O Executivo liderado por Passos Coelho prepara-se para despedir 72 mil funcionários públicos. A notícia é avançada pelo Diário de Notícias que garante que a ministra das Finanças deu ordem aos vários ministérios para elaborarem uma lista de pessoas a despedir.
Em agosto, a ministra das Finanças terá dado instruções informais às direções-gerais dos vários ministérios para que fosse elaborada uma lista com funcionários públicos que deverão ser abrangidos pelo Programa de Requalificação da Administração Pública.
O Diário de Notícias explica que serão então 72 mil os funcionários públicos que acabarão por ser demitidos e o prazo para que as listas fossem elaboradas termina ainda este mês.
Contactado pelo DN, o gabinete de Maria Luís Albuquerque negou que tais ordens informais tivessem sido dadas, contudo, aquela publicação sabe que o cumprimento do défice orçamental e o chumbo do Tribunal Constitucional aos primeiros cortes salariais estão na base desta decisão.
A FESAP – Federação de Sindicatos da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos – já pediu esclarecimentos ao Governo sobre estas ordens informais.
«NM»
Sem comentários:
Enviar um comentário