positiva e com coração como tem sido e, por favor publique o que aqui escrevi.
Uma alpiarcense preocupada

A escola politica frequentada pelo Dr. Mário Fernando foi a mesma que a da Dra. Graciete

Parece-me que A Drª Graciete (respeitinho é bonito e não fica mal a ninguém) frequentou precisamente a mesma escola de política que o Dr. Mário Fernando, que até tem a mesma profissão, só que com um pouco menos de experiência e de currículo. Lá chegará, concerteza, porque é muito mais novo, mas não é destituído de inteligência. Agora quem escreveu o post já não me parece que tenha a mesma, ainda que se considere um grande político. Quanto aos euros...não se preocupe, pois o patrão ainda lhe vai pagando menos mal. Quanto às lições, em nenhuma situação deixou de as preparar muito bem, nas variadas situações profissionais que já desempenhou. Só que, infelizmente, há alunos pouco atentos, outros que não sabem interpretar o que ouvem e outros muito pouco trabalhadores. Estes comentaristas pretencem a estes grupos, infelizmente. Por isso, não devem ir longe, nem como simples comentaristas deste blogue.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Haverá má alimentação nas Cantinas de algumas escolas?

De um leitor recebemos o seguinte “pedido de alerta”
«Gostava que esse jornal se informasse melhor do que se passa na Cantina da Escola E-B-1 porque o meu filho hoje chegou a casa e disse que no prato dele – da escola – era só ervilhas, batatas duras e nem carne tinha e no prato dos colegas uns tinham carne mas pouca e outros como ele não tinham nada. Acho que algo deve estar muito mal em termos de alimentação».
Deixamos ao cuidado da autarquia este "pedido de alerta" para que mande averiguar a verdade do mencionado ou que esclareça os pais dos alunos em comunicado próprio porque não é o primeiro comentário deste género que recebemos.

É hoje votado o projecto de lei na Assembleia da República

(Anúncio de uma nota da Juventude Comunista Portuguesa)
PCP propõe o fim das propinas!

O PCP apresentou um projecto de lei que propõe uma nova política de financiamento para o Ensino Superior, que será hoje, dia 28 de Janeiro, votado na generalidade na Assembleia da República.
Este projecto de lei alia a qualidade de ensino à efectiva igualdade de oportunidades de acesso, frequência e sucesso escolar, nomeadamente através da gratuitidade do ensino.
O que os sucessivos Governos PS, PSD (com ou sem CDS) têm dito sobre a falta de orçamento é desligado da realidade, tratando-se de uma opção política o desinvestimento no Ensino Superior e a manutenção das propinas. Este projecto de lei, através de objectivas fórmulas, vem prová-lo. É possível manter a gratuitidade do ensino e garantir às instituições o apoio de que precisam, tanto para o seu funcionamento, como para os seus projectos orientados para a melhoria da qualidade de ensino e da investigação.
O orçamento de funcionamento, o primeiro dos eixos proposto no projecto, visa assegurar a satisfação das necessidades básicas das instituições, englobando as despesas com pessoal, materiais e manutenção das instalações. O segundo eixo de financiamento passa pelo orçamento de investimento para a qualidade, obedecendo, entre outros critérios objectivos, à qualificação do pessoal, aproveitamento escolar dos estudantes, apresentação de projectos pedagógicos inovadores, melhoria de produção científica e artística. Como terceira forma de financiamento, estão os contratos de desenvolvimento, plurianuais, visando financiar projectos que persigam objectivos estratégicos, nomeadamente em áreas como o desenvolvimento curricular das instituições, a atenuação de constrangimentos decorrentes da sua dimensão, a eficiência da gestão, a coesão regional.
O investimento no Ensino Superior deve ser um investimento nacional e colectivo e não apenas um investimento individual do estudante que o frequenta. É por isto que o PCP apresentou na Assembleia da República este projecto de lei, num contexto em que o Governo não está a investir realmente no Ensino Superior, e em que cada vez mais estudantes ficam de fora pelos seus elevados custos, quando o acesso a todos os graus de ensino é um direito. O PCP e a JCP continuam a trabalhar na defesa daqueles que são os direitos dos estudantes do Ensino Superior, a defesa do Ensino Superior Público, Gratuito, Democrático e de Qualidade para todos!
Decorrerão no dia 28 de Janeiro várias distribuições dinamizadas pela Juventude Comunista Portuguesa em diversas escolas de Ensino Superior de divulgação deste projecto junto dos estudantes, sendo que ocorrerão igualmente algumas conferências de imprensa, para as quais convoca o vosso órgão de comunicação.
Conferências de imprensa da Juventude Comunista Portuguesa a decorrer dia 28 de Janeiro, sobre o projecto de lei de financiamento do Ensino Superior do PCP:
Lisboa: 13h , Cantina Velha, Cidade Universitária (Vanessa Borges – 914663699)
Porto: 12h30, Cantina da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Nuno Rodrigues – 938372851)
Almada : 12h, Cantina da FCT (André Oliveira – 916765203)
Viseu : 14h, entrada da Escola Superior de Educação (Elísio Sousa – 917045002)
Braga : 12h30, Prometeu, entrada do CP2, Pólo de Gualtar (Universidade do Minho) (Francisca – 919414606/939646611)
Évora: 13h30, Entrada Colégio Espírito Santo (Universidade de Évora) (Daniel Azevedo- 969689610)
Caldas da Rainha: 13h30, átrio da ESAD (Escola Superior de Artes e Design) (João Alves – 968222710)
Coimbra : 13h30, cantinas centrais (junto da porta rotativa) (Paulo Costa-934002080)

Só os maldizentes e opositores do reino autárquico é que dizem: «Alpiarça está numa catástrofe» porque quanto ao resto é tudo um mundo de maravilhas

Muito se tem comentado por não se «ver o executivo da CDU» pelas ruas de Alpiarça ou a sua falta de convivência nos lugares público e outros habituais: muito se tem advogado que o local dos mesmos «é no interior da Câmara» porque «aqui é o seu lugar de trabalho» e se lá estão é porque estão a tentar «encontrar formas de resolver os problemas de Alpiarça como descobrir o elixir que resolva de uma vez por todas a questão da divida da autarquia».
Tenha quem tiver razão nos argumentos apresentados até somos de opinião que os eleitos na verdade devem estar no interior dos «gabinetes palacianos» porque só dentro destes é que sabem dos problemas locais como deixam de ver com os «seus próprios olhos» tudo o que acontece por Alpiarça e dos problemas que todos vemos mas que não estão ao alcance dos «palacianos» já que estes sabem tudo e até conseguem omitir a vaga de assaltos que anda pelos “frades” como a falta de policiamento que é a razão suficiente para a população andar num permanente sobressalto por causa dos amigos do alheio que teimam em não dar descanso a quem está habituado a viver descansado.
Basta a informação dos zelosos e viciados funcionários autárquicos e de meia dúzia de amigos e camaradas que descriminam tudo ao pormenor já que pelas «bandas do Tejo» tudo decorre às mil maravilhas.
Se por ventura alguém disser o contrário ou criticar o executivo apenas são os maldizentes que por uma «pedra estar fora do passeio» dizem logo que se aproxima uma catástrofe.
Deixem-se estar no conforto que nós por cá todos bem.

O "PS/ALPIARÇA É A RAZÃO” FOI O GRANDE PROTAGONISTA DAS POLITICAS OCORRIDAS EM ALPIARÇA

É evidente que o Partido Socialista / Movimento Alpiarça é a Razão tem sido o grande protagonista das políticas ocorridas na nossa terra, nos últimos 12 anos. Concretizaram e melhoraram alguns projectos vindos da anterior gestão CDU : piscinas, zona industrial, barragem, infra-estruturas do largo da feira, reserva zoológica (hoje reserva natural do cavalo do Sorraia), restaurante do cavalo do Sorraia, biblioteca municipal, rotundas, estátuas, relvados no estádio municipal, selaram a Lixeira (mas não foram criadas alternativas), complexo Desportivo dos patudos, Etar, alcatroaram algumas ruas, largo Zeca Pinhão, Parque de estacionamento subterrâneo, Requalificação do Lavadouro, o começo de requalificação do Paul da Gouxa, etc., etc.
Tendo também de forma inadmissível deixado degradar o meio ambiente, com a poluição da Vala Real, Lamas a céu aberto, Lixeiras por todo lado, contaminando assim a água e o ar, como também a devastação e degradação a nível florestal, a degradação de Património arquitectónico e histórico como por exemplo o antigo edifício da Câmara Municipal, assim como a Aldeia Palafita do Patacão com projecto aprovado na gestão CDU.
São factos que ninguém poderá por desmentir. Como também a maioria dos respectivos projectos serem comparticipados por fundos Europeus, ou pelo Governo. Tendo a Câmara Municipal ficando enrolada em dívidas.
Fica a pergunta há Sr.ª. Dr.ª. Graciete para nos explicar para onde foi tanto dinheiro?
De um leitor

Sónia Sanfona, Governadora Civil, recebeu trabalhadores da "Platex"

A Governadora Civil recebeu no dia 26 de Janeiro, em audiência, uma delegação da empresa IFM/ Platex de Tomar, composta por 12 pessoas, entre trabalhadores e sindicatos. Foi-lhes manifestada toda a disponibilidade, para levar a preocupação do processo de insolvência da empresa ao Ministério da Economia.Tendo ficado o compromisso, por parte de Sónia sanfona, "na tentativa de agendamento de reuniões de imediato, com o Ministério da Economia e o Ministério do Trabalho", disse à imprensa, após a reunião. Pretende-se saber o ponto da situação deste processo e "reforçar de novo junto do Governo, a posição dos trabalhadores e as suas dificuldades, devido à situação da empresa". Será sublinhado o ponto de vista dos trabalhadores, que defendem que a Platex tem viabilidade, procurando uma solução para recuperar e empresa. (em construção)

A CÂMARA OFERECE UM VASTO CALENDÁRIO CULTURAL PARA OS ALPIARCENSES DURANTE O ANO DE 2010

A Câmara tem um vasto calendário cultural para levar a efeito durante todo o ano de 2010. Deste calendário destacamos os seguintes eventos.
Dia 12 de Fevereiro: O Carnaval;
Dia 19 de Março: Comemoração do Dia da Floresta;
Dia 22 de Março: Dia Mundial da Floresta;
Dia 25 de Abril: Comemorações do Dia 25 de Abril;
Dia 13 de Maio: Dia da Espiga;
Dia 18 de Maio: Comemorações do Dia Internacional dos Museus;
Dia 19 de Maio: Dia Internacional dos Museus
Dia 20 de Maio: Comemorações do Dia Internacional dos Museus;
Dia 28 de Maio: Dia Mundial do Bombeiro;
Dia 1 de Junho: Dia Mundial da Criança;
Dia 5 de Outubro: Comemorações do 5 de Outubro – Os 100 Anos das República;
Mês de Dezembro: Uma mão Amiga…Um Natal Feliz
Jornal Alpiarcense

EM NOME DA CRISE FINANCEIRA LOCAL TUDO É PERMITIDO?

Por causa da paupérrima situação financeira existente no burgo, quase tudo é permitido.
Ruas esburacadas, o restaurante das piscinas encerrado, e estado em que se encontra o parque de campismo, sinalizações derrubadas, complicações na execução de algumas obras, vindas do mandato anterior; a falta de iniciativas; o estado do sintético do campo de futebol e outras mazelas que por aí se deparam e tem vindo a ser denunciadas são razão para que tudo continue na mesma e não se sinta melhoras algumas no desenvolvimento do concelho para tudo ser “abafado” de uma forma arcaica de que o «executivo ainda não teve tempo de mostrar» o que é capaz e o que vai fazer?
Serão estas situações e exemplos para que tudo continue na mesma, mesmo sabendo que a divida da autarquia ronda os quase treze milhões de euros?
Os antigos executivos mesmo encontrando imensas dificuldades e preocupados em saber como resolver o pagamento das dívidas que receberem como das que fizerem ainda iam fazendo alguma coisa, mesmo que fosse apenas de “fachada” mas agora parece que tudo vai continuar na mesma.
Vai ser assim nos próximos quatro anos?
Acima dos problemas e das incapacidades como da polémica que os envolveu as coisas andaram, bem ou mal não interessa, mas agora o que está a acontecer?
Não vemos nada de novo mas continuamos a saber que as mordomias continuam na mesma.
Será que em nome da crise financeira que existe em Alpiarça tudo é permitido?
Um Leitor

Champimóvel vai receber visitas de alunos alpiarcenses

Depois de já ter percorrido 40 concelhos de oito distritos e proporcionado a 20 mil crianças uma viagem a três dimensões pelo corpo humano, o Champimóvel continua a ir ao encontro de crianças por todo o país. Ao longo de 25 minutos, a animação explica a nossa composição genética e as acções dos vírus. Os pequenos estudantes podem interagir com a projecção a 3D através de um joystick.
Os alunos das escolas de Alpiarça poderão visitar o “Champimóvel” durante os dias 11 e 12 de Fevereiro, sendo permitidas a entrada apenas a 333 crianças a distribuir pelos dois dias de visita.

O "Águias" esteve presente no "Estágio de Gradução na Azambuja

No passado dia 23 e 24 de Janeiro decorreu na cidade de Azambuja um Estagio (23 de Janeiro) e Graduação (24 de Janeiro) de KYU que esteve presente o centro do Clube Desportivo "Os Águias" de Alpiarça.
Na graduação mudaram de cinto:-Ricardo Cabral de Cinto Amarelo faixa para Laranja-Ana Mafalda Vale de Cinto Amarelo faixa para Laranja-João Luís Vale de Cinto Amarelo faixa para Laranja-Rui Barcelos de Cinto Vermelho para Castanho e mudaram para faixa:-Henrique de Cinto Branco para Branco Faixa-Rodolfo Teodoro de Cinto Laranja para Laranja Faixa.
Mais informações em http://karatealp.no.sapo.pt/
Por: KARATEALP

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ENCONTRADA A SOLUÇÃO PARA PAGAR AS DIVIDAS DA CÂMARA

Existe a sensação de que a divida da Câmara tem que ser paga no ano de 2010, quando na verdade esta pode ser amortizada como um qualquer movimento bancário bastando para o efeito ser negociado a dilatação dos prazos permitindo assim que o executivo camarário possa realizar algumas das suas promessas eleitorais como outros melhoramentos.
Segundo um leitor a divida não é para pagar já em 2010 na íntegra mas sim para ser paga espaçadamente.
Publicamos parte do seu comentário, escrito de uma forma irónica onde deixa o “recado”com algum humor na solução e no ensinamento em como pagar a divida da Câmara:
«Gente valente esta da CDU. Não façam nada, paguem a dívida e em 2011 comecem do zero! Nem paguem, sequer, os vencimentos aos funcionários. Afinal parece que não sabem mesmo fazer contas, ou não querem perceber» para depois aconselhar que a doutora Graciete «está habituada a ensinar, por isso se quiserem ela não se importará, certamente, de explicar a quem é de compreensão mais lenta», ou seja: o que estão a precisar é de uns ensinamentos para saberem como se pode prolongar uma divida a médio/longo prazo de maneira que a tesouraria não viva numa permanentemente asfixiada por causa da falta de verbas.

Apenas seis agricultores apresentaram candidaturas para apoios, sendo um de Alpiarça

O prazo para entrega de candidaturas terminou a 18 de Janeiro e os serviços da Direcção Regional de Agricultura de Lisboa e Vale do Tejo deu conta de seis pedidos de ajuda por parte de agricultores do distrito, nomeadamente de Almeirim, Alpiarça, Chamusca, Rio Maior, Golegã, Torres Novas e Santarém. Está em causa um subsídio que anda na ordem dos vinte milhões de euros. O apoio será concedido na ordem dos 50 por cento dos investimentos elegível, num mínimo que se cifra em 250 euros. Os projectos que foram aprovados pelo Programa de Desenvolvimento Rural estão na frente da lista de prioritários.

EXECUTIVO DA CDU QUER TRANSPARÊNCIA

Quando do exercício do executivo socialista as actas da Câmara eram secretariadas e redigidas por Vera Cristina Saturnino Mateiro Garrotes, esposa do vereador Luís Garrotes, responsável do Pelouro do Desporto, uma situação legal mas que no principio causou alguns comentários por causa do grau parentesco que a bem da transparência não era nada benéfico a inter-ligação de ambos. Situações que surgiram por mera casualidade já que Luís Garrotes estava suplente nas respectivas listas mas acabou por ocupar o cargo de vereador na Câmara.
Para haver uma melhor transparência nestas situações, o executivo da CDU entendeu nomear para secretária e lavrar as actas, Vitória Maria Lopes de Faria Brito, que exerce actualmente as funções de secretária de apoio à presidência da Câmara não havendo qualquer ligação familiar para com os eleitos.

Sónia Sanfona levou a efeito um Briefing com o GIPS

A Governadora Civil realizou um Briefing com o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR (GIPS).
Participaram no encontro, o Coronel Gaspar do Exército, o Tenente Coronel da GNR, António Paixão e o Gabinete da Governadora.
Foi apresentada a missão desta força de segurança e a componente de formação das suas diversas especialidades.

Comissões já constituidas no âmbito da Assembleia Municipal

As nomeações e eleições de comissões e representantes no âmbito das Assembleias Municipais já merecem relevo pela quantidade de comissões já constituídas como dos elementos que as compõem, mostrando os eleitos da CDU que o seu objectivo é criar todas as condições para servir da melhor forma a população alpiarcense.
Desde o início do mandato já foram constituídas as seguintes comissões:

Assembleia Intermunicipal da CIMLT
- Celestino Brasileiro (CDU)
- Paulo Sardinheiro (PS)
- Inês d'Aguiar (CDU)

Conselho da Comunidade do ACES (Agrupamento de Centros de Saude)
- Henrique Santana (CDU) – eleito com 10 votos em 16 possíveis

Comissão Concelhia de Saúde
- Paula Matias (CDU) - eleita com 10 votos em 16 possíveis

Comissão de Protecção de Crianças e Jovens

- Marco Silva (CDU)
- Verónica Ferreira (CDU)
- José Francisco Sereno Sanfona (PSD)
- Alzira Agostinho (PS)
- Carla Raposo (PS) - suplente
Lista consensual única por proposta do Presidente da Mesa e que foi eleita por Unanimidade

Comissão de Geminação
Presidente - Mário Santiago
CDU
- Vitor Cardoso
- João Vasco Peixinho
- Marie Pimenta d'Aguiar
PSD
- João de Brito
PS
- Graciete de Brito
- Paulo Duarte Sardinheiro
** Esta listagem ficará publicada permanentemente na coluna do lado direito

Falta de sinais junto da escola C+S

A empresa que esta a construir o novo bloco na Escola C+S não sinaliza a via publica com entrada e saída de camiões que por acaso se encontra mesmo junto de uma curva tornando assim perigosa a circulação dos imensos veículos que por ali passam.
Bastava que cumprissem a legislação em vigor, colocando os devidos sinais informando da aproximação de obras como um pequeno aviso informando a “entrada e saída de máquinas”.

“Vala”na Zona Industrial continua por tapar

Depois do inicio das obras para a colocação de condutas de abastecimento de água na Zona Industrial, nomeadamente na rua paralela às instalações da antiga “Planotejo” e actual oficina de “Amílcar Sarabando” já vai para a alguns meses que a “vala” continua aberta sem as obras estarem concluídas como taparem o local das implantação das manilhas. “

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

QUE RAIO DE MILITANTE É ANA ISABEL QUE NEM NO SEIO DO SEU PARTIDO (PS) CONSEGUE SER FRONTAL?

Esta coisa de andar toda a vida a tentar e não passar da mesma é lixado !

Isto é que acontece quando se passa a vida a falar dos outros, do mal que os outros fizeram “por que eu tinha feito melhor…”.
Pois como eu também trabalho, sei como custa, por vezes, tomar certas decisões e nem sempre optamos pela melhor. Mas também sempre ouvi que dizer que, pior que tomar uma má decisão é não fazer nada. E este era estado do desporto em Alpiarça, não se passava quase nada. È justo dizer que nos 11 meses de vereação do Luís Garrotes alguma coisa mudou e, o inicio de uma escola de ténis em Alpiarça foi uma dessas coisas que aconteceu. Nessa modalidade foi “só” isso que aconteceu, um espaço desportivo sem qualquer utilidade passou a ter vida.
Eu que sou de Alpiarça e não me recordo de qualquer INICIATIVA das Associações do Concelho para o desenvolvimento de uma escola de ténis em Alpiarça, quando alguém pega no assunto “…ai ai ai que não pode ser…”como diz o Rui Santos da SIC “…mas que raio de democracia é esta ?…” Iniciativa está em maiúsculas porque é disso que se trata e é assim que se faz a diferença, com iniciativas, que pelos vistos incomoda muita gente. “Gente” que ninguém sabe quem é, que não dão a cara, que continuam a escrever atrás dos monitores dos PC, por isso mesmo gostava de saber qual o curriculum desta Ana Isabel, de que sitio conhece este ser o vereador Luís Garrotes, o que é que este ser já foi capaz de fazer na vida, pergunto saber de alguma coisa de jeito, claro.
Era bom que em Alpiarça, os que tanto cantam de galo para dizer mal do esforço de alguns pelo bem comum, que de uma vez por todas viessem a palco, com frontalidade e elevação discutirem os seus pontos de vista, se tiverem competência para abordar, desta forma, certas matérias…

Temos que compreender que alguns seres tem dificuldades acentuadas de compreensão, o que obriga a esclarecer, mais uma vez, que o protocolo com os 20 Km de Almeirim, que é publico (publicado do DR), apenas prevê a disponibilidade de espaço para que tenham lugar as aulas da escola de ténis. Se a Ana Isabel e outros seres do mesmo tipo, souberem ler podem perceber isso do protocolo, cabendo à Câmara a gestão e manutenção do complexo desportivo.

A Ana Isabel, refere que sempre foi militante do PS e por causa do Luís Garrotes e “…outros da mesma trampa..” votou CDU. Pois olhe, eu não sou militante do PS, mas estou próximo de alguns deles e não me recordo de alguém ter relatado discussões internas sobre o desempenho do Luís Garrotes enquanto vereador ou “…outros da mesma trampa..” Então mas que raio de militante do PS é este ser Ana Isabel, que nem no seio do seu partido consegue, de modo frontal, apresentar e defender os seus pontos de vista, lá está, atrás do monitor do PC é a técnica adequada para os seres deste tipo.Eu pela minha parte aguardo propostas e iniciativas do ser Ana Isabel, diga lá o que pensa que sabe fazer em prol de Alpiarça, depois logo falamos.

De um leitor.
Para mais detalhes, consultar: (ver comentários de:) Tanto se falou de Luís Garrotes por ter cedido a Campo de Ténis a uma empresa quando também pode acontecer o mesmo ao Estádio Municipal

O Semáforo dos “Bombeiros” já está a funcionar

Depois do alerta que aqui lançamos, o semáforo junto do quartel dos bombeiros já foi arranjado e em funcionamento como a posição inadequada em que o mesmo se encontrava foi composta.
Passa a estar regularizado a entrada e saída de viaturas dos bombeiros em caso de emergência como ainda a passagem de peões.

O Prof. Mário é uma óptima pessoa...mas não chega.

Se calhar, se os eleitos do PS não conhecessem os documentos que vão a discussão era melhor para a CDU.
Assim, não teriam visto que as "Grandes Opções do Plano" eram uma cópia do relatório de actividades de 2009 (logo, feito no mandato de Rosa do Céu e Vanda Nunes) e não teriam visto que a grande dívida não chega a consumir 9% do orçamento.
O tal orçamento que é fictício...
Mas que maneira de governar é esta?
Meus senhores, só não vê quem ainda anda iludido com o discurso da cassete. Ainda não vimos em qualquer lugar resposta ao facto de o plano de actividades ser o que é, nem um orçamento onde estejam incluídos, pelo menos, um ou dois aspectos do programa eleitoral que colocou a CDU na Câmara.
De um leitor

Sónia Sanfona, visitou o Comando Distrital da GNR

A Governadora Civil realizou numa visita ao Comando Distrital da GNR de Santarém, acompanhada pelos Adjuntos, Rui Carreteiro e Nuno Antão.
A visita foi dirigida pelo Tenetnte Coronel Vítor Lucas, Comandante Distrital da GNR.

Do programa constou um Briefing Operacional e a visita a três serviços recentes, introduzidos na competência da guarda.

A comitiva visitou o Núcleo de Investigação de Acidentes de Viação, depois deslocou-se ao Núcleo de Apoio Técnico de Investigação Criminal e por fim, o Núcleo de Investigação e de Apoio às Vitimas Especificas (violência doméstica).

FUTEBOL

(2ª Divisão)
U. Tomar e Ferreira do Zêzere continuam lado a lado e, como era previsível, ambos venceram nesta ronda, com relativa facilidade. Mais distante ficou o U. Almeirim, enquanto o Porto Alto conseguiu a subida da semana.
Resultados (13ª jornada): U. Almeirim-Ferreira do Zêzere, 1-3, U. Tomar-U. Santarém, 3-0 e Glória-Porto Alto, 1-2.
Folgaram Ág. Alpiarça e Caxarias.
Classificação: 1º U. Tomar e F. Zêzere, 25 pontos, 3º U. Almeirim, 17, 4º U. Santarém, 13, 5º Porto Alto, 12, 6ºs Glória e Águias de Alpiarça, 10, 8º Caxarias, 7.
Próxima jornada :(30/Jan): Caxarias-U. Almeirim, F. Zêzere-U. Tomar e Glória-Águias de Alpiarça.
Folgam U. Santarém e Porto Alto.

OS ELEMENTOS DA BANCADA DO PARTIDO SOCIALISTA NÃO ESTUDAM OS ASSUNTOS QUE VÃO A DISCUSSÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Os alpiarcenses deveriam era assistir às reuniões da tal assembleia para ver onde está a arrogância e a incompetência. Nunca vi uma bancada do PS tão fraca e desligada dos problemas de Alpiarça.
É desolador.
O que tenho assistido é a uma enorme superioridade da bancada da CDU, a uma postura digna e expectante do PSD e a um conjunto de intervenções cheias de azia e mal preparadas de dois elementos da bancada do PS, que não estudam os temas em discussão e fazem interpretações completamente erradas do que está em discussão. Digo dois elementos porque apenas esses dois falaram até agora.
O presidente da assembleia e o presidente da câmara têm tido muita paciência com estes dois eleitos do PS. Estou convencida que o presidente da câmara até tem algum pudor para não ser desagradável com algumas das intervenções e muita paciência para responder com calma e elevação a algumas provocações muito mal engendradas por esses dois elementos, que julgo não representarem todos os socialistas de Alpiarça.
Em Fevereiro há mais uma assembleia e só vendo é que qualquer um pode fazer a sua ideia.
De uma leitora

Tanto ódio que os PS anda a destilar

Agora como têm vindo a perder sucessivamente o debate nas Assembleias Municipais, até porque além de terem um grupo muito fraco comparativamente aos tempos do Espírito Santo, ainda encontraram uma bancada da CDU surpreendente, coesa e forte, vêm para o blogue contarem historias de fadas.
Olhem que eu sou alpiarcense e ao contrário do que vocês insinuam, não me sinto pobre de espírito, nem sequer me sinto enganado.
Estou é desiludido com a vossa forma de fazer politica, que sem argumentos válidos vêm dizer mal das pessoas, desde que as mesmas não tenham um cartão com a rosa ou o punho.
De um leitor

