.

.

.

.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Quanto mais me bates mais eu gosto de ti

Por: Isabel Faria
Ontem, numa sondagem realizada pelo ISCTE, sobre o programa da Troika e a sua aplicação em Portugal, 67,6% dos portugueses inquiridos consideram que o País se encontra pior que em 2011 e a percentagem dos portugueses que consideram que a sua situação familiar piorou nestes últimos três anos eleva-se a 76,8%. Isto é, em cada dez cidadãos portugueses, sete viram a sua vida piorar com as politicas de austeridade impostas pelo plano de “ajuda” financeira da Troika, aplicadas pelo Governo PSD/PP.
Até aqui nada de estranho. Todos vivemos os mesmos momentos de angústia, todos temos desempregados na família, filhos que são obrigados a emigrar, pais a quem retiraram, sem pudor nem respeito, parte das suas reformas, resultado de uma vida de trabalho.
Entretanto, numa sondagem efectuada pela Aximage, e divulgada a 3 de Março, a coligação de Direita que apoia e forma o Governo, surge em primeiro lugar nas intenções de voto para as Europeias de 25 de Maio.
Estava eu a pensar que só nos podemos ter tornado um País de irresponsáveis e de sadomasoquistas , quando me apercebi de dois dados importantes nas duas sondagens.
Na sondagem da Aximage, 60,5% dos portugueses inquiridos, isto é, a quase totalidade dos que consideram que o país está pior, contam ir para a praia, se estiver bom tempo, ao futebol, se houver algum derby nesse dia, ao Colombo ou a um qualquer outro centro Comercial, ver as montras, já que não há dinheiro para comprar nada, se estiver a chover, ou tratar da horta, no caso de ainda não terem entregue a horta ao banco, ou aspirar a casa, iden, iden, ou para o café ou, simplesmente, ficarem no sofá no Domingo 25 de Maio.

Isto porque não vale a pena, são todos iguais e…e este é o outo dado importante: na sondagem do ISCTE, para mais de 50,3% dos sondados, a culpa não é do Governo. Logo não é deles que lá o puseram, logo não há nada a fazer, logo há a praia e o Benfica, e as couves e as montras dos sapatos…e o sofá.

Não, não somos só um País de irresponsáveis sadomasoquistas, somos é mesmo um País de loucos…ah, mas não confundam…se a gente cá apanhasse os verdadeiros culpados, a Merkel , a Lagarde do FMI, o  Draghi do BCE e ainda o S.Pedro que se fartou de mandar chuva este Inverno é que iam ver do que nós somos capazes…o árbitro que nos roubou o golo o ano passado, o gajo do café que nos queimou a bica e o estafermo que nos amolgou o carro, que o digam…até os comíamos vivos.

Sem comentários: