A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para o agravamento das condições do estado do tempo a partir da tarde de hoje, com chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de trovoadas
A ANPC, citando o Instituto Português e do Mar e da Atmosfera (IPMA), explica que se prevê para sábado "o período de maior instabilidade com probabilidade de aguaceiros pontualmente fortes e com condições de trovoadas, em especial durante a tarde".
Face às previsões meteorológicas, a Proteção Civil alerta para a eventual formação de lençóis de água, possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e inundações, além de danos em estruturas montadas ou suspensas e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos.
A ANPC recomenda ainda à população das zonas mais vulneráveis para que tomem medidas, como desobstruir sistemas de escoamento de águas, fixar estruturas soltas e ter uma condução cautelosa, não atravessando zonas inundadas e tendo especial atenção em áreas arborizadas.
O IPMA informou que os distritos de Portugal continental vão estar no fim de semana sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
«NM»
Sem comentários:
Enviar um comentário