Pobres alpiarcenses, que tão depressa se deixaram enganar

Muito esclarecedor este post. (LEITOR ESCLARECE A MILITANTE DO PCP, INÊS PIMENTA D'AGUIAR ). Efectivamente, no poder, a CDU é o que se esperava - arrogância e falta de iniciativa.
As duas Assembleias Municipais foram prova de que querem impor uma verdadeira lei da rolha, agora não ao público, mas aos eleitos da oposição. Sugiro que o administrador do blog publique aqui na íntegra, "aquilo" que apresentaram como Grandes Opções do Plano para 2010, que suporta o Orçamento... aquele orçamento de que mandaram um adjunto dizer na Assembleia que era fictício.
São estas as pessoas tão honestas e tão competentes que os alpiarcenses quiseram à frente dos destinos da nossa terra? Pobres alpiarcenses, que tão depressa se deixaram enganar.
De um leitor
Os leitores já podem ler na integra as "GRANDES OPCÇÕES DO PLANO" como o "ORÇAMENTO DA CÂMARA" para 2o10, na coluna do lado direito.
Basta escolher o pretendido e carregar.

20 Kms Almeirim

Os atletas, que treinam habitualmente à sexta-feira, tiveram no passado dia 22 de Janeiro um treino diferente, podendo desfrutar das óptimas condições que a nave desportiva de Alpiarça oferece. Presentes em grande número e com vista a construir melhorias do domínio técnico nas diferentes disciplinas (barreiras, comprimento, altura e velocidade) em que iriam competir neste presente fim-de-semana, os atletas empenharam-se o que se reflectiu sobretudo nas aquisições em termos de técnica de execução.

Funcionários autárquicos tomam a “bica” nos cafés da redondezas

As regalias dados a alguns funcionários da autarquia, onde se englobe a Junta de Freguesia, vem permitindo a que o simples cidadão já possa encontrar nos “Cafés” das proximidades os funcionários administrativos tomando a sua “bica” matinal, deixando supostamente os serviços assegurados, de maneira que o contribuinte seja atendido da melhor forma.
No entanto o « à vontade» faz com que as pessoas critiquem esta situação fazendo com que tais regalias nem sempre sejam bem vistas com bons olhos pelo pacato cidadão que considera esta regalia um ”luxo”.
Em vez de se deslocarem ao exterior tudo se resolveria com uma pequeno “bar” nas próprias instalações dos respectivos organismo, deixando assim de estarem sujeitos aos mais diversos comentários.

Sinalização derrubada pelo temporal continua por arranjar

Os sinais situados na Estrada Nacional n.º 118, junto da rotunda da barragem, continuam por serem colocados nas devidas condições assolados que foram pelo temporal de 22 e 23 de Dezembro. Outros sinais encontram-se na mesma situação.
Tempo demais para arranjar os sinais e alguns placards que por ali se encontram, demonstrando falta de cuidado pela reinstalação da sinalização.

Limpeza e falta de iluminação na rotunda na Queirós Vaz Guedes

A limpeza de algumas ruas do concelho são feitas de uma forma apressada o que contribui para que nem sempre fique nas melhores condições como é o caso da rotunda da Rua Dr. Queiroz Vaz Guedes. Não chegasse até a iluminação nocturna existente na proximidade da rotunda já a algum tempo que os serviços competentes não verificam o estado em que se encontra.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Ninguém desprestigia a Dr.ª Sónia, antes pelo contrário

Sónia Sanfona merece mais do que candidatar-se a uma terriola de gente mesquinha, ciumenta, invejosa, cínica, como o são muitos e muitas dos que a acompanharam na campanha eleitoral.
A Dr.ª Sónia sabe separar o trigo do joio e ela conhece bem quem a apunhalou no momento de ser despedida da câmara enquanto jurista.
Eu sei mas não digo o principal motivo do despedimento da Dr.ª Sónia e não tem nada a ver com incompetências.
É que a Sónia é vertical e não engole sapos, como o Dr. Rosa do Céu queria que ela engolisse.
De um leitor

Apenas demagogia politica

No discurso da tomada de posse o Presidente referiu que uma das prioridades seria a politica social. Já se está a ver onde está essa política. Demagogia. Todos conhecemos bem as posturas do PCP, quando toca a aceitar as ideias de outros. Ninguém se esqueceu do que se passou em Alpiarça no tempo deles. Perseguições a verdadeiros comunistas que lutaram pelo 25 de Abril e que durante anos estiveram presos e que após o dia da liberdade continuaram a ser perseguidos. Destes ninguém fala, porque será?! O saneamento está de novo aí e não vai ficar por aqui.
Lei da rolha...lei da rolha vê-se quem a utiliza.
De um leitor

Fim-de-semana na estrada

Este fim-de-semana apesar de estar o tempo farrusco saímos para ir treinar, no sábado andávamos indecisos ou íamos desbravar o todo terreno ou íamos fazer roda fina para a estrada e numa de poupar material decidimos finalmente pela estrada. Saímos em direcção à Golegã sempre com o vento de frente e com a rota traçada para passar a ponte de Chamusca e quando lá passámos tínhamos a bela paisagem sobre o Rio Tejo, chegados ao cruzamento ia virar para a povoação da Carregueira, mas a Sandra disse que queria ir ver a Barragem dos Patudos, virámos para o lado da Chamusca e lá continuámos por ali a fora e debaixo de chuva e sempre contra o vento, fomos sempre em bom ritmo e numa boa média, a chuva parou e continuava-mos até que na recta junto a Alpiarça passou um grupo de biker`s em estrada, por sinal todos eles nos cumprimentaram, e ao fim de 1h25m estávamos junto à Barragem e assim demos a volta à rotunda e já de regresso a casa tivemos que impor um ritmo mais forte senão chegávamos de noite a casa, a Sandra fartava-se de pedalar atrás de mim até que por fim estávamos em casa com 70km e 2h35m. No domingo, logo pela manhã houve alvorada e toca a família ir toda pedalar, o mais pequeno ia com mais vontade de ficar no sofá do que ir pedalar, mas lá se decidiu ir com vontade pois gostou do passeio do fim-de-semana passado e para ir a mais, tem que ficar em forma, lá fomos rolar mais um bocado mas desta feita levámos as BTT, pois tínhamos que as lavar, ainda se encontravam sujas do fim-de-semana passado, eh…eh. Foi uma voltinha bem à maneira do pequenote pois não nos podemos alongar muito, visto que só aguenta até a um certo limite.
Por Team Santos

Miguel Arraiolos vai integrar equipa alpiarcense

Miguel Arraiolos vai integrar a equipa de Triatlo do “Águias, o que fez com que a Câmara vá contribuir com três mil euros para apoiar a nova equipa alpiarcense.
A presença de Miguel Arraiolos no “ «Águias” será benéfica quer para o clube quer para Alpiarça tendo em atenção a projecção desportiva que o atleta alpiarcense goza no meio desportivo.

A empresa “Águas do Ribatejo” preocupa-se com os mais carenciados

A empresa intermunicipal “Águas do Ribatejo” é uma empresa em que os únicos accionistas são os seis municípios que integram a sociedade que não tem fins lucrativos.
Reúne nos seus fins sociais o bem-estar destinado a uma parte de população, os carenciados
A “Águas do Ribatejo” apresenta então um tarifário social para famílias com dificuldades económicas e um tarifário familiar para agregados com mais de quatro elementos e pratica o tarifário mais baixo da região e um dos mais baixos do país.

sábado, 23 de janeiro de 2010

É PRECISO OPOSIÇÃO EM ALPIARÇA

O exercício do poder cria vícios. Em situações de maioria este fenómeno agrava-se, tende a suscitar posturas arrogantes e autoritárias, de desleixo face aos problemas das populações.
Em Alpiarça passámos de uma maioria para outra.
Há que compreender a importância do papel que cabe à oposição. É um elemento fundamental da democracia, pela sua função de limitação e controle crítico do poder.
A razão de ser da existência de dois órgãos distintos, Câmara e Assembleia Municipal, tem a ver precisamente com a preocupação essencial de que o poder não deve ser absoluto.
As Assembleias foram criadas para questionarem, criticarem e fiscalizarem o poder executivo. E são inseparáveis da existência de uma oposição.
Quando o mesmo partido domina os dois órgãos, a Assembleia tende a ser esvaziada, a tornar-se numa mera caixa de ressonância. Cabe então na prática, à oposição a responsabilidade de exercer parte fundamental das competências da Assembleia.
Tendo em conta que o objectivo da oposição é ser ouvida e chegar à opinião pública, a Assembleia será essencialmente uma tribuna e palco para demonstrar que pode ser alternativa, através da critica às acções e omissões do executivo municipal e da apresentação de propostas que demonstrem ser possível uma melhor gestão.
Para a oposição ter credibilidade nas suas criticas ao executivo deverá mostrar capacidade de distinguir com rigor as medidas e práticas efectivamente negativas, e incompatíveis com os seus valores e projecto, de eventuais medidas positivas (que aliás têm que ser tomadas, em muitos casos, por qualquer executivo, de qualquer partido, que queira ganhar eleições).
S.S.

SÓNIA SANFONA, GOVERNADORA CIVIL, AFINAL SEMPRE VAI RECEBER OS TRABALHADORES DA “PLATEX"

A Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona, vai receber em audiência, no próximo dia 26 de Janeiro, 3ª feira, pelas 16h30, uma delegação de trabalhadores da empresa IFM/ PLATEX de Tomar para que estes apresentem as suas reclamações e em comum com a representante do Governo se chegue a consenso para se encontrar soluções para a crise.

OS APOIANTES DE SÓNIA SANFONA NÃO MENOSPREZAM OS BLOGUES

Os apoiantes da candidatura de Sónia Sanfona não menosprezam os blogues, mas tiveram a hombridade de não se servirem deles para fazer propaganda política.
Agora, estão na oposição e têm todo o direito de opinar e de comentar tudo o que consideram menos correcto.
Os três meses de CDU têm sido suficientemente maus para termos muito que comentar.
Nem passaram pelo tradicional estado de graça dos primeiros tempos de qualquer mandato, começaram logo a colocar o pé na poça.
Então, já não estamos em campanha, vamos dizer aos alpiarcenses, leitores dos blogues e, sobretudo, aos que se deixaram iludir, o que vai mal em Alpiarça.

América Cravo eleita para cargo do PSD

A Doutora América Cravo que foi candidata a Presidente da Câmara nas últimas eleições autárquicas pelo Partido Social Democrata foi eleita vogal para a Comissão Distrital do PSD.
Vai ter a seu lado figuras bem conhecidas na região tais como, Miguel Relvas, Vasco Cunha ou Jaime Ramos.

LEITOR ESCLARECE A MILITANTE DO PCP, INÊS PIMENTA D'AGUIAR

Inês, Exma. Militante do PCP e activista da CDU, representante nos órgãos autárquicos, de louvar que seja o seu direito de resposta, mais não seja, pela credibilidade que reconhece a este blogue, deixe-me desde já que lhe diga, tanta credibilidade terá para o leitor a sua resposta, como qualquer posto comentário aqui inserido.
Permita-me a contra resposta.
Desculpe-me a opinião mas faz uma interpretação, a meu ver um pouco distorcida da realidade, quando alguém escreve “se as eleições fossem hoje a CDU perdia” certamente que essa pessoa não colheu a opinião junto de todos os eleitores de Alpiarça, possivelmente exprime o que lhe vai na alma e de mais alguns que certamente lhe passaram desabafos. Uma pessoa afirmar que algo não é fácil de apurar, não significa que tal seja mentira, a titulo de graça veja o actual estado das contas da autarquia, não é fácil de apurar mas que existe, existe. Afirmar inequivocamente que as contas estão óptimas, com saldo para pagar um complexo olímpico municipal, não tendo as mesmas sido apuradas, só revelaria uma coisa, um completo desfasamento da realidade, isto a titulo metafórico, como certamente compreenderá.
O que tem sido feito neste blogue não passa por guerrilha politica, se bem reparar, no espaço de debate virtual de Alpiarça, tanto se dá uma no cravo e outra na ferradura, passe a expressão, ao que parece a exa., não gosta é de ver, ouvir e ler as criticas, quando não são aos outros. Permita-me o conselho, era isso que você tanto criticava aos anteriores executivos.
Não se passam os dias a denegrir o trabalho realizado pelo executivo CDU, critica-se a sua falta ou as suas falhas, principalmente e com toda a legitimidade, quando perante acções anteriormente criticadas, aos anteriores executivos, pelo actual.
Se pensar um pouco verá, como bem escreve, inicia pelo pseudo-problema dos “recém-eleitos” (já lá vai algum tempo), passarem a vida a trabalhar em vez de andarem nos cafés…. Exa. foram activistas e militantes como a Sra., que aquando na oposição criticaram tal postura por parte do Rosa do Céu, dai a indignação por parte de pessoas que ouviram tais criticas e agora vêem a mesma postura por parte de quem as fez, não é de bom tom.
Também não é de bom tom, desculparmo-nos sempre com a “pesada herança deixada”, na anterior alteração de partidos à frente dos destinos da autarquia, também se herdaram muitos problemas, mas agiu-se, ao fim de 3 meses eu “já” tinha a minha rua alcatroada – hoje é básico, na altura foi um luxo!
A Vila não ficou degradada, o que existe é o povo a exigir o prometido, nada mais! Não basta serem “bons rapazes”, é preciso realizar e concretizar.
Critica uma suposta falta de isenção deste blogue…. Valha-nos a santa! Faça um push down e leia mais post´s e comentários e verá que aqui tal não corresponderá minimamente À realidade. Não queira fazer passar o papel de coitadinhos tanto criticado a certos dirigentes partidários.
Inês, se buscar a história, ou perguntar em casa, certamente saberá que nem sempre os métodos usados para alcançar certos fins foram os mais correctos, na nossa recente história, lembre-se das barricadas armadas que existiam na nossa terra, das expropriações feitas em que bens acabaram em casas particulares “ao serviço da comunidade”, e tantos mais exemplos, sem sair desta terra, dai que seja normal que qualquer pessoa não se sinta à vontade para criticar abertamente o executivo da CDU, principalmente, quando, como vossa excelência demonstrou com o seu direito de resposta, a arrogância de quem sobe ao poder e acha que porque nunca tiveram coragem de lho dizer na cara, ou em “votações de braço no ar”, todos estarão de acordo com o que alguns defendem, basicamente, não se pode dar ao direito de achar que os militantes, simpatizantes, activistas são simples cordeiros que vão na manada do que alguns acham o mais correcto. Neste partido algo sempre se defendeu por todos os meios, a liberdade de expressão, mesmo que seja dentro do partido.
Não ache que por as pessoas não o dizerem em plenários de militantes, signifique que concordem com tudo o que é feito, as razões de discordância podem ter um minuto, e como tal terão o direito de exprimir esse sentimento, um conselho, abra uma caixa em que as pessoas possam colocar criticas anonimamente e verá que elas surgem! Se optam por o fazer num blog, terá duas hipóteses, acredita nelas e toma-as como criticas construtivas, ou pode ter a clareza de espírito e apelidar este como “um blog de nojo”, fazendo o que à 4 meses muitos criticaram (aparentemente e pelo seu exercício do direito de resposta opta pela 2ª via) – é nestas pequenas coisas que os militantes, simpatizantes, votantes se entristecem com a CDU enquanto poder!
Vem falar do trabalho realizado, resumindo-a a 2 adjectivos??????? “Liberdade e confiança”, é nisto que se concretiza o trabalho do executivo? Espero que os mesmos não a ouçam repetir isso, pois certamente eles saberão, assim espero, que foram eleitos não para concretizar ideais e maneiras de estar na vida, mas sim para apresentar trabalho que dignifique as condições de quem passa ou está em Alpiarça, sentimentos não são obra, são modos de estar para realizar a obra!
Não consigo resistir e comentar mais um pouco…. Convém pelo menos saber cabular, e quando copiamos pelos colegas (pois é isso que cada vez mais parecem) convém mudar o nome, neste caso, quando se pega no plano de actividades do anterior executivo convém actualizado, mais não seja, eliminando as actividades que já não se podem realizar por inexistência física dos espaços, não sei se conheceu a colónia balnear da Nazaré, mas julgo poder dizer sem me enganar, que apesar de presente no plano de actividades, as crianças do concelho não poderão frequenta-la….
Depois disto quer mesmo que lhe responda à sua ultima pergunta?