.

.

.

.

segunda-feira, 24 de março de 2014

”Homenagem da C.M.A a Casimira Alves, pelo 1º Prémio Distrital no 1º Festival da Canção Infantil, 10.07.1973”

De: José João Pais
 Era uma vez...umas meninas que gostavam muito de cantar e, então... 
Foi à 40 anos. 9 e 10 de Junho de 1973.
Realiza-se em Santarém, no Teatro Rosa Damasceno, o 1º Festival da Canção Infantil com o patrocínio dos jornais “Jornal de Notícias”, “Diário Popular” e Norte Desportivo”. 
Objectivo: Apurar um, ou uma, jovem artista e uma canção do distrito, para se apresentarem para uma final nacional a realizar em 15 de Agosto de 1973, no Pavilhão dos Desportos do Porto.
Estão presentes 20 pequenos artistas. Alpiarça está representada por duas meninas que fazem parte do grupo “Miúdos de Alpiarça”, constituído na Casa do Povo, são elas: Casimira Pereira Alves e Ana Paula Custódio Leocádio.

A canção do concurso, da autoria de Octávio Dias, intitulada “Homens do Futuro”, era única para todos os concorrentes. O acompanhamento foi feito pelo pianista, Leonel Medina e apresentação do espectáculo esteve a cargo de Virgílio Proença, da Rádio Clube Português.



E a vencedora, nesta fase distrital, é.........a menina, de 11 anos, Casimira Alves, de Alpiarça.
Casimira era a heroína daquela noite. Gravou logo ali a canção em “estereofónico”. Recebeu um “bouquet” de flores e os prémios a que tinha direito. Logo ali, também, a avó deu a sua concordância para que a menina se deslocasse ao Porto. Seria ainda, depois, quando foi recebida na Câmara de Alpiarça pelo Presidente de então, Eng.º José João Avelino, que lhe oferece uma placa onde se pode ler: ”Homenagem da C.M.A a Casimira Alves, pelo 1º Prémio Distrital no 1º Festival da Canção Infantil, 10.07.1973”. Depois é, também, oferecido o pagamento das despesas com aluguer de um autocarro para que o Rancho Infantil da Casa do Povo de Alpiarça acompanhar a Casimira até ao Porto.
Porto, 15 de Agosto. Casa cheia. Espera-se pela transmissão pela TV, o que não se verifica perante a frustração geral.

Casimira Alves
Casimira Alves fica em 4º lugar. O público assobia a decisão do júri. A opinião geral é que a interpretação de Casimira Alves merecia o primeiro lugar, pelo menos em igualdade, com Coimbra, que foi a vencedora. Mas, o júri foi soberano. Não voltou atrás com a decisão. Mas Casimira Alves portou-se como uma artista de grande nível que a todos encantou...como hoje.
Já agora, aqui vai a canção que a Casimira Alves, que no espectáculo tem o nome artístico de “Miraalves”, interpretou:
Crianças correndo
Bandos de avezinhas,
De batas vestidas,
De batas lavadas,
Somos barco ao vento, 
Mensagens branquinhas,
Fadas encantadas,
Bando em movimento...
Lá, lá, lá, lá, lá...lá


Vamos para a escola
Aprender a ler
Contar e escrever
Cartas para alguém,
E, lemos então,
Nos grandes jornais, 
Crianças sem pão,
Já não riem mais...
Lá, Lá, lá, lá, lá, lá, lá...lá

Queremos crescer,
A olhar o pão,
Que nasce da terra,
No pino do Verão.
Futuro é de nós,
Rapaz, rapariga.
A nossa cantiga, 
Para a nossa voz...
Lá, lá, lá, lá, lá, lá...lá 

(Fonte consultada: Jornal “Voz de Alpiarça”)

Sem comentários: