Por: Ricardo Hipólito |
Informação do Chefe de Posto do Entroncamento ao Director da PIDE, datada de 11 de Março de 1957
“Dos concelhos que se encontram na área deste Posto de Vigilância, o de Alpiarça é, sem dúvida, aquele que mais se encontra inteiramente dominado por elementos com ideias avançadas ou, pelo menos, contrárias à situação.(…)
Ainda há poucos dias, foi-me dado conhecimento que no mês de Fevereiro findo, os empregados da Câmara, de madrugada, haviam recolhido grande quantidade de panfletos subversivos, que entregaram ao Presidente da Câmara, constando que este senhor os guardou não comunicando o facto. Pelo menos a este Posto não o fez, constando que os destruiu.
A distribuição de panfletos clandestinos em Alpiarça, parece frequente e, também, ainda há pouco tempo foram colados nas paredes uns pequenos, dactilografados que diziam “Liberdade para Angelo Veloso, abaixo a processo da PIDE”. (…) Também a este Posto, pelo menos, não foram enviados quaisquer exemplares, nem de facto foi dado conhecimento.
E são estes e outros factos desta natureza que, talvez, façam com que a ‘oposição’ possa campear completamente em Alpiarça, com desgosto dos poucos situacionistas que ali existem.
Como exemplo, aponta-se o caso da chefe dos correios, Maria da Conceição Raimundo Fidalgo, e do seu marido Gabriel Pinhão Fidalgo, considerados como dos elementos mais activos da ‘oposição’. A primeira, principalmente, pela função que exerce, podendo desenvolver a sua acção com bastante êxito”.
Pº 735/57 SR