.

.

.

.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Entendam-se (CDU) e façam cedências, se o não fizeram arriscam-se a perder para o PS

Não estou nada de acordo onde se diz que o Mário Santiago é presidente da assembleia municipal porque a CDU assim o quer. Bem sei que a lei diz que a nomeação é feita por votação do plenário, mas os cabeças de lista eram Mário Fernando para a Câmara, Mário Santiago para a Assembleia Municipal e Joana Serrano para a Junta de Freguesia e foi nestas pessoas que as pessoas de Alpiarça votaram, porque acreditaram que eram pessoas honestas e verticais e capazes de retirar o município da situação verdadeiramente calamitosa em que o deixaram principalmente os dois últimos e desastrosos mandatos do PS, porque lamentavelmente o PS correu com as pessoas validas do seu primeiro mandato porque superiores interesses partidários e pessoais se levantaram e deixaram tudo armadilhado e numa asfixia financeira de tal monta que ganhasse quem ganhasse iria ter pela frente um trabalho árduo, muito árduo mesmo.
Espero que interesses pessoais e partidários não façam deitar por terra a esperança dos muitos e muitos Alpiarcenses que votaram nos três cabeças de lista porque acreditaram que com eles iríamos construir uma Alpiarça melhor, sem intrigas políticas, sem perseguições, sem crispações entre pessoas e serviços dentro da própria câmara e com a Escola, como bem se lembram.
Nunca fui político, mas sou cidadão eleitor e um homem de esquerda e lamento profundamente que a CDU não tenha sido capaz de resolver questões internas dentro da sede de campanha ou noutro local qualquer e tenham vindo para a assembleia municipal fazer esta figura nunca vista em Alpiarça em quase 40 anos de Poder Local Democrático. E pergunto que necessidades têm outros partidos de saber o que se passa no seio da CDU? Certamente o mesmo que a CDU também não tem nada a ver com o que se passa dentro dos outros partidos. Todos são adultos e todos têm a obrigação de resolver os problemas partidários dentro das organizações e não me digam que a crispação entre o presidente da mesa da assembleia municipal e os dois deputados municipais não é um problema partidário. Claro que é. Não quero acreditar que esta vergonha que se está a passar nas hostes CDU é motivada por umas migalhas relacionadas com umas miseráveis centenas de euros vindas do valor das senhas de presença que dois deputados possam dar ao PCP durante os dois anos que faltam até à conclusão do mandato. Não quero acreditar que os restantes elementos componentes da lista CDU à assembleia não saberiam desempenhar o seu papel, mesmo que num ou noutro caso o fizessem de uma forma mais amadora e menos política. O que menos precisamos em Alpiarça é de politiquices. O que precisamos é que todos sejam CDU, PS ou PSD arregacem as mangas e possam dar o seu contributo por Alpiarça. Avizinham-se tempos difíceis e o que menos interessa a Alpiarça são questiúnculas pessoais e partidárias entre partidos, quanto mais dentro da mesma força política. A CDU, mesmo integrando independentes é uma força política e é politicamente que estas coisas se resolvem. A assembleia municipal de Alpiarça existe para ajudar o executivo a resolver os problemas que assolam o município e não para intrigas palacianas e discussões de “lana caprina”.
Eu queria acreditar que haveria diálogo e tolerância mas lamentavelmente a partir da vitória da CDU houve pessoas que embandeiraram em arco e esqueceram-se que quem as elege é Povo e pela vontade do Povo e se o Povo não quiser voltam para lá os que outrora perderam. É bom ter isso sempre presente e não afirmar categoricamente que a CDU nunca mais perde em Alpiarça, isso é uma frase demasiado arrogante, oca e carregada de infantilidade.
Sempre defendi e defendo que construam uma câmara mais independente do "partido" porque há imensa gente que se vota em pessoas da CDU, mas não se revê nas ideologias do PCP. Cuidado pois quando defraudam as expectativas a essas pessoas e não esqueçam nunca que a CDU de uma maioria de 4 para 1 já teve uma minoria de 1 para 4.
Entendam-se e façam cedências, se o não fizeram arriscam-se a perder para o PS.
De um leitor

3 comentários:

Anónimo disse...

Tá tudo dito. Ponto.

Anónimo disse...

Excelente artigo de opinião, tiro o chapeu ao autor(a)

Anónimo disse...

Estou de acordo com algumas questões abordadas neste artigo, mas...
Enquanto lá estiverem, como donos da verdade absoluta, as pessoas que estão, com o complexo do poder mais aguçado desde que a CDU ganhou as eleições, (e então, queremos, podemos e mandamos), nunca se irão resolver os problemas internos e muito menos os "problemas" criados com e pelos independentes.
O real problema não é com os independentes, é sim com o autoritarismo, a arrogância, a imposição, o sim sim constante e a falta de contestatação/discussão sobre as questões mais importantes dos "militantes" que estão responsáveis pela CDU/PCP em Alpiarça, incluindo o controleiro que, acho eu, é o principal responsável por esta desorientação e demais maleitas no seio daquela organização. Com a experiência e os anos que tem nas políticas não se compreende porque é que isto sempre aconteceu e continua a acontecer, cada vez com maior ferocidade.Mas ele (e eles) lá saberão porquê! Os problemas vão continuar, porque eles só existem na cabeça das pessoas que não são da CDU/PCP (segundo a teoria vigente), outros porque só se fala cá fora e quando o podem e devem fazer, calam-se e lambem mais um bocadinho as botas do poder.
E quando não se apanha a fruta a tempo, ela amadurece, apodrece e cai